Todo veículo possui uma numeração individual e intransferível. Consultar chassi no Detran DF é uma forma de garantir que o automotor emplacado no Distrito Federal seja realmente legalizado. Também é uma maneira de evitar fraudes e muito fácil de fazer. Confira!
Chassi é a estrutura fundamental de metal de qualquer carro. Pode ter sua formação em aço, alumínio ou outro tipo de material resistente e é fabricada para sustentar todo o veículo. Outra forma de denominar o item seria chamar de lataria. Ao retirar as portas, rodas e estrutura superior e motor, apenas o chassi vai ficar à mostra.
O chassi tem um nome específico para a lei. É nomeado pelo departamento de trânsito como Número de Identificação do Veículo (NIV). Começou a ser colocado nem 1950 de acordo com a Resolução 659/85 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) mas apenas na década de 80 realmente teve uso na fiscalização.
A numeração do chassi corresponde a seu nascimento. É como um número de série de outro produto denominado seus dados de fábrica. A composição é de 17 números devidamente ajustados em um código e marcado na lataria. Não são selecionados a esmo. Cada um determina um dado importante do carro como sua cor, modelo, ano de fabricação, dentre outras informações.
A identificação dos 17 números do Chassi significa:
Uma das formas de fazer a consulta é indo até um dos postos de atendimento do Detran do Distrito Federal. Se o veículo foi emplacado no estado, pode ir em qualquer posto. Os documentos necessários são Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o documento do veículo. Após ser atendido por um funcionário as informações serão dadas de imediato.
Terceiros podem fazer a consulta no Detran DF do chassi também, mas é necessário uma procuração específica para esta finalidade. O documento deve também estar registrado em cartório junto com os demais.
Outra forma mais simples e prática de consultar chassi no DF é acessando o site do Detran. Para fazer isso é só:
Na tela vão surgir todas as informações disponíveis do veículo. Além do Chassi podem ser consultadas as multas, impostos em atrasos e outros dados importantes como furto ou roubo e apreensão.
Apesar de não ser um costume comum do brasileiro verificar todas as informações possíveis sobre o seu carro ou de terceiros para uma possível compra, há muitos benefícios. O ato de consultar chassi no DF pode ser importante para:
Saber se seu veículo foi clonado – com o seu automotor está tudo correto, mas pode haver um irmão gêmeo por ai. Sabendo não poder usar o chassi antigo do carro depois de roubar, os especialistas em fraudes usam dados de veículos novos e em circulação para alterar os roubos. Fazem uma gravação semelhante de um veículo regularizado de outro estado, por exemplo. O resultado é dois carros iguais circulando e o dono não sabe disso.
Fazendo a consulta e identificando na busca dois veículos, deve-se imprimir o resultado e levar ao Detran mais próximo. Encaminhe junto a sua denúncia todos os documentos que comprovem a inidoneidade do seu veículo, muito mais fácil se foi comprado 0 km. Caso seja segunda mão leve os dados da compra, contrato e tudo o necessário. Faça a denúncia também na polícia.
Comprar veículo usado – não existe oferta boa ou ruim para desconfiar de um bom revendedor. As vezes em um repasse o dono circulou por anos com um veículo com chassi adulterado e não sabe. Até mesmo as concessionárias são enganadas quando os documentos são bem elaborados ou a quadrilha possui contatos no próprio Detran. Infelizmente corrupção é uma realidade e não há como deixar de lado.
A consulta é rápida online e possível saber se os dados correspondem a algum veículo originalmente produzido e vendido. Sabendo se tratar mesmo de um produto sem problemas a compra pode ser efetuada.
O carro pode não estar em tão bom estado como o informado – um dos motivos para a troca de chassi é a ferrugem. Para este problema pode-se solicitar um novo chassi no Detran, mas deixa claros sinais enormes de desgaste. Infelizmente até mesmo carros novos dependendo de onde era guardado podem apresentar o problema. Mais comumente surgem em regiões praieiras, mas podem surgir em qualquer tempo.
Infelizmente os melhores serviços de lanternagem e pintura não são suficientes para acabar de vez com ferrugem. Sinais de idade avançados como a necessidade de troca de chassi significam gastos futuros maiores com manutenção. O preço de compra pode ser renegociado.
Consultar o SNG – SNG é a sigla para Sistema Nacional de Gravames. Esta numeração em específico é dada através do chassi e pode ser consultada no site do Detran DF clicando aqui.
Saber o chassi do veículo permite se informar do gravame. Este número é usado por bancos e financeiras para alinear veículos em caso de financiamentos ou leasing. É usado para se informar se o veículo pode ser vendido ou ainda está alienado, se há dívidas em aberto com financiamento ou se ele mesmo foi requisitado para apreensão por não pagamento.
A consulta é muito importante na compra de um carro, em especial de particulares sem conhecer o dono.
Uma das principais vantagens de consultar chassi no DF é saber os dados originais de fábrica do carro. Alterações em motor e estrutura básica são comuns, mas podem causar sérios danos à estabilidade e segurança do condutor e seus passageiros. A consulta no Detran informa como o veículo deveria ser e como está sendo ofertado.
Uma das alterações mais comuns é em aros de pneus. Parece muito legal ter pneus mais altos mas isso pode causar problemas em alta velocidade. Em estradas e rodovias, por exemplo, quando o desvio rápido é necessário, a capacidade de frenagem do automotor pode não ser o suficiente.
Seguros também não cobrem danos causados por alterações na estrutura do veículo sem seguirem as regras. A ironia é ser possível fazer uma apólice mas não ser possível receber o valor do benefício caso hajam alterações. A verificação das características de fábrica e suas alterações, portanto, é de extrema importância.
Na maior parte das vezes uma nova numeração de chassi significa fraude, mas há casos em que legalmente pode haver a remarcação do chassi. Em muitas situações trata-se de um veículo antigo. Como a marcação é feita na estrutura de metal, desenvolvimento de ferrugem pode deixar os números não legíveis e é preciso remarcar.
A remarcação de chassi é feita apenas pelo Detran DF se o veículo for emplacado por lá. É preciso uma autorização prévia por meio de formulário e solicitação junto ao órgão. É crucial ir com o formulário preenchido na sede do Detran com os seguintes documentos em mãos:
Caso o veículo tenha sido roubado e a remarcação acontecer pelo ladrão para uma tentativa de revenda alguns documentos a mais são vendidos. Não há problema solicitar a nova numeração, em especial porque é um ato de honestidade pedir para ficar de acordo com a lei. É preciso levar:
Em caso de acidentes o número do chassi também pode ficar apagado. Neste caso é necessário se dirigir ao Detran com alguns documentos extras como uma cópia do boletim de ocorrência do acidente. E se for apenas corrosão pelo tempo e ferrugem é só assinar um termo de responsabilidade para evitar fraudes. Muitos são os espertos alegando ferrugem quando na verdade querem marcar um carro roubado novamente. Para estes casos o Detran também está preparado.
Caso ele comece a apagar ou tornar a série de caracteres não mais visível, o veículo pode ser apreendido e o proprietário também para esclarecimentos. Também não é possível renovar o documento, passar por vistorias ou a revenda legal.