Consulta Chassi no Detran SE


O número do chassi é como é conhecido no Brasil como o Número de Identificação do Veículo (NIV), que exprime um modo de registro universalmente adotado para os veículos automotores que foram fabricados em série. Isso inclui motos, automóveis, ônibus e caminhões, entre outros transportes afins. Vire e mexe vemos nos noticiários policiais que alguns trapaceiros roubaram um carro e adulteraram seu número do chassi. Ou então, você pretende fazer uma consulta veicular e descobre que um dos indicadores principais é o código do chassi do automóvel. Mas afinal, o que é esse número?

O chassi é basicamente a estrutura de aço que convém de base de montagem para os diversos componentes do carro, como o motor, a suspensão, os sistemas de freio e de direção, entre outros itens. É na parte da frente, em geral, visível quando da abertura do capô do veículo, que se encontra gravada essa sequência alfanumérica de identificação. O CHASSI indica uma série de informações físicas e técnicas a respeito de um veículo e não deve ser confundido com o RENAVAM, que se trata do registro frente ao Brasil de um identificador burocrático, embora ele contenha as informações do CHASSI, elas fazem parte de um pacote mais amplo de dados. Na prática, os próprios números constantes no chassi indicam origem, produção, marca, modelo e etc. Ele é uma espécie de identificador universal do que é, fisicamente, aquele veículo.

A identificação de veículos começou a ser feita na década de 1950, mas um padrão de registro só teve efeito a partir dos anos 1980, chegando à atual proposta sequencial de letras e números.

É interessante dizer que o chassi não apresenta uma sequência de letras e números aleatoriamente propostos pela montadora do carro, mas sim de acordo com a Resolução 659/85 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), o Número de Identificação do Veículo (NIV) o mesmo obedece a uma ordenação que deve exibir 17 caracteres para compor um código único, decomposto em blocos determinados de significado, sendo:

Onde, como, por que, em que situações consulta Chassi no Detran-SE?


A melhor forma de ter a certeza de que está tudo certo com o número de chassi de seu veículo é ao consultar chassi no Detran de seu estado, no caso, no Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Sergipe. Neste caso, recomendamos a realização de uma consulta da situação do veículo no site do Detran-SE. Confira onde e como ela pode ser realizada.

O primeiro passo para consultar a situação do veículo é entrar no site oficial do órgão estadual, no caso, o Detran-SE - http://www.detran.se.gov.br/novo_inicio.asp.

No site do o dono do veículo ou possível proprietário pode fazer uma série de consultas referentes a sua habilitação, ao veículo próprio e até mesmo as suas multas. E com certeza, não poderia ser diferente com a situação do veículo. O indivíduo ao acessar o site deve em seguida clicar na guia Serviços de Veículos. Após ser direcionado para outra página deverá procurar dentre as diversas opções “Consultas” localizando Dos Dados de Veículo.

Basta ter em mãos o número do Chassi ou Renavam e o código de verificação de segurança do veículo, conhecido como “CV”, ambos constantes no certificado de registro de licenciamento de Veículo (CRLV) para ter acesso a uma série de informações sobre o carro, moto ou outro.

Para ter certeza de que você não é um robô, é necessário escrever corretamente as letras e números da imagem do lado para poder validar o acesso.

Simples, não é mesmo? O procedimento completo para consultar chassi no Detran-SE promete levar poucos minutos e pode ser feito no conforto de sua casa, escritório, ou outro local de sua preferência.

Agora é só ter acesso as informações, já que a consulta de veículos além de fornecer as características do mesmo, lhe mostrará as multas já processadas, débitos de taxas de licenciamento, IPVA, seguro obrigatório, se o veículo possui a existência de ações cíveis e judiciais (essas restrições podem ser indicadas de forma isolada ou cumulativamente, muitas vezes derivadas de causas trabalhistas, ações penais ou de pagamento de pensão alimentar. A consulta pelo sistema do Detran-SE não vai indicar a procedência, mas irá demonstrar corretamente se há restrições e quais são elas), se o veículo está inventariado para o pagamento de alguma dívida financeira do proprietário, se o veículo está alienado, se está arrendado, se possui reserva de domínio, se o carro faz parte da lista de busca e apreensão, o histórico de acidentes sofridos pelo veículo e o histórico de leilões que o veículo tenha passado, entre outras informações.

