Consulta Ipva no Detran RJ


Consultando o IPVA no Portal do Detran

OIPVA 2016 RJ trata-se de um imposto estadual obrigatório aplicado sobre veículos, que possui um valor para cada diferente modelo.

Na internet você pode consultar dados do veículo relacionado ao seu Estado e onde deseja comprar. A tabela deve ser consultada e o condutor deve ficar atento quanto aos prazos que eles informam para a emissão da guia. Todos os acessos podem ser realizados dentro do site do Detran ou no Banco Bradesco. Veja mais sobre pagamentos no post do IPVA 2016 do Rio de Janeiro.

Veja abaixo a tabela atualizada do calendário IPVA 2016 RJ e compare as informações sobre placa, pagamento integral ou parcelamentos.




Observe sempre o final da placa do veículo para poder efetuar o pagamento. Consulte no site do Detran o calendário: www.detran.rj.gov.br

Mais um recurso útil que pode ser consultado através do Portal é a emissão da Guia IPVA RJ 2016, onde é feito o pagamento do respectivo tributo. Não é mais necessário ir até um posto para emiti-la. Conheça esse recurso e aprenda sobre seu procedimento logo abaixo:
  • Site Bradesco: www.bradesco.com.br





  • O Bradesco é quem administra o IPVA RJ;
  • Ao acessar o site, você seleciona o serviço desejado e depois clicar em Continuar;
  • Após isso, preencha corretamente o número do Renavam e os caracteres de segurança da página;
  • O sistema irá emitir a guia para pagamento com o valor em cota única ou parcelado.


  • Se está no estado do Rio, você pode pagar o IPVA de duas maneiras, como segue:
  • pagável em cota única – com desconto até a data de vencimento;
  • pagável em até 3 vezes – sem incidência de desconto.


  • Decida sobre o que mais lhe convém no momento e efetue o pagamento assim que possível.

    Porque o IPVA precisa estar em ordem?

    Você só consegue vistoriar seu veículo após o pagamento do IPVA, além da regularização de pendências. Então, proceda com a regularização da situação cadastral e evite dores de cabeça.

    Muita gente pensa que é somente no início do ano mas na verdade IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) nos acompanha o ano inteiro. O calendário de pagamento deve ser sempre consultado no site do Detran. É preferível que o IPVA seja pago no começo do ano e em parcela única, mesmo com a possibilidade de parcelamento. No mais, o pagamento deve sempre estar em dia para que não haja maiores surpresas em abordagens policiais. Apesar de ser um processo simples, o valor econômico é elevado para muitos condutores principalmente porque o Detran não faz os investimentos necessários e nós contribuintes acabamos por ter que andar em ruas e estradas malconservadas, sem contar os pedágios que são cobrados e que também não vemos retorno algum. Cada Estado possui um valor de IPVA e este, se pago em cota única e antes da data de vencimento, sofrerá com o desconto de 8%.

    Os carros antigos são isentos

    Segundo a tabela, os veículos mais antigos não precisam pagar IPVA. Os que têm mais de 10 anos de circulação em alguns Estados e os que tem entre 15 e 20 anos de uso em outros. Entretanto, mesmo carros antigos podem possuir vestígios de débitos, então, se você têm algum, faça a consulta e esteja ciente da sua situação. Consulta

    Isenção do valor do IPVA

    Quais nossos direitos?

    Em algumas situações específicas podem ser solicitadas a isenção do IPVA, tais como :
  • Entidade Filantrópica;
  • Veículo de Embaixada;
  • Portador de Deficiência Física (ICMS e IPVA);
  • Condutor Profissional Autônomo – TAXISTA (ICMS e IPVA);
  • