Consultar pela Placa de Caminhão

O caminhão é um dos veículos de carga que mais circulam nas estradas brasileiras. Pode ser utilizado para uso pessoal, mas costumeiramente é um meio de transporte comercial. Como todo veículo automotor no Brasil necessita de emplacamento. E neste pequeno pedaço de metal de numeração única e intransferível podemos obter uma grande quantidade de informações. Consultar placa de caminhão pode ajudar em diversas situações.

O que eu fico sabendo ao consultar placa de caminhão?

Todos os veículos no Brasil são registrados pelo departamento de trânsito, conhecido costumeiramente pela sua sigla Detran. Apesar de cada estado possuir o seu o sistema é único e integrado. Não importa em qual cidade o emplacamento foi realizado. Ele constará no Sistema Nacional do Departamento de Trânsito para quem quiser consultar.

A placa de um veículo é única e não pode ser transferida para outro. Ao longo dos anos em circulação o caminhão recebe alguns emplacamentos. Se a placa estiver muito desgastada deverá ser emplacado novamente. Se ela foi perdida também, sendo acidental ou não(basta pagar as taxas devidas). Se houve uma mudança de endereço do proprietário a nova cidade deve ser procurada para colocar uma nova placa com outro número.

Este pequeno pedaço de metal traz algumas informações relevantes para o departamento de trânsito em primeira instância. Uma delas é os dados veiculares como: ano de fabricação, modelo, cor do veículo original e a cidade onde o proprietário reside e devem realizar o emplacamento.

Para quem realiza a consulta é possível saber:

  • Proprietário do veículo:
  • Ano e modelo do caminhão;
  • Fabricante;
  • Potência do motor;
  • Cor original(ao menos no momento em que foi retirado um novo documento);
  • Pagamento pendente de IPVA ou quitação;
  • Multas relacionadas ao veículo;
  • Todas as informações podem ser modificadas de acordo com a necessidade. As multas por exemplo, vencem a cada 12 meses e somem do sistema. A pendência do IPVA também some do cadastro quando o imposto for pago.

    Por questões de segurança não são informados mais dados considerados extremamente pessoais pela Receita Federal do proprietário do veículo como o CPF o endereço. Isso é para a própria segurança do proprietário que teria todos os seus dados pessoais expostos na internet. Se é fácil consultar, também seria fácil criar multas e outros problemas financeiros com tantas informações de uma mesma pessoa.

    Consulte a placa do caminhão e saiba quem é o dono:

    O motorista pode até fugir de um acidente mas ele não pode modificar uma placa tão rápido. Se alguém anotou a consulta vai informar quem é o proprietário, seja ele pessoa física ou jurídica. Com um sistema simples de consulta não é preciso temer dor de cabeça para achar o dono de um caminhão.

    A consulta das três letras e dos quatro números que compõem a numeração do emplacamento de um caminhão permitem em primeira mão saber quem é o dono de fato. Essa informação pode ser importante em alguns momentos como:

  • Carga perdida ou roubada;
  • Veículo encontrado abandonado;
  • Caminhão envolvido em acidente de trânsito;
  • Dentre outras;
  • A fuga do motorista ao se envolver em um acidente causando danos ao outro veículo é extremamente comum. A boa notícia é que a prática não tem funcionalidade se o outro condutor envolvido souber que não precisa ir atrás do veículo para reaver o dano. Basta ter as letras e os números escritos corretamente, fazer a consulta para encontrar o proprietário seja ele de qual Estado for.

    Na compra de um caminhão usado o importante é saber quem de fato é o proprietário. Às vezes a negociação pode ser para terceiros e às vezes(acredite, acontece sempre!) o próprio dono não sabe que seu veículo está sendo vendido por se tratar de uma fraude. E como a informação é simples de obter não custa muito consultar a placa e saber com quem de fato está tratando.

    Saiba seu caminhão realmente pode transportar determinar a carga pela placa

    Veículos de grande porte específicos para o transporte de carga ou passageiros são registrados com essa finalidade no departamento de trânsito. E esse tipo de informação está presente para consulta através da placa para usuário ou mesmo pedestre ficar ciente em caso de qualquer problema com um caminhão.

    Algumas cargas não são permitidas de acordo com o modelo do veículo. Essa informação importante se quem consulta deseja comprar um caminhão, por exemplo, para o transporte de animais. Também existe a questão de peso máximo e altura máxima da carga de acordo com o modelo.