Quais as Vantagens de se Consultar Chassi no Detran-SE?


Sabemos que a compra de veículos usados no Brasil é bastante frequente, assim como tem crescido a compra de veículos leiloados, pois há a oportunidade a preço bem mais baixo que os praticados atualmente e por conta disso, esta forma de negociação se torna mais atrativa.

No entanto, antes de comprar um carro usado é necessário tomar uma série de precauções para não ter eventuais problemas posteriores, isso porque, existem muitas pessoas que roubam carros e depois revendem os mesmos. Para se ter uma ideia, OoCentro de Estatística e Análise Criminal (Ceacrim) da Secretaria de Segurança Pública divulgou um levantamento sobre o número de veículos roubados, furtados e recuperados no Estado de Sergipe entre os meses de janeiro a maio dos anos de 2014 e 2015. Os dados mostram um recorde na recuperação de veículos roubados e furtados, saindo de 285 veículos recuperados nos cinco primeiros meses de 2014 para 515 no mesmo período de 2015, um avanço 81%. Atualmente, no estacionamento da DRFV (Delegacia de Roubo e Furto de Veículos) tem cerca de 200 veículos apreendidos, sendo que quase 90% deles são provenientes de roubos. No local, é possível encontrar carros de várias partes do país e até mesmo da Bolívia.

Entre as vantagens de consultar o chassi no Detran-SE destacamos, ter a certeza e garantia de que não há alterações no chassi do seu veículo, vale ficar atento pois até carros de leilões podem vir com o Chassi adulterado, desta forma a consulta serve tanto para Seguradoras, Revendedores de Carros Usados, como para o consumidor final.

Imagine a cena: Você está dirigindo tranquilamente o seu carro e é parado em uma blitz. Logo pensam sem problemas! Afinal, seus documentos estão em dia e está tudo ok com seu carro, no entanto, você descobre da pior maneira que não conhecia muito bem o seu veículo. Foi o que a coluna Advogado de Defesa, do Jornal da Tarde (estadao.com.br) mostrou ao divulgar a história de uma consumidora que adquiriu um carro em um leilão promovido por uma seguradora e, uma vez parada pela polícia, foi acusada do crime de adulteração de chassi, artigo 311 do Código Penal Brasileiro, cuja pena é de até 6 anos de prisão. E se você for vítima de um desses casos?

Claro que a consumidora não era responsável pela adulteração, mas imagine o desespero, o desconforto e o constrangimento. O único crime dela foi comprar o carro sem fazer uma consulta antes. Tem certas coisas e situações que é melhor evitar, você não acha? Uma visitinha à Delegacia, por exemplo. Não deixe para depois, faça a sua pesquisa agora mesmo, acesse https://seguro.detran.se.gov.br/portal/?pg=cons_veiculo e consulte a situação do seu veículo.

Mesmo tomando a precaução de Consultar a situação do Chassi, é muito importante para evitar qualquer dor de cabeça no futuro, que o veiculo seja submetido a uma Vistoria de Chassi e Motor pelo Detran. A consulta do veículo através do sistema não é garantia de boa procedência. É IMPORTANTE que o mesmo seja submetido à Vistoria de Chassi, nos Postos de Vistoria do DETRAN, visando garantir que as numerações identificadoras de chassi e motor não possuam adulterações. É uma exigência do próprio Detran para a transferência de propriedade.

Fazer esse agendamento também é simples, basta acessar o site do Detran SE - clicar no ícone Agendamento de Atendimento, lá será solicitado o Número do CPF do cliente a ser atendido nas unidades de atendimento do Detran ou, no caso de serviços de vistoria, atente-se que não se trata do CPF/CNPJ do proprietário do veículo, mas apenas o de quem vai comparecer nos setores de vistoria do Detran com o veículo.