O Imposto Sobre Propriedade de Veículo, mais conhecido por sua sigla IPVA, é de pagamento obrigatório e anual. No primeiro trimestre do ano todos os proprietários de carros, motos e afins recebem em sua residência (ou endereço cadastrado no Detran) o boleto para pagamento. Para se preparar para a taxa e outras informações, consultar IPVA no Detran DF antecipadamente pode ser de extrema importância.
Proprietários de veículos emplacados no Distrito Federal possuem algumas formas de consultar IPVA no Detran DF. A mais simples é ir até qualquer posto de atendimento do Departamento de Trânsito (Detran) da cidade (pode ser qualquer um do Estado) com o documento do veículo e habilitação do proprietário. Com os documentos originais em mãos(ou cópias autenticadas) é só solicitar uma senha de atendimento, esperar o seu chamado e fazer a consulta com um atendente.
Usando a Internet é possível fazer a consulta sem a necessidade de deslocar-se até um posto de atendimento. Para isso é preciso:
Todas as informações referentes a seu valor de pagamento do imposto, número de parcelas e atrasos deste ou outros anos vão surgir na tela. A consulta pode ser feita quantas vezes quiser e sem pagar nada. Também é possível verificar parcelas a serem pagas mesmo tendo começado a quitação deste ano.
Outra forma de consultar o IPVA no Distrito Federal é indo direto à sede da Secretaria da Fazenda(Sefaz) do Distrito Federal. O órgão é o responsável pela arrecadação do imposto e sua administração e também faz a consulta e agiliza o pagamento. Infelizmente o site do Sefaz não oferta o mesmo serviço do Detran.
A Sefaz atende sempre de segunda a sexta, das 8 h às 17 h. O atendimento é feito apenas ao proprietário do veículo ou terceiros mediante apresentação de uma procuração para esta finalidade e autenticada em cartório. É preciso pegar uma ficha no atendimento, esperar ser chamado e logo em seguida conversar com um atendente. Com os documentos do veículo a consulta será completa.
O IPVA é um imposto obrigatório para todos os proprietários de veículos no Distrito Federal e em todo o Brasil. Donos de carros, motocicletas, caminhões e semelhantes devem fazer o pagamento sempre na data limite estipulada pelo Detran e pela Secretaria da Fazenda do Distrito Federal.
E por ser obrigatório, uma das consultar IPVA no Detran DF é evitar multas por atraso. A data limite consta no boleto enviado para a residência do proprietário. Se não for pago alguns problemas podem surgir.
Não pagar o IPVA pode gerar ao dono do veículo:
Em uma parada obrigatória em blitz em qualquer cidade do Brasil (e não apenas do Distrito Federal, o imposto é nacional) o veículo pode ser apreendido e para isso não há negociação. Não pagar o imposto sobre propriedade do veículo na data limite é uma infração e sujeito a reboque e condução do carro ou moto para um pátio do Detran. Também é infração grava suborno de algum agente de trânsito para se livrar da penalidade.
Caso o veículo seja apreendido de fato ele só sairá quando o imposto for pago. Além do IPVA em si o dono necessita pagará outras taxas também. Somam-se à dívida as diárias do pátio do Detran e os juros por atraso, ambos contados por dia.
O IPVA é uma das principais formas de arrecadação do Governo Federal para o trânsito no Brasil. É usado para construção e manutenção de vias públicas em centros urbanos e rodovias interestaduais. Também pode ser usado em obras governamentais, sinalização e tudo relacionado à melhoria das ruas no país.
Apesar do boleto ser enviado com algumas semanas de antecedência para o primeiro pagamento, consultar IPVA no Detran DF pode evitar atrasos e pagamento de multas. Também traz algumas vantagens, como:
O imposto pode ser pago em parcelas ou à vista. Não há juros sobre o ato de pagar em parcelas, mas o pagamento único dá ao dono do veículo um abatimento de 5% sobre o valor total. A data limite para pagar é do vencimento da primeira parcela do boleto, podendo ser à vista ou apenas a primeira parte.
As penalidades de não pagar o IPVA são para o proprietário do veículo e não para o condutor. Se você possui um carro, moto, caminhão, caminhonete ou outro alugado, a dívida não vai para o nome do condutor e sim do dono. Logo, se não for pago as penalidades e multas ficam no nome do proprietário. A consulta é importante para se informar se o veículo está em dias com seus débitos ou pode ser apreendido a qualquer instante.
Consultar IPVA no Detran DF antes da compra de um automotor pode ser de extrema ajuda na previsão de gastos também. O imposto é calculado sobre o valor venal do veículo e a alíquota que multiplica para chegar ao IPVA varia por Estado. Planejar comprar um carro novo e importado pode deixar a taxa a ser paga muito mais cara. Vale a consulta antecipada para se preparar para os pagamentos.
Ainda falando de compra, a consulta do IPVA para os moradores do Distrito Federal que pretendem comprar um carro usado de particular é importante também. Pagamento do imposto deste ano não elimina a dívida do anterior. O proprietário pode maquiar a venda apenas mostrando o comprovante de pagamento atual. E como podem ser pagos separadamente, ainda há chances de deixar débitos em aberto.
O pagamento do imposto pode ser feito em bancos e casas lotéricas até a data limite estipulada no boleto. Mas como qualquer sistema é passível de erros, é importante consultar IPVA no Detran DF para saber se o boleto foi compensado mesmo. Ao menos nos primeiros três dias a indicação é andar com o comprovante de pagamento ao lado do documento do veículo. Em caso de atrasos de entrada no sistema da quitação o motorista já está respaldado pelo comprovante.
O pagamento em duplicidade também pode ser um problema, então vale consultar o IPVA sempre. Caso o boleto seja pago duas vezes a devolução do valor não é feita em saldo porque o Detran não trabalha desta forma. É preciso ir até um posto de atendimento do Detran do Distrito Federal ou na sede da Secretaria da Fazenda do mesmo Estado e fazer o requerimento de devolução do valor pago duas vezes, com a comprovação do segundo pagamento.
Alguns proprietários de veículos não precisam pagar o imposto anual. São isentos do IPVA no Distrito Federal:
A isenção pode ser conseguida por meio de preenchimento de requerimento no site do Detran do DF. Para conseguir a isenção é preciso:
Quem estiver com o pagamento do IPVA em atraso deste e de outros anos pode fazer a quitação do débito. O importante é manter o veículo fora das ruas como diz as regras ou poderá ser apreendido.
A negociação do débito é simples. Basta ir com os documentos pessoais e do veículo ate um posto de atendimento do Detran do DF ou Sefaz e solicitar falar com um atendente. A negociação é feita direto com o atendente e o condutor escolhe como quer pagar: se à vista ou em parcelas. Já no local é possível imprimir todos os boletos e sair pronto para efetuar a quitação.
É importante saber que não há desconto em pagamento em atrasos. Pode haver abatimento da multa mas não dos juros diários e nem no valor da dívida de fato. Logo, deixar de pagar para conseguir abatimento não é um bom negócio. E caso não consiga pagar na data do primeiro boleto é preciso voltar ao ponto de atendimento e fazer uma nova negociação, com atualização dos juros.