Consulta Chassi no Detran RS


O proprietário de veículos emplacados no Estado do Rio Grande do Sul podem Consultar Chassi no Detran RS a qualquer momento. O sistema do Departamento de Trânsito é muito eficiente em fornecimento de diversos dados sobre o condutor e sobre o veículo.


Não perca o texto abaixo que ajudará a compreender melhor a consulta do chassi de seu veículo.

Quais os motivos para Consultar Chassi no Detran RS?


O chassi de um veículo é a sua estrutura principal, podemos compara-lo como se fosse o alicerce dos automotores e ele é responsável por sustentar toda a estrutura do carro como o motor, suspensões, lataria, etc.. O mesmo se aplica para as motos e caminhões.


No processo de fabricação dos veículos, o chassi recebe uma numeração única, esta pequena série de dígitos tem o objetivo de informar sobre os dados do veículo, fabricação, etc.. Para o Departamento de Trânsito este número é chamado de: Número de Identificação do Veículo, mais conhecido com a sigla NIV.


Esta numeração é gravada no chassi do automotor, pois trata-se de uma parte vital do veículo, não podendo ser substituída. Ela é gravada no processo da fabricação do veículo. o NIV fica escondido dentro do veículo não podendo sofrer modificação. Para facilitar o entendimento, o NIV é como se fosse o Cadastro da Pessoa Física o CPF, o número determinado para um cidadão não pode ser alterado e o acompanha durante toda a sua vida.


Onde podemos localizar a numeração do chassi no veículo?


A numeração do chassi fica gravada na estrutura principal do veículo, geralmente fica localizada próxima ao motor, mas com os modelos atuais pode-se encontrá-la também dentro do carro. Cada fabricante determina o melhor local apropriado para esta consulta.


A numeração do chassi também pode ser encontrada imprimida nos vidros do veículo, foi oo Art. 114 do Código de Trânsito Brasileiro que estabeleceu. Esta é mais uma medida adotada para aumentar a segurança e minimizar as fraudes, com isso será possível verificar se o veículo está devidamente regularizado ou é fruto de roubo ou fraude.


Onde e Como Consultar Chassi no Detran RS?


Caso o dono do veículo tiver dificuldades em encontrar ou identificar a numeração do chassi do seu automotor, ele pode realizar Consultar Chassi no Detran RS de forma gratuita. Listamos abaixo algumas destas formas. São elas:


Visitando um dos postos de atendimento do Detran RS:

Qualquer posto de atendimento do Departamento de Trânsito pode informar todo tipo de informação do cadastro de um veículo em seu sistema. A consulta é gratuita. O Detran tem a obrigação de fornecer toda e qualquer tipo de informação para o seu proprietário a fim de sanar todas as suas dúvidas e problemas.

Ao dirigir-se a um posto de atendimento do Detran do Estado do Rio Grande do Sul, será necessário apresentar os documentos do veículo e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Caso o proprietário não seja o motorista do veículo, será preciso levar um documento de identificação com foto e dentro de sua validade. Listamos abaixo alguns destes documentos:


  • Carteira de Nacional de Habilitação (CNH);
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Carteira de Trabalho;
  • Passaporte;

  • Chegando ao posto de atendimento, apresente os documentos a um funcionário do Detran RS e peça uma consulta para saber qual é a numeração do chassi do veículo. Também poderá solicitar outros tipos de informações referentes a seu automotor.


    No site do departamento de trânsito do Rio Grande do Sul:

    O sistema do Detran RS é todo informatizado, e também é possível realizar Consultar Chassi no Detran RS, nele poderá verificar diversas informações valiosas sobre o seu veículo registrado e emplacado no Estado do Rio Grande do Sul. O uso deste serviço é gratuito, pode ser acessada em qualquer computador, tablet ou celular com acesso à internet. Listamos abaixo um passo a passo. Acompanhe:


  • Digite no seu navegador de internet o endereço eletrônico do Detran RS - http://www.detran.rs.gov.br/;
  • Ao acessar o site poderá verificar uma aba no início da página principal com o nome “Consulta de Veículos”;
  • Clicando nesta opção irá abrir uma janela solicitando os dados da Placa do veículo e seu Renavam;
  • Após preencher com os dados, basta clicar em pesquisar que será direcionado para uma página que informará a numeração do chassi bem como todas as informações pertinentes a este veículo;

  • Em quais situações Consultar Chassi no Detran RS?


