Atualmente diversos brasileiros têm preferido a compra de veículos usados a novos, por causa dos valores mais acessíveis para adquirir o bem, e também menores taxas e impostos. Mas sempre que efetuar a compra ou troca de um veículo é sempre bom realizar a Consultar Chassi no Detran AP, para verificar se o automóvel em questão não foi objeto de algum acidente que possa prejudicar sua estrutura e segurança, se já não foi alvo ou é de fato roubado ou clonado.
Os donos de veículos que estão registrados no Estado do Amapá podem fazer a Consultar Chassi no Detran AP a qualquer hora, o departamento de trânsito do Estado possui um sistema integrado com outras instituições e podem fornecer as informações de forma muito eficaz.
Acompanhe o post a seguir para aprimorar e entender melhor o porque fazer a Consultar Chassi no Detran AP.
A numeração do chassi foi implantada a partir dos anos 80, possui uma sequência numérica de 17 caracteres. As letras e números dela são divididas em blocos e cada um possui uma atribuição para a identificação do veículo.
Poucas pessoas sabem que o nome oficial do chassi é Número de Identificação do Veículo (NIV), e todos os automotores são obrigados a tê-lo, pois constam informações sobre o ano, modelo, fabricante do veículo.
Curiosidade: Os 2 primeiros caracteres correspondem a região ou país de origem do veículo, o terceiro indica qual foi a empresa que o fabricou. Os outros 5 dígitos subsequentes correspondem a informações específicas do veículo (modelo, tipo de motor, etc.). Em seguida o próximo indica o ano de sua fabricação.
A estrutura principal de um veículo é o chassi, é nele que todo processo de fabricação de um automóvel começa, são fixadas nele toda a estrutura do automotor como: assentos, lataria, suspensão, motor, etc..
A montadora que fabricou o veículo determina a sua numeração, que tem o objetivo de identificar o local que foi fabricado, modelo (com suas características específicas, empresa responsável pela fabricação, ano, etc.. O nome oficial do Chassi como conhecemos é Número de Identificação do Veículo (NIV) e esta nomenclatura é utilizada pelo Detran.
A gravação desta sequência de caracteres é realizada pela montadora de veículos durante a sua fabricação, também pode-se verificá-la nos vidros do veículo. O NIV é definido e utilizado em toda a "vida" do veículo.
Em casos de compra ou venda de veículos, Consultar Chassi no Detran AP é muito importante, pois o possível comprador de um veículo usado tem que verificar toda a documentação do automotor, observar se o NIV não foi alterado e se o registro real no departamento de trânsito corresponde ao veículo.
O NIV é gravado na estrutura principal de todo veículo automotor, pode-se localizá-la nas proximidades do motor do bem. A sequência de caracteres são encontradas também nos vidros dos veículos, esta gravação foi determinada através do artigo 114 do Código de Trânsito Brasileiro. O objetivo de gravar o NIV nos vidros é de reduzir o número de fraudes em veículos como a clonagem.
A responsabilidade de gravar o número do NIV no veículo é de seu fabricante, mas você sabia que muitos automotores tem a numeração do chassi apagada? Isto acontece devido a corrosão dos metais do carro durante a sua vida. Caso tenha dificuldades em identificar o NIV de seu veículo o proprietário poderá realizar a Consultar Chassi no Detran AP de forma simples e fácil. Acompanhe abaixo para ver as alternativas para fazer esta verificação:
Verificação do NIV junto ao Detran AP:
Proprietários de veículos emplacados no Estado do Amapá podem realizar a verificação no NIV em qualquer unidade do Detran AP, esta verificação não é cobrada. O órgão tem a obrigação de informar o proprietário qualquer dado sobre seu automotor e tem o objetivo de ajudá-lo a sanar qualquer tipo de problema, pendências ou dúvidas.
O dono do veículo automotor ao dirigir-se a uma unidade de atendimento, precisará levar alguns documentos que comprovem ser de fato o proprietário do automotor, lembre-se por motivos de segurança, as informações importantes sobre o veículo só serão divulgadas para os proprietários.
Acompanhe abaixo a lista de todos os documentos necessários para Consultar Chassi no Detran AP:
Acessando o Website do Detran do Estado do Amapá:
É possível também Consultar Chassi no Detran AP pelo seu website, estão disponíveis para pesquisas diversas informações sobre o veículo como IPVA, DPVAT, licenciamento, multas, restrições e impedimentos. Caso tenha dificuldades em obter estas informações, basta seguir o procedimento abaixo:
Existem diversas situações que se deve efetuar a Consultar Chassi no Detran AP, acompanhe abaixo algumas delas:
Verificação das características externas do veículo:
Consultar Chassi no Detran AP na hora de comprar um veículo é muito importante, alguns vendedores de automotores não comunicam ao comprador sobre estragos na parte externa do veículo, bem como reparos realizados na pintura.
A verificação garante ao comprador se o veículo sofreu algum dano que possa comprometer a sua estrutura e segurança, a maquiagem realizada pelo vendedor pode esconder diversos problemas. São eles:
Você sabia que diversos veículos roubados são introduzidos no mercado de forma irregular? Quadrilhas especializadas em roubo de automotores no Brasil, clonam ou emitem documentos fraudulentos. Em diversos casos funcionários do próprio departamento de trânsito ajudam estas organizações criminosas a forjarem os documentos.
Fazer a Consultar Chassi no Detran AP é muito importante antes de comprar um veículo de uma pessoa (terceiro) para que não ocorram fraudes. Quando o automotor é adquirido em alguma concessionária, é bom também realizar a verificação, mesmo que ela faça é sempre bom certificar-se de que está tudo certo com o bem a ser comprado.
Os automotores roubados, a quadrilha de criminosos modificam toda a documentação do veículo e forjam o NIV para que estes automóveis sejam difíceis de rastrear. Os carros são clonados copiando todos os dados de um outro, por isso vale a pena Consultar Chassi no Detran AP para verificar se o NIV do veículo está em conformidades.
Se o NIV de seu veículo não estiver nítido, não é preciso estressar pensando que comprou um veículo irregular ou fraudado. A causa do NIV não estar nítido pode ser pelo fato do metal ter sido corroído por causa da sua idade e/ou com a ajuda da maresia do mar (casos em que o veículo está dentro da região de alcance da maresia).
Uma pesquisa realizada pela entidade constatou que veículo com 20 anos terão de ser realizadas em média 2 a 3 vezes a regravações do NIV, na média será precisa em torno de 1 gravação a cada 7 anos. Mas cuidado! Se o NIV estiver apagado e o veículo possuir idade inferior a citada acima, faça a Consultar Chassi no Detran AP para verificar se não se trata de um veículo fraudado.
A aparição de manchas nesta região são bem comuns, pode ser que o veículo esteja regulamentado ou foi fraudado. Para obter a certeza o proprietário precisará fazer a Consultar Chassi no Detran AP para ter as informações corretas sobre seu veículo.
Nos casos em que o veículo está regulamentado e em conformidades com a lei e o NIV está apagado, será necessária fazer a regravação dele. Para isto o proprietário deverá procurar uma unidade de atendimento do departamento de trânsito mais próximo do Estado do Amapá para poder solicitar este serviço. O pedido é feito com a apresentação de alguns documentos e o preenchimento de um formulário. Listamos abaixo os documentos necessários para fazer a regravação do NIV. São eles:
Lembramos que antes de fazer a regravação do NIV, o proprietário precisará fazer uma vistoria do veículo. A aprovação para fazer este serviço só será liberada após realização e aprovação desta inspeção.