Consulta Ipva no Detran AP


O número de veículos no Brasil subiu consideravelmente nos últimos 15 anos, a frota de veículos no país dobrou nestes últimos anos. São mais de 4 habitantes por automóvel.

Isto foi possível graças a incentivos fiscais realizados pelo Governo Federal durante este período como a redução do Imposto sobre Produto Industrializado conhecido como IPI e também com as baixas taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras.

O automóvel sempre foi um sonho de consumo para todo brasileiro, estima-se que 9% da população ainda sonha em comprar seu primeiro carro, estes dados foram divulgados em uma pesquisa realizada pelo Sistema de Proteção ao Crédito (SPC).

Sabemos que para fazer a compra de um bem devemos nos planejar, pois existem diversos custos como: manutenção, combustível, etc. e obrigações: Imposto Sobre Veículos Automotores (IPVA), Danos Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e o Certificado de Registro de Veículos (CRV) que todo cidadão deve cumprir ao adquirir um veículo no Brasil.

Todas as Secretarias da Fazenda emitem os tributos no começo de cada ano para que os proprietários efetuem o pagamento deste imposto. É possível realizar a Consultar IPVA no Detran AP de maneira simples e descomplicada, acompanhe o post abaixo e atualize seu conhecimento sobre este importante tributo que deve ser pago por todos os donos de veículos automotores no Brasil.

Por que devemos Consultar IPVA no Detran AP?

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores o IPVA é obrigação de todo brasileiro que possua um veículo automotor, este tributo é emitido pela Secretaria da Fazenda do Estado do Amapá e enviada para os donos dos automóveis todo início do ano.

A cobrança deste tributo é uma das formas de arrecadação dos Estados e da União que destinam parte do valor em reformas e obras das vias públicas. Metade deste valor arrecadado é destinado aos Municípios de origem dos veículos. Este dinheiro é investido de acordo com a necessidade de cada cidade, e podem ser aplicados na segurança pública, saúde, educação, mobilidade urbana entre outros.

O valor deste tributo é calculado de acordo com o valor venal de cada veículo, é cobrado um percentual em cima deste valor. O custo do IPVA varia de Estado para Estado, cada um desses definem a alíquota conforme a necessidade de arrecadação para realizar as melhorias para a população. Caso queira verificar esta informação, basta fazer uma prevê pesquisa no website do Detran de cada Estado do Brasil, acessando-os poderá ver o percentual cobrado.

Por se tratar de uma obrigação de todo proprietário de veículo automotor, é importante Consultar IPVA no Detran AP para ter a certeza de estar quite com suas obrigações tributárias anuais.

Onde e como Consultar o IPVA no Detran AP?

Todo início de ano a Secretaria da Fazenda do Estado do Amapá encaminha para os proprietários de veículos automotores a cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, as taxas do Danos Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) via correios. Mantenha sempre seu cadastro atualizado no sistema do Detran AP para poder receber e pagar suas obrigações tributárias em dia.

Se por acaso o seu endereço estiver desatualizado ou se ocorreu algum erro na emissão da guia de pagamento, o contribuinte pode solicitar a emissão de uma segunda via. Listamos abaixo algumas destas formas para que você se informe e mantenha em dia o pagamento deste tributo. São elas:

Acessando o website do Detran do Amapá:

O Departamento de Trânsito do Estado do Amapá disponibiliza aos proprietários de veículos emplacados no Estado a Consultar IPVA no Detran AP. Por tratar de um órgão estadual, cada Estado possui o seu próprio sistema de consulta e website.

Fizemos um passo a passo para que você entenda e consiga realizar a Consultar IPVA no Detran AP em seu website, acompanhe:

  • Abra seu navegador de internet;
  • Digite o endereço eletrônico do Detran do Amapá - http://www.detran.ap.gov.br/index.html;
  • Entrando na página, poderá notar diversas abas no início do website, coloque o seu mouse em cima da opção "Veículos";
  • Ao fazer isso irá abrir um pequeno quadro, agora clique na opção "Consulta de Veículos";
  • O website irá direcioná-lo para uma outra página, onde solicitará informações como a placa e o número do Renavam do veículo;
  • Preencha os dados solicitados e clique em "Consultar";
  • Ao fazer todas estas etapas, a página será redirecionada novamente, e esta informará todos os dados do veículo e se existirem, informará também todos os débitos referentes a pesquisa realizada.

    Visitando um Posto de Atendimento do Detran Amapá:

    Para saber a localidade de um posto de atendimento do Detran no Estado do Amapá, visite seu website. Acompanhe o passo a passo para saber onde encontrar esta informação:Abra seu navegador de internet;

  • Digite o endereço eletrônico do Detran do Amapá - http://www.detranamapa.com.br/;
  • Entrando na página, poderá notar diversas abas no início do website, coloque o seu mouse em cima da opção "Institucional";
  • Ao fazer isso irá abrir um pequeno quadro, agora clique na opção "Posto de Atendimento";
  • Agora basta ir até o final da página aberta e conferir os endereços dos postos de atendimento bem como seu telefone para contato;
  • Para fazer a Consultar IPVA no Detran AP em uma unidade de atendimento, será preciso apresentar alguns documentos para que o atendente consiga emitir a segunda via do IPVA, bem como verificar outras pendências referentes ao veículo.

  • Documento do proprietário com foto;
  • Carteira de Habilitação Nacional (CNH) válida;
  • Documento do veículo (CRLV) - de cor esverdeada;
  • Nos casos em que a pessoa que deseja realizar esta consulta for um terceiro, ele precisará apresentar uma procuração do proprietário dando direitos a esta pessoa fazer esta consulta e ela deve estar devidamente registrada em cartório.

    Portal da Secretaria de Estado da Fazenda do Amapá:

    A Secretaria de Estado da Fazenda também disponibiliza em seu website a Consultar IPVA no Detran AP, para fazê-lo siga os passos descritos abaixo:

  • Abra seu navegador de internet;
  • Digite o endereço eletrônico do Detran do Amapá - https://www.sefaz.ap.gov.br;
  • Entrando na página, poderá notar um quadro na esquerda do website com o tópico "Serviços", coloque o seu mouse em cima da opção "Pagamento de Tributos";
  • Ao fazer isso irá abrir um pequeno quadro, agora clique na opção "Consultar IPVA";
  • O website irá direcioná-lo para uma outra página, onde solicitará informações como a placa e o número do Renavam do veículo;
  • Preencha os dados solicitados e clique em "Consultar";
  • Acessando o website do Consulta pela Placa:

    O diferencial de realizar uma Consultar IPVA no Detran AP utilizando os serviços do Consulta pela Placa é de poder fazer uma pesquisa completa sobre o veículo e adquirir dados de seu proprietário. Para fazê-la de forma simples e descomplicada, siga o passo a passo a seguir:

  • Abra seu navegador de internet;
  • Digite o endereço eletrônico - http://www.consultapelaplaca.com.br;
  • Preencha o seu e-mail e apenas a placa do veículo a ser consultado;
  • Clique em "Obter Dados!";
  • O site será redirecionado para uma outra página para realizar o pagamento da consulta, pague de forma segura com o pagseguro. Pode ser feito via boleto ou cartão de crédito;
  • Após o pagamento aprovado, basta esperar um e-mail chegar informando que toda a consulta está pronta, verifique sempre seu lixo eletrônico e caixa de spam, pois diversos e-mails são enviados para lá.

    Quais as consequências de não efetuar o pagamento do IPVA do Amapá?

    O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) bem como outras taxas é de obrigação de todo proprietário de veículo automotor no Brasil, caso não seja efetuada a quitação destes débitos, seu bem é inscrito como irregular.

    Caso o proprietário seja parado em uma fiscalização realizada por agentes de trânsito e/ou pela Polícia, seu veículo será apreendido. Esta pendência também não deixará fazer a transferência do bem nos casos em que o dono fizer a venda de seu bem.

    A Secretaria de Estado e Fazenda do Amapá permite o parcelamento deste tributo, que é uma boa opção para os proprietários bem como o seu pagamento a vista que dão descontos na quitação do valor integral do tributo.

    Para não ter nenhuma frustração ou imprevistos, efetue a Consultar IPVA no Detran AP.

    Existem fraudes no IPVA do Amapá?

    Sim! A todo momento observamos diversas notícias sobre os métodos utilizados por quadrilhas especializadas em fraudes no IPVA. Aplicam golpes nos proprietários emitindo boletos para pagamento do tributo.

    Por isso é sempre bom realizar a Consultar IPVA no Detran AP para ter a certeza de que o tributo a ser pago está correto. As autoridades alertam também sobre as datas para pagamento dos boletos, diversas vezes eles emitem os documentos com datas diferentes aos prazos estabelecidos pela Secretaria de Estado e Fazenda do Amapá. Fique atento!

    Os boletos fraudados são gerados através de empresas fantasma, e tem a aparência de um original. Como o acesso das informações sobre os veículos bem como de seu proprietário é de fácil acesso, facilitam a aplicação deste tipo de crime.

    É importante Consultar IPVA no Detran AP para verificar se o boleto recebido realmente é o original, verifique se o número de série e código de barras para ter a certeza de estar correto. Caso venha a efetuar o pagamento de um boleto errado, a pendência continuará ativa, não livrando o proprietário da quitação do débito. Caso venha a receber este tipo de boleto fraudulento, é indicado alertar as autoridades para que elas possam tomar as devidas providências.