Ao comprar um veículo todo proprietário tem que estar ciente de todos os custos, impostos e taxas antes de fazer a aquisição ou troca de seu automóvel. No Estado do Amapá é obrigatório o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Danos Pessoais Causados por Veículo Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).
Neste texto iremos falar tudo sobre o DPVAT, sua importância e o porquê efetuar este pagamento. Não deixe de saber mais sobre esta importante taxa.
O DPVAT foi criado com o objetivo de assegurar a todos envolvidos em um acidente um ressarcimento pelo dano causado, abrangendo aos pedestres e aos veículos envolvidos no sinistro. É importante fazer a Consultar DPVAT no Detran AP para poder trafegar com segurança nas vias públicas e garantir o seu direito previstos na lei.
Como já vimos na anteriormente, o DPVAT é uma taxa obrigatória para todo dono de automotor. O seu objetivo é garantir os direitos de todos os envolvidos em acidentes de trânsito em vias terrestres. São cobertos os motoristas, passageiros e se houver, também cobrem os pedestres envolvidos nos sinistros.
O custo desta taxa varia de acordo com cada Estado.
Os brasileiros em grande maioria, não possuem plano de cobertura médica e em muitos casos também não tem seguro sobre o seu veículo. Infelizmente a cobertura do DPVAT é muito inferior a de um seguro privado, alguns proprietários de veículos deixam de efetuar o pagamento anual desta taxa pensando que ao contratar um seguro privado não há a necessidade de fazê-lo. Mas não se engane, é obrigatório efetuá-la para que possa transitar em vias públicas com seu veículo e garantir os direitos de todos os brasileiros.
Com o aumento da frota de veículos no Brasil nos últimos 15 anos, tivemos um crescimento de acidentes de trânsito. Estima-se que a frota de automotores dobrou e em média, são mais de 1 veículo para cada 4 habitantes.
A importância de manter o pagamento deste encargo em dia é muito importante para a segurança do motorista, bem como de seus passageiros e para os cidadãos que estiverem transitando a pé em vias públicas.
Caso venha a acioná-lo, será preciso preencher um requerimento, onde deverão constar todas as provas do sinistro. O caso será analisado antes da liberação, por isso é bom anexar o máximo de evidências sobre o acidente.
Após protocolado o processo, é de interesse da pessoa que acionou o DPVAT fazer o acompanhamento de todo o seu processo, por isso, sempre efetue a Consultar DPVAT no Detran AP.
A abertura deste tipo de processo não tem custo ao acidentado, também não é necessária fazer a contratação dos serviços de um advogado ou despachante. Mas caso tenha alguma dificuldade em fazê-lo, pode-se contratar, pois existem diversos profissionais especializados nesta área.
Separamos abaixo algumas formas de realizar a Consultar DPVAT no Detran do AP. Acompanhe:
Valor do encargo DPVAT:
Esta taxa é enviada anualmente a todo proprietário de veículos automotores no início de cada ano, ela é encaminhada junto com a via do Imposto Sobre Veículos Automotores (IPVA). Caso não tenha a recebido, é importante Consultar DPVAT no Detran AP para retirar a segunda via e efetuar o pagamento.
O IPVA, DPVAT bem como outras taxas do veículo serão encaminhadas ao contribuinte pelos correios todo início de ano para o endereço cadastrado no Detran AP. Faça uma verificação do endereço cadastrado caso não tenha recebido estes impostos e taxas.
Recebendo o DPVAT, faça uma verificação para saber se o encargo cobrado corresponde ao seu veículo. Também veja se foi incluído o seu valor na cobrança do IPVA. Se vierem dois 2 boletos de cobrança separados para cada taxa, certifique de que todas as informações estão corretas em ambas as vias.
Verificando em um postos de atendimento do Detran AP:
Se tiver algum tipo de problema ou dúvidas sobre o seu DPVAT, a Consultar DPVAT no Detran AP pode ser feita em um posto de atendimento da instituição.
Serão necessários apresentar alguns documentos para fazer este tipo de consulta em um ponto de atendimento do Detran AP. Você precisará: levar o documento do automotor e um documento de identificação do proprietário com foto, como o passaporte, CNH, RG, etc.. No Detran, entregue toda a documentação original para o funcionário, ele precisará delas para poder rastrear o seu veículo. A consulta irá verificar a existência de outros débitos do veículo no ano vigente, bem como de anos anteriores. Caso tenha alguma pendência, o atendente irá informar na hora ao proprietário para poder quitá-la.
Entrando no site do Detran do Estado do Amapá:
Graças a tecnologia hoje podemos realizar as verificações de pagamento pela internet. Pode-se Consultar DPVAT no Detran AP em apenas poucos cliques. A consulta utilizando a plataforma digital só é destinada no Detran AP para os veículos emplacados no Estado do Amapá.
Caso tenha dúvidas ou ainda não tem o conhecimento para acessar o website e Consultar DPVAT no Detran AP, siga os passos abaixo:
Pronto! Agora você poderá verificar todas as informações sobre o veículo, a existem débitos referentes a impostos ou taxas e até multas!
Poucas pessoas tem o conhecimento de que veículos que transitam nas vias sem ter feito o pagamento de Danos Pessoais Causados por Veículo Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) é considerado pelo Detran e pelas Polícias como irregular.
Caso você ainda tenha dúvidas sobre ter realizado ou não o pagamento deste importante encargo, faça a Consultar DPVAT no Detran AP e dirija com tranquilidade e segurança nas vias públicas. Garanta o seu direito e de outros cidadãos brasileiros.
Existem outras situações da qual o proprietário deve fazer a Consultar DPVAT no Detran AP. Acompanhe abaixo e saiba mais em qual outra situação é recomendado esta verificação.
Quando for vender, trocar ou comprar um veículo: a importância de ter o conhecimento de estar comprando um veículo regulamentado trás mais segurança na hora de fazer a transação comercial, não deixe de fazer esta verificação. Se o veículo a ser adquirido for de uma concessionária é bom fazer a consulta apenas por precaução, pois as empresas já fazem esta pesquisa antes mesmo de comprar ou vender qualquer veículo. Se for um automotor novo, o mesmo não precisará, pois no emplacamento já estarão todas as taxas e impostos inclusos.
Pedidos de uma segunda via: poucas pessoas sabem, mas o não pagamento desta taxa pode travar a emissão de segunda via de alguns documentos.
Em dia com a fiscalização: o DPVAT por se tratar de um seguro, é um item imprescindível para que o veículo transite nas vias públicas, ele garante a todos envolvidos em acidentes um valor para ajuda-los nas despesas que o sinistro tenha causado. O motorista que for parado em uma fiscalização de rotina pode ter seu veículo rebocado, aplicação de multas e perder pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Caso isto ocorra, será necessária a quitação de todos os débitos do veículo para que o mesmo seja liberado do pátio.
Informamos anteriormente sobre a cobertura de forma simplificada, neste item iremos detalhar melhor sobre a cobertura do DPVAT. Veja abaixo:
Se você acompanhou todo o texto e ainda insiste em não querer pagar o DPVAT, o não pagamento pode gerar apreensão do veículo e também a emissão de multas para o proprietário e pontos na CNH.
Caso não pague e seja parado em uma fiscalização a multa emitida será de uma infração grave. A punição pode ser emitida por qualquer agente de trânsito ou Polícias.
Indicamos em casos de dúvidas fazer a Consultar DPVAT no Detran AP para que tenha a certeza e tranquilidade de dirigir, se você efetuou o pagamento hoje, aguarde o prazo de uma semana, tempo que demora para as instituições financeiras e o Detran finalizarem todo o processo. Caso pendência não tenha sido retirada, pode ter acontecido um erro de sistema da instituição financeira ou do Departamento de Trânsito, faça uma reclamação direto no Detran e não esqueça de levar todos os documentos e comprovantes para evidenciar o pagamento.