Consulta Chassi no Detran AL


O chassi é uma das numerações mais importantes de qualquer veículo. Consultar este código no Detran AL permite fugir de algumas fraudes e não ser enganado tão facilmente. Também informa de fato qual a real situação do seu veículo desde a sua fabricação.

Por que consultar Chassi no Detran Alagoas?

Costumeiramente os brasileiros não costumam pedir para verificar o estado da marcação do chassi no carro, mas ele tá lá. A estrutura de metal base de todos os carros e caminhões possui uma numeração gravada na parte interna ao alcance para o motorista a olho nu. Ele precisa levantar algumas partes para consultar mas é bem simples.

Esta pequena numeração é uma combinação de números usada a partir da década de 50 para classificar cada veículo fabricado no Brasil. Pode-se mudar muita coisa de um carro, mas nunca a sua estrutura base de metal, por isso é lá que fica a numeração do chassi.

Ao todo 17 números compõem o chassi de um veículo. Eles marcam a região onde o carro foi produzido, quem é a fabricante, cor, modelo, motor, ano de fabricação e o número de série do veículo.

O mais importante é saber que não existem dois números de chassi igual e nem um carro em circulação com documento e sem a gravação. Caso não encontrado em uma consulta no sistema do departamento de trânsito com certeza trata-se de uma gravação falsa.

Como e onde consultar o chassi no Detran AL?

Consultando o chassi pessoalmente no Detran

Ao ser registrado pela primeira vez no cadastramento do departamento de trânsito nacional, o chassi entra no sistema e já pode ser consultado atrelado a um documento em específico. Quem deseja saber qual o seu de fato pode ir até um posto de atendimento do Detran levando consigo habilitação e documento do veículo.

Uma terceira pessoa escolhida pelo proprietário também pode consultar anumeração. É preciso ter em mãos neste caso uma procuração devidamente elaborada para essa finalidade e registrada em cartório dando plenos poderes para uma consulta pessoal de documentação de veículo no DETRAN.

Consulta online do chassi

No portal virtual do Detran de Alagoas, no conforto do lar, é possível fazer a consulta do chassi gratuitamente. O passo a passo:

Vão surgir na tela todas as informações referentes ao veículo registradas no departamento Detran. Mesmo não sendo multas do Estado de Alagoas elas vão aparecer na tela.

Consultar o chassi no Detran AL por telefone

Infelizmente não é possível fazer a consulta do chassi de qualquer automotor usando o serviço telefônico. Mas nos contatos do Detran você pode se informar sobre horário de atendimento e outros serviços disponíveis, além de qual o posto mais próximos de sua casa.

Os números são 08000820194 e 40022194

Em quais situações consultar chassi no Detran AL?

O ideal é tornar a consulta de todos os dados referentes a um veículo um ato de rotina constante. Não é desconfiar eternamente ou viver sob constante vigilância, é apenas ter um comportamento meticuloso diante de possíveis situações desagradáveis.

Algumas situações requerem a informação antecipada do chassi, como:

Saber se de fato o chassi corresponde a esta lataria - ao roubar carro você não tem ideia do procedimento que alguns especialistas fazem para maquiar as suas peças. Usam a estrutura de um com peças montadas de outro e jogam no mercado novamente para venda. Surge um comprador louco por uma promoção e menos atento a uma verificação da legalidade de sua compra.

Outra forma de burlar a lei é recriando a gravação de um chassi de um número perfeitamente legalizado em um carro roubado. Assim haverá dois veículos circulando com o mesmo chassi enquanto dono de fato quitar as contas, o fraudulento circula à vontade.

Ao comprar um automotor de segunda mão - é importante saber todas as modificações realizadas em um carro. O chassi fornece os dados reais de fabricação e o possível comprador poderá comparar com a real situação a sua frente e saber o que foi alterado.

Mudar a cor de um carro não tem problema, mas ela pode esconder alguns dados importantes como sinistros graves e possíveis alterações no motor por conta de acidentes. Também é um truque antigo para esconder desgaste por ferrugem.

