Proprietários de veículos emplacados no estado do Acre já podem começar a se preparar para seu compromisso anual de pagamento de impostos. O Imposto Sobre Propriedade do Veículo já está disponível a partir do primeiro trimestre do ano e já é possível Consultar IPVA no Detran AC.
Não é privilégio dos emplacados no Acre a necessidade de pagar o IPVA. O Imposto sobre Propriedade do Veículo, conhecido muito mais por sua sigla de quatro letras, é um compromisso manual de todos os brasileiro dono de carros, motos, caminhonetes e qualquer outro meio de transporte automotor para uso individual ou de passageiros.
De pagamento obrigatório, o tributo é a principal forma de arrecadação dos Estados para gastos relacionados com vias públicas. É com o pagamento dos contribuintes que são realizadas construções e reformas de ruas e avenidas e sinalizações adequadas para manter o trânsito seguro e tranquilo.
O valor a ser pago do IPVA é variável de acordo com cada Estado. Modelos semelhantes de veículos com igual ano de fabricação podem ter essas variáveis de acordo com Estados. Os critérios são valor de mercado de acordo com tabela venal, a quantidade de automotores em circulação nas ruas e também a necessidade de arrecadação da região.
O Acre faz parte da lista de estados que enviar um boleto para pagamento no primeiro trimestre de cada ano. O documento impresso enviado pela Secretaria da Fazenda do Estado do Acre para o endereço cadastrado no sistema do Detran do proprietário. Em primeiro momento não é necessário correr atrás do boleto porque ele vai chegar na residência de cada um responsável pelo pagamento.
Mas caso o boleto não seja entregue por algum motivo (mudança de endereço ou erro da Secretaria da Fazenda) existem algumas formas de Consultar IPVA no Detran AC.
Nos postos do Detran
Qualquer posto de atendimento do Detran pode fornecer uma segunda via do boleto do pagamento do IPVA. É necessário apenas dirigir-se pessoalmente até um dos endereços mais próximo de sua residência de atendimento do departamento de trânsito.
Os documentos necessários são:
Na Secretaria da Fazenda do Acre
Como a Secretaria da Fazenda e o órgão responsável pelo imposto, ela também faz a consulta do IPVA e gera uma segunda via de boleto o caso necessário. O atendimento é feito na sede da instituição usando os mesmos documentos que você levaria para o Detran.
O endereço é o Avenida Benjamin Constant, 946, no bairro Rio Branco, no Acre. O telefone para contato é o (68) 3215-2000.
Online no site do Detran
O sistema virtual do Detran do Acre é uma das formas mais simples de consultar o IPVA deste estado. Ele apenas serve para consulta de veículos emplacados no Acre. Não é um sistema nacional e sim estadual.
O passo para fazer o acesso virtual é:
O sistema disponibilizar a todas as informações referentes a débitos deste e de anos anteriores. Na tela é possível clicar e acessar o boleto para pagamento do IPVA se está no prazo referente ao ano vigente. É só salvar em formato PDF ou enviar direto para impressão caso tenha o equipamento de impressora conectado ao computador.
No site da Secretaria da Fazenda do Estado do Acre
O Acre é um dos poucos Estados em que o próprio site da Secretaria da Fazenda presta o serviço. Na maior parte das regiões brasileiras é preciso ir pessoalmente, mas na página virtual o serviço já está disponível.
Digitando no navegador de internet do seu computador ou celular o endereço http://www.sefaz.ac.gov.br/ você entrar no sistema e poderá fazer a consulta. Acesse a barra esquerda da página na opção IPVA.
As opções da tela são para consultar por meio da numeração do Renavam e placa do veículo. Faça a busca no sistema e os débitos atuais vão surgir no navegador de Internet com a opção de impressão para a quitação.
Não é preciso qualquer login ou informação extra para consultar o IPVA do Acre no site da Secretaria da Fazenda. Qualquer um pode fazer com as informações corretas em mãos.
