O reboque entra na classificação do Departamento de Trânsito (Detran) como veículo de carga. É considerado também de grande porte e só pode circular nas ruas quando devidamente legalizado. Exige emplacamento e por causa disso também é possível se informar sobre diversos dados por meio da consulta da placa do reboque.
Seria um reboque um veículo de carga como muitos outros presentes nas rodovias brasileiras. Ele é conduzido por um caminhão na parte da frente e possui dois eixos ou mais. Há ainda um motor próprio para suspender outro veículo, engatar e seguir viagem com segurança.
O grande diferencial entre o reboque em um caminhão é a parte de trás. Ela é articulada por meio de um motor independente, responsável por suspender um outro veículo na parte de trás. Este motor também deve estar em pleno funcionamento mas não influencia na capacidade do veículo de andar nas ruas. Mesmo quebrado ele pode circular porque ainda comporta dois passageiros e um motorista.
A finalidade do reboque tradicionalmente é comercial, mas nada impede que uma pessoa física tenha um veículo desse. Ele é utilizado para transportar outros veículos de pequeno porte para os mais diversos locais. O seu estacionamento é limitado a locais devidamente sinalizados pela largura e comprimento do veículo.
O próprio departamento de trânsito possui uma quantidade muito grande de reboque para transportar veículos infratores para os seus pátios de estacionamento. Mas é muito comum encontrar esse tipo de veículo em oficinas em seguradoras para oferecer o serviço de levar o veículo com defeito ao local de segurança.
Existem vários tipos de reboque. O de pequeno porte transporta em média um veículo por vez, o mais comumente usado por oficinas. Mas existem os grandes também transportando de cinco a seis veículos, muito usados por concessionárias de veículos na compra de tais itens.
A regra do departamento de trânsito é bem simples: se for um veículo automotor, não importa de qual tipo, ele necessita de emplacamento. Cada placa é direcionada para um tipo de veículo mas é necessário passar pelo departamento de trânsito para o registro. Não importa em qual cidade ou estado esteja localizado o automotor.
O primeiro emplacamento deve ser realizada assim que o veículo sair da loja. Na maior parte das vezes o próprio fabricante ajuda neste tipo de processo porque trata-se de um automotor de grande porte. Ele pode vender já emplacado para facilitar a vida do comprador.
Ao longo dos anos os emplacamentos são realizados à medida que o veículo muda de cidade com a placa desgastada. A numeração é atualizada e modificada a em cada novo emplacamento, pagando-se as devidas taxas.
As letras e os números utilizadas no pequeno quadrado de moto de metal posicionado na frente e atrás do veículo diz muita coisa sobre ele. O mais importante é saber que não existem duas placas iguais, ao menos não legalizadas. Cada reboque possui uma numeração única e intransferível.
Consultar placa do reboque online permite ao usuário da internet saber algumas informações importantes sobre o veículo. São elas:
Nenhum outro dado pessoal do proprietário do veículo é informado em uma consulta de placa de reboque. Esta é uma medida de segurança imposta pelo Governo Federal para todos os brasileiros portadores de CPF ou CNPJ. Alguns dados como endereço, CPF e carteira de identidade estão presentes no cadastro do DETRAN mas não podem ser informados online.
Todos os veículos automotores devidamente emplacados passam pela vistoria do Detran e são modificados no sistema quando podem ou não circular. Se você está diante de um reboque e na dúvida se ele pode ou não circular nas ruas, basta consultar através da numeração da placa as informações a respeito.
Veículos fora de circulação e considerados perda total são notificados pelo departamento de trânsito para não haver dúvidas na hora dos agentes pararem qualquer tipo de carro, moto ou caminhão. Se na consulta houver qualquer observação como impedimento para o veículo não circular então ele está condenado e não deve sair da garagem.
Em tais casos uma medida segurança seria notificar o departamento de trânsito para que ele tome as medidas cabíveis. Infelizmente a polícia não pode tratar de tal assunto porque é um impedimento do Detran e não do Código Penal.