Mudanças na potência do veículo também compromete em seu sistema de segurança e não podem ser feitas sem supervisão das montadoras de fato. É um costume comum alterar de motor em oficinas sem profissionais qualificados ou até com uma real noção do comprometimento da estrutura de fato com a mudança.

Saber se o veículo está alienado ou não - um veículo alienado é quando ele é de propriedade de um banco ou financeira. A alienação permanece em documento até a quitação da parcela final do financiamento acontecer.

A consulta do chassi ajuda a pesquisar no Sistema Nacional de Gravames se o carro está alienado ou não. No documento do veículo o nome constará do proprietário e dono do financiamento, mas ele não é o dono real. O veículo só pode ser vendido quando a dívida foi quitada e alguns vendedores de má-fé não informam sobre isso.

Se o veículo estiver alienado o processo é quitar a dívida, esperar a baixa no banco ou financeira de quitação e só depois de fazer a venda.

Quais são as vantagens de consultar chassi no Detran Alagoas?

Analisar o estado de conservação da gravação do chassi também dá alguns informes ao proprietário. Uma as informações mais importantes é quanto ao estado de fato do veículo. Quando a gravação é muito recente possivelmente ouve uma remarcação, permitida por lei pelo Detran quando o estado de ferrugem danificou a visualização da numeração.

O veículo novo e uma remarcação ainda mais nova é um sinal claro de má conservação e exposição a locais que causam ferrugem. É muito comum em carros próximos à praia ou circulando em regiões costeiras constantemente. E para encobrir a gravação é preciso ter um veículo extremamente mal tratado.

Comprar carros de fonte suspeitas também exigem uma análise criteriosa da gravação única na lataria. Busque as informações online sobre todos os dados possíveis de fabricação original para analisar possíveis alterações. De fato não há como saber se todas as peças usadas foram compradas ou roubadas, mas dá para se resguardar ou menos dos itens de segurança se foram mantidos com atenção.

E para quem não foca em segurança do veículo, saiba que as seguradoras apenas cobrem acidentes causados por veículos com as peças originais ou trocadas conforme o manual de instruções indica.

Uma pequena mudança na potência do motor pode gerar um acidente. E não haverá cobertura do seguro porque foi alterado item básico de segurança incapacitando seu sistema de frenagem.

A numeração do chassi não está mais visível. O que fazer?

Ao longo dos anos diversos fatores como a ação do tempo e ferrugem alteram a visibilidade da numeração básica da estrutura de metal. Para solucionar o problema é preciso procurar o Detran de sua cidade e solicitar uma remarcação de chassi, alegando dos motivos e mostrando o comprovante de compra do carro.

Para solicitar o serviço é preciso dirigir até uma unidade do Detran Alagoas com:

Pagando a taxa do serviço, é só fazer o agendamento e levar o carro no dia e hora marcados.

Chassi não visível é de responsabilidade do proprietário

O Detran presta o serviço de regravação em caso de necessidade. Se em uma vistoria ou qualquer blitz for verificado rasuras ou má visibilidade da numeração do código é de responsabilidade do proprietário cuidar assunto antecipadamente. A agente de trânsito possui o direito de apreender o veículo para verificação e os custos e reboque são pagos pelo proprietário.

O ideal é sempre que o estado de gravação começar a se tornar de difícil leitura o proprietário procure o órgão responsável de trânsito para fazer a mudança e uma possível nova gravação. Evita problemas futuros.

O chassi é possível acompanhar toda a trajetória do veículo

Documentos são modificados, placas também com a mudança de cidade. Mas o chassi permanece lá como registro principal do veículo Departamento de Trânsito e de validade nacional. Esta é uma informação extremamente importante para quem deseja saber se de fato está comprando o veículo legalizado.

O registro acompanha toda a trajetória do automotor ao longo das vendas. Desde sua saída na fábrica você consegue saber quantas vezes ele foi roubado, se em algum momento foi apreendido e até como foi comprado.

Imagine-se negociando a compra de um importado extremamente caro quando na verdade ele foi adquirido em leilão por 40% a menos. Essa informação pode entrar na negociação para conseguir o melhor preço porque o dono anterior não pagou tanto quanto informou.