Recentemente boatos surgiram na internet de boletos do IPVA do Acre sendo enviadas antecipadamente. A Secretaria da Fazenda do Estado e o Detran deixam claro não haver mudanças no calendário do envio dos boletos. Trata-se de uma fraude a qual outro separado também foram suscetíveis.
Gerar boletos virtuais com o nome fantasia é uma prática comum e fraudulenta no universo dos ladrões virtuais. Aproveitando-se do alto valor da obrigatoriedade do pagamento do IPVA, grupos de ladrões especialistas em Internet criaram um boleto após invadir o sistema do departamento de trânsito de alguns estados e copiaram os endereços dos contribuintes.
O documento é semelhante nos moldes do Imposto Sobre Propriedade do Veículo. Como modelo fica disponível online, é fácil fazer uma cópia e o envio pelo Correio, já que esta é a mesma forma de envio usada pela Secretaria da fazenda para enviar o documento.
Tanto a Sefaz como o Detran do Acre alertam para não pagar boletos enviados antecipadamente. Os dois órgãos anunciam na mídia e em seus sites sobre o início do envio e datas de pagamento do IPVA. Até o momento ao longo dos anos não houve a citação do calendário de pagamento do IPVA do Acre.
A indicação é sempre entrar no site oficiais dos órgãos públicos e fazer a consulta do débito e do número de série do boleto. Não deve ser pago qualquer documento suspeito porque não livra o proprietário do imposto.
A data limite de pagamento do IPVA a validade da primeira parcela do imposto, sendo ele pago no total ou parcial. A partir do dia seguinte após a data limite o contribuinte já está em débito com o Detran e a Sefaz.
A boa notícia é que a quitação pode ser feita em qualquer momento do ano. Infelizmente não importa o motivo do atraso para conseguir descontos. Não há abatimento no valor da dívida, mas é possível pagar o novo boleto gerado a qualquer instante.
A negociação pode ser feita de duas formas. Em alguns estados é permitido apenas negociar na sede da Secretaria da Fazenda, o órgão responsável pela quitação e organização da arrecadação. No Acre tanto o Detran como a Sefaz fazem a negociação do IPVA atrasado.
Para negociar baixa aí até a sede da Secretaria da Fazenda ou um dos postos de atendimento do Detran. Leve consigo o documento do veículo e a carteira nacional de habilitação ou qualquer documento com foto sendo proprietário.
No atendimento com funcionário serão informados a quantidade de dias ou meses em atrasos, o valor da multa e atualização do débito total para hoje. A negociação pode ser para um pagamento à vista ou em parcelas, não modificando em nada sobre a baixa do sistema após o primeiro pagamento em qualquer um dos formatos escolhidos.
É importante informar: negociou hoje o valor e não fez o pagamento na data devida, o boleto não é mais válido e a dívida começa a correr novamente. Os juros são atualizados e é necessário voltar ao órgão para uma nova negociação juntamente com o atendente.
Outra informação importante é quanto o abatimento de IPVA atrasado. O desconto pode acontecer na multa, dependendo do valor do débito. Não há percentual de desconto do valor do Imposto em si e nem nos juros diários cobrados.
O imposto sobre propriedade do veículo é de obrigação de todos os brasileiros que desejam andar regulamentados. O não pagamento gera um débito com a Secretaria da Fazenda e o Departamento de Trânsito.
Por ser obrigatório o veículo pode ser apreendido em caso de débito em aberto. Também a multa por atraso e processos administrativos ficam travados até a quitação. Não é possível mudar o dono do bem, retirar uma segunda via de documentação ou marcar uma vistoria.
Mas assim que for pagar a primeira parcela o veículo volta a se tornar legalizado e já pode circular normalmente. No geral sistema leva de 1 a 3 dias para dar baixa no boleto pago. Neste período a indicação é andar com o comprovante de pagamento ao lado do documento do veículo.