Não é necessário brigar com o motorista quando se está envolvido em um acidente de trânsito com um reboque. Muito menos se ele causou algum dano material. Se ele não quer se identificar ou fugiu do local, o primeiro passo deve ser anotar a placa para uma consulta posterior.
Dados pessoais do dono do veículo não são informados como endereço e telefone, mas o nome completo da pessoa física ou empresa a qual ele pertence já são de grande ajuda na hora do seguro entrar em contato. Também ajuda a processar diante do departamento de trânsito em caso de danos materiais.
Mas ter o nome do dono do veículo em mãos não modifica algumas provas criminais. Sendo o reboque culpado por um acidente de trânsito é necessário juntar a maior quantidade de evidência possíveis para incriminar o responsável corretamente. Mas fornecendo a placa do veículo já será de grande ajuda para o seguro e para os órgãos responsáveis como CTTU e o próprio Detran.
O dono de um reboque pode não saber que está sendo multado. Por mais eficiente que deve ser o departamento de trânsito nem sempre a notificação chega na casa do contribuinte por problemas na entrega. Para evitar eventualidades negativas futuras, a melhor forma é fazer a consulta constante da placa do reboque.
Dependendo do tipo de multa pode demorar um pouco a entrar no sistema, por isso a indicação é consultar todos os dias a maior quantidade de vezes possíveis. Quando a multa entrar no sistema e ela não for corretamente computada é só entrar em contato com departamento de trânsito para retirar a pontuação da carteira do proprietário do veículo.
Os emplacamentos dos veículos funcionam de acordo com o tipo de serviço prestado. A placa de um veículo comum possui a tonalidade cinza e uma numeração diferenciada. O de transporte de passageiros como táxi possui uma placa vermelha. Já os alugados recebem emplacamento verde. O emplacamento de um reboque possui uma tonalidade tradicional cinza mas uma função diferenciada.
Para funcionar como reboque ele necessita estar em pleno funcionamento e isso será verificado pelo departamento de trânsito. Consultando a placa é possível saber se ele está devidamente regularizado, se passou pela vistoria recentemente ou se não pode circular. Infelizmente existem alguns donos de veículo que insistem em colocar o carro na rua mesmo não estando regularizados.
Usuários com a necessidade de fazer o uso temporariamente de um reboque e necessitam saber se ele está apto a sair nas ruas ou será impedido por qualquer simples fiscalização. Se o condutor não fizer a consulta com certeza algum agente de trânsito fará e poderá tirar um veículo das ruas até a regularização.
Consultando online a placa do veículo é possível saber antecipadamente se ele está apto para exercer a sua função ou foi vetado na fiscalização. Um dos motivos de desconfiança para tal informação é não ter um documento do veículo atualizado, mas apenas a consulta da placa pode dar a certeza de fato.
Como foi informado anteriormente todos os veículos em circulação no país necessitam de um emplacamento. É lei e ele será apreendido se circular sem uma placa. Podemos dizer mais: é preciso ter uma placa na parte da frente na parte de trás (pára choque dianteiro e traseiro). Se não tiver as duas o veículo está irregular.
Se foi feito uma consulta da placa do reboque e nem um dado surgiu na tela, com certeza placa é falsa. O Departamento de Trânsito Brasileiro funciona de forma integral. Não importa onde o veículo foi registrado, ele estará no sistema nacional e pode ser consultado de qualquer lugar. Se não deixou nenhum dado na tela então a placa não existe.
Ela pode ter aparência de uma placa original e até ser feita nos mesmos moldes e material, mas não é real. A indicação é procurar a polícia de sua cidade ou departamento de trânsito para registrar uma ocorrência sobre um veículo falso em circulação.
Como os dois são muito parecidos a maioria das pessoas costuma confundir. Enquanto os reboques possuem dois eixos e são conduzidos com por um caminhão, o semi-reboques possuem no mínimo três eixos e são conduzidos por um trator. Mais costumeiramente é possível visualizar um semirreboque em usinas de cana-de-açúcar.