Consulta Ipva no Detran MT


Atualmente no Brasil os consumidores estão preferindo a compra de veículos usados e seminovos a novos, por terem preços mais acessíveis e custos menores com o pagamento das obrigações anuais (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores - IPVA, Danos Causados em Acidentes de Veículos Terrestres - DPVAT, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos - CRLV). Mas antes de fazer a compra desses veículo é preciso atenção em algumas coisas.

Para não ter nenhuma surpresa na hora de comprar um veículo o futuro proprietário deve fazer a Consultar IPVA no Detran MT que fornecerá todas as informações sobre o veículo, se existem débitos ou irregularidades.

A importância de se fazer essa verificação é garantir que está adquirindo um veículo regularizado. O Departamento de Trânsito do Mato Grosso não realiza a transferência de propriedade caso o automóvel possua qualquer tipo de pendências.

Para as pessoas que já tem um veículo, o Consultar IPVA no Detran MT também pode trazer diversas vantagens como a verificação de débitos, multas, pendências ou restrições junto ao Departamento de Trânsito. A verificação irá garantir tranquilidade ao proprietário ao transitar nas vias públicas, uma vez que automóveis irregulares ao serem parados nas blitz de fiscalização são multados, apreendidos e guinchados. Essa é uma das formas do Detran e a Secretaria de Estado garantirem o pagamento de todas as obrigações.

No texto abaixo falaremos mais sobre esse importante encargo que é obrigatório, também informaremos o porquê, onde e como Consultar IPVA no Detran MT. Não deixe de ler!

Histórico do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA):

O primeiro encargo cobrado sobre veículos foi a Taxa Rodoviária Única mais conhecida na época como TRU. Por se tratar de uma Taxa, os valores arrecadados já estavam vinculados a gastos com manutenção e construção de vias públicas.

No ano de 1969 instituiu-se o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores conhecido popularmente como IPVA que substituiu a taxa TRU. Transformando a Taxa em imposto, com isso acabou a necessidade de vincular a arrecadação com os gastos públicos no Brasil.

A competência na cobrança deste tributo é da Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso. Como os gastos não são mais vinculados, é possível aplicá-los em outras áreas de necessidade no Estado, como a educação, saúde, transporte público, etc..

É também de competência do Estado definir qual o valor da alíquota do IPVA, que é cobrado um percentual sobre o valor venal do veículo. Para chegar no valor são considerados os custos do Estado de acordo com o seu Planejamento Estratégico. O valor arrecadado é repassado para a União, que retorna parte dele para as Cidades em que os veículos estão cadastrados.

Justificativa de Consultar IPVA no Detran MT:

Quando uma pessoa efetua a compra de um veículo 0 km, não é preciso fazer a Consultar IPVA no Detran MT, pois o automóvel é novo e todas as suas taxas e impostos são cobrados no emplacamento e registro do veículo.

A verificação do veículo é indicada para as compras de automóveis seminovos ou usados. Como já sabemos são muitos os compromissos que devem ser assumidos ao comprar um veículo como o Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor, a taxa Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) e o Danos Causados em Acidente de Veículo Terrestre (DPVAT). Todos os encargos são obrigatórios efetuar o pagamento e são cobrados anualmente pelo Departamento de Trânsito do Mato Grosso e pela Secretaria de Fazenda do Estado.

Como já informamos, o pagamento de todos os tributos e taxas anuais são obrigatórios, se o proprietário deixar de efetuar os pagamentos dos débitos, seu veículo é registrado como irregular nos sistemas do Departamento de Trânsito do Mato Grosso e da Polícia.

Se o veículo que estiver cadastrado como irregular for parado em uma “blitz” de fiscalização realizada por Agentes de Trânsito ou Polícia, o automóvel poderá ser apreendido, multado e guinchado até que sua regularização seja feita.

Faça a Consultar IPVA no Detran MT, você com certeza irá transitar nas vias públicas com mais segurança e tranquilidade. Não esqueça também de fazê-la caso venha a comprar um veículo seminovo ou usado.

Como Consultar o IPVA no Detran MT?

Com a integração dos sistemas pela internet, possibilitou uma grande melhora na coleta de informações. Fizemos esse tópico para que caso tenha alguma dúvida de como Consultar IPVA no Detran MT. Acompanhe abaixo:

Consultar IPVA no Detran MT: Empresa especializada em consultas:

Com a integração dos sistemas do Departamento de Trânsito possibilitou também empresas especializadas fornecerem todas as informações sobre qualquer veículo, confira a seguir os principais dados que podem ser obtidos:

  • Nome completo do proprietário;
  • CPF ou CNPJ do proprietário;
  • Situação legal do veículo;
  • Verifica a existência de débitos (multas, IPVA, DPVAT, CRLV, etc..);
  • Informar a numeração do Chassi e Renavam do veículo;
  • Características do automotor;
  • A empresa também disponibiliza todas essas informações de forma fácil e ágil, você pode obtê-las apenas com o número da placa do veículo. Listamos abaixo o passo a passo para Consultar IPVA no Detran MT, acompanhe:

  • Abra o navegador de internet e digite o endereço eletrônico - https://www.consultapelaplaca.com.br;
  • Coloque os dados do seu e-mail e placa do veículo e clique em “Obter Dados!”;
  • Você será direcionado para realizar o pagamento da consulta, pague de forma segura com o pagseguro. Pode ser feito via boleto ou cartão de crédito;
  • Após a compensação do pagamento, o cliente recebe automaticamente um e-mail para ter acesso a consulta.

    Consultar IPVA no Detran MT: WebSite do Departamento de Trânsito do Mato Grosso:

    Com a integração dos sistemas entre todos os Departamentos de Trânsito Estaduais, possibilitou fazer a Consultar IPVA no Detran MT de forma ágil e sem custo para a pessoa que deseja fazer essa verificação. Essa pesquisa pode ser feita por qualquer pessoa.

    Devido às fraudes de veículos e para proteger o sigilo de informações sobre o veículo e de seu proprietário, o Departamento de Trânsito do Mato Grosso limitou as quantidade de informações disponibilizadas na Consultar IPVA no Detran MT. Para obter todas as informações sobre o automóvel você deve dirigir-se até um posto de atendimento do Departamento de Trânsito ou utilizar a plataforma de pesquisa do website Consulta pela Placa. Caso o pesquisador seja um terceiro e deseja coletar os dados em uma unidade de atendimento do Detran, precisará apresentar uma procuração do proprietário devidamente registrada em cartório.

    Abaixo fizemos um passo a passo para que você aprenda a fazer a Consultar IPVA no Detran MT no website do Departamento de Trânsito. Acompanhe:

  • Abra e digite no navegador de internet;
  • Digite o endereço eletrônico do Detran do Estado do Mato Grosso - http://www.detran.mt.gov.br;
  • Ao entrar no site você poderá visualizar no topo uma aba para Consultar Situação do Veículo no Detran MT;
  • Digite então os dados solicitados (Placa do veículo e Renavam);
  • Clique na opção “Consultar”, a página será redirecionada e informará os débitos, restrições e multas do automotor;
  • A Consultar IPVA no Detran MT só está disponível para os veículos registrados no Estado do Mato Grosso. Caso deseja fazer a verificação de um automóvel de outro Estado você deverá procurar o website do local de seu registro.

    Essa verificação permite verificar o status legal do veículo, se possui algum débito ou pendência, caso exista alguma restrição o proprietário deverá dirigir-se até uma unidade de atendimento do Departamento de Trânsito para saná-la.

    Consultar IPVA no Detran MT: Unidade de Atendimento do Departamento de Trânsito

    A Consultar IPVA no Detran MT também está disponível para todos os proprietários de veículos registrados no Estado do Mato Grosso de forma completa e gratuita. Para fazê-la basta dirigir-se até uma unidade de atendimento do órgão.

    Serão necessários apresentar os documentos do proprietário (documento válido e com foto) e o Documento do veículo (CRLV). Caso a pessoa que queira fazer a Consultar IPVA no Detran MT seja um terceiro, este precisará apresentar também uma procuração específica do proprietário devidamente registrada em um cartório.

    Caso não tenha conhecimento de um posto de atendimento do Departamento de Trânsito em sua localização, siga o passo a passo abaixo para informar-se.

  • Abra o seu navegador de internet
  • Digite agora no navegador de internet digite o endereço eletrônico do Detran do Estado do Mato Grosso - http://www.detran.mt.gov.br;
  • Vá até o final da página e procure uma aba com a informação “Atendimento”;
  • Clique nesta opção, a página será direcionada. Agora verifique no canto esquerdo um menu com as opções das Agências do do Detran e Ciretrans;
  • Clique na opção desejada e a página será redirecionada com a informação de todos os postos de atendimento do órgão;
  • Consultar IPVA no Detran MA: Site da Secretaria da Fazenda

    A Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso é a entidade responsável pela emissão e cobrança do IPVA e disponibiliza a Consultar IPVA no Detran MT a qualquer momento e de forma gratuita. Também é possível emitir as guias de pagamento do tributo. Acompanhe o passo a passo abaixo para fazer a Consultar IPVA no Detran MT.

  • Digite o endereço eletrônico do portal da Secretaria da Fazenda do Estado do Mato Grosso: https://www.sefaz.mt.gov.br;
  • Quando a página abrir, procure no canto direito um Menu de Serviços;
  • Procure e clique no item “IPVA”;
  • Ao fazer isso uma outra página irá abrir em seu navegador de internet;
  • Selecione o item desejado “Pague seu IPVA” ou Consulta extrato IPVA;
  • Ao fazer isso outra página abrirá solicitando alguns dados do veículo como a numeração do Chassi ou Renavam e a Placa;
  • Preencha os dados solicitados e clique em "Consultar";
  • Esse tipo de pesquisa ou emissão de guias de pagamentos pode ser feita por qualquer pessoa, e por medida de segurança alguns dados sobre o proprietário e veículo não são divulgados.