    Um bom exemplo são produtos químicos. Não podem ser armazenados e transportados em qualquer tipo de caminhão, apenas específicos para esta finalidade para fornecer segurança pública. Os donos de negócio dispostos a investir neste tipo de transporte devem ficar ligados neste tipo de informação.

    Transportar carga com legalidade evita não apenas uma multa como prosseguir a viagem com segurança. A estabilidade do veículo depende do peso o qual ele pode suportar ao máximo. Altura da carga outra passada tem gerado muitos acidentes em rodovias estaduais e federais brasileiras.

    Com a placa do caminhão é possível identificar multas:

    Quando não se multa diretamente o proprietário da Carteira Nacional de Habilitação(CNH) a penalidade será emitida pelo veículo por meio de sua placa. E como os Correios nem sempre são tão eficientes para entregar a notificação a residência do proprietário, a forma mais segura de saber todas as multas relacionadas a um emplacamento é consultando a placa do caminhão online.

    Todas as multas (sejam elas de leves a graves) devem para o sistema do Detran com a informação completa da penalidade. É possível saber o dia e a hora que o caminhão foi multado, por qual razão e a quantidade de pontos retirada da carteira do proprietário.

    Uma vez no sistema multa não pode ser removida por meio de preenchimento de formulário, mas ainda pode ser contestada. Caso seja um erro é só entrar com uma ação diretamente no Detran da cidade e solucionar o problema colocando a pontuação na carteira devida.

    Consultar a placa do caminhão e saiba se o IPVA foi realmente pago:

    Existem várias taxas relacionadas a ter um veículo na garagem como dono. Mas a mais importante é sem sombra de dúvidas o IPVA, imposto sobre propriedade do veículo. Todos os automotores no Brasil precisam pagar essa taxa anual. Ela varia de acordo com o modelo do caminhão, ano de fabricação e o tipo de transporte a ser realizado.

    A partir do primeiro dia após o vencimento da primeira parcela o IPVA começa a se tornaram um débito para o condutor. É o proprietário quem deve mas o condutor do veículo será penalizado se for pego em uma fiscalização com documento vencido. para saber se algum débito neste quesito a melhor forma consultar a placa do veículo e suas informações.

    O IPVA pendente pode ser resolvido facilmente. Basta e na sede do Detran mais próximo da residência ou na Secretaria da Fazenda do Estado. O pagamento poderá ser feito por qualquer pessoa mas a negociação da dívida apenas pelo proprietário, o mesmo nome que consta no documento do veículo.

    Diversos motivos alheios ao pagamento podem tornar o IPVA em atraso, como:

  • Erro ao digitar o número do boleto para pagar online;
  • Erro de digitação do funcionário do banco ou casa lotérica;
  • Erro bancário na compensação do pagamento;
  • O pagamento foi realizado mas o Detran não colocou no sistema;
  • A indicação é consultar o pagamento em até 5 dias após realizá-lo. Se não constar no sistema o proprietário do bem deverá se dirigir até uma unidade do Detran mais próxima com o comprovante de pagamento do boleto para solucionar o problema.

    Saiba se as especificações do veículo estão corretas:

    As especificações da carroceria do caminhão deve sempre ser as mesmas registradas no Detran. Deve-se conter a cor, modelo e potência do motor. Se os dados não baterem com o visual o caminhão foi adulterado e não deve circular sem a regularização da documentação.

    Parece algo bem simples modificar a cor de um veículo, mas pela lei isso não é possível. Mesmo tendo sido feito um reparo na lataria é necessário manter a mesma tonalidade e realizar as alterações no documento. Mudar a cor do veículo é considerado fraude e passível de multa e apreensão.

    Alterações na potência do motor podem causar problemas de estabilidade e segurança. Todos os veículos são projetados para trabalhar de acordo com o seu peso e o tipo de carroceria. Se alguma mudança foi feita não é garantido pelo fabricante o mesmo nível de segurança na estrada e pode causar acidentes.

    Previna-se de placa de caminhão clonada:

    Clonagem de placas é uma das fraudes mais conhecidas do mercado de veículo. Basta copiar a numeração de um caminhão devidamente regularizado e colocar em circulação em outro roubado. Ao consultar no Detran não acontecerá nenhum problema porque alguém está pagando todas as multas e regularizando o veículo de outra pessoa.

    Infelizmente não dá para prevenir a clonagem porque qualquer um pode copiar numeração mesmo com caminhão estacionado. Mas dá para se precaver e evitar problemas como estar envolvido em algum assalto ou levar multa por terceiros. Basta consultar a placa do veículo como rotina e saber se ele está sendo multado em alguma outra cidade distante do seu endereço ou mesmo foi apreendido.