    O chassi é uma numeração única que é gravada nos veículo na sua fabricação, este registro pode fornecer diversos dados relevantes a um possível comprador ou proprietário de um veículo no Rio Grande do Sul. Acompanhe abaixo:


    Parte externa do veículo - características de fábrica:

    Na hora de vender o veículo, diversos donos omitem um reparo na pintura do automotor com o objetivo de não desvalorizar o seu bem ou sinistro que tenha acontecido. Muitas vezes o veículo terá a aparência de novo, mas pode apresentar diversos danos a sua estrutura e a seu motor.


    Esse trabalho de maquiagem podem esconder também problemas na lataria como a ferrugem, o que significa o mal uso e conservação do veículo. Caso isso venha acontecer, verifique o motor e toda a parte mecânica e de segurança, pois se o que é visto não tem o devido cuidado imagina o que não pode ser visualizado.


    Consultar para informar-se o veículo não e furtado ou roubado:

    Sem sombra de dúvidas este é o principal motivo para Consultar Chassi no Detran RS caso venha a comprar um veículo de terceiros. As concessionárias têm o costume de fazer toda a verificação do veículo antes de vendê-lo, por isso cautela na hora de comprar um bem de uma pessoa que não conhece.


    Apesar de a compra de veículos entre particulares ser mais interessantes por não possuir taxas administrativas das concessionárias e ter os preços mais baixos, é sempre bom agir com cautela por causa do risco com possíveis fraudes.


    Quando um veículo é roubado, a primeira ação dos criminosos é modificar o número do chassi e alterar toda a sua documentação, clonando a documentação de outro veículo ou para um inexistente.

    Se após a verificação da Consultar Chassi no Detran RS e no relatório apresentado pelo atendente tiver nada consta, então o veículo não existe. Lembre-se a numeração do chassi é única.


    Quais são as vantagens de Consultar Chassi no Detran RS?


    Como podemos verificar quase diariamente nos telejornais brasileiros, existem diversas quadrilhas especializadas em fraudes de veículos, portanto é de suma importância a verificação da numeração do chassi em uma unidade especializada.


    A importância de se fazer periodicamente uma Consultar Chassi no Detran RS no sistema do Detran, polícia contra furtos e roubos é uma ótima forma de garantir que seu automotor não esteja clonado ou sendo procurado pelo dono de fato (nos casos de fraudes). Se na consulta informar duas numerações para o mesmo veículo, as autoridades deverão ser acionadas para tomarem as devidas providências.


    A Consultar Chassi no Detran RS o status do chassi do seu veículo é também um método eficaz para descobrir se o veículo que comprou está dentro da lei. As quadrilhas especializadas sabem da falta de interesse do brasileiro em realizar este tipo de consulta, e podem clonar o mesmo veículo diversas vezes com a mesma identificação do chassi e vendê-los. Estes automotores são furtados e remarcados para não serem detectados.


    Se o número do chassi não está visível, o que pode ser feito?


    A numeração do chassi é imprimida na estrutura de metal do veículo, podendo sofrer danos com o passar do tempo. Dificilmente ela irá apagar totalmente, pois é gravada em alto relevo e com muita precisão. Mas com o passar dos anos, pode sofrer um desgaste natural e a gravação pode ficar um pouco danificada. Neste caso é necessária gravá-la.


    Para refazer a gravação do número do chassi, você deverá procurar uma unidade de atendimento do Detran RS (somente para veículos com placa do Estado do Rio Grande do Sul). O pedido é feito no Detran através da apresentação de alguns documento, preenchimento de alguns formulários e também será preciso justificar a regravação.


    Os documentos necessários para fazer o pedido são:
  • Documento de Identificação (original e cópia);
  • Cadastro da Pessoa Física (original e cópia);
  • Certificado de Registro de Veículos e Licenciamento (CRLV);
  • Laudo da vistoria;
  • Antecipação da quitação de todos os débitos devidos;
  • Nota fiscal do serviço;

  • Antes de fazer a gravação do chassi, será necessário fazer uma vistoria com o objetivo de avaliar o estado do número na carroceria do carro.


    Com a aprovação do pedido de regravação, o Detran RS irá direcioná-lo a ir até uma empresa particular cadastrada para realizar este serviço.


    Qual o motivo do número do chassi apagar?


    O principal motivo para a numeração do chassi apagar com o tempo é a corrosão do metal com os anos de uso do veículo. Em cidades costeiras ou em suas proximidades sofrem com a ação da corrosão da maresia.


    Estima-se que se um veículo tiver 20 anos de existência, serão necessárias de 2 a 3 regravações da numeração do chassi, mas caso o veículo estiver com a numeração apagada em menor tempo, pode ser um indicativo de fraude.


    As Manchas são comuns na localização do chassi, mas em alguns casos pode ser indícios de fraude. Mas este diagnóstico não é simples, será necessário fazer uma consulta dos dados do veículo e saber se se trata de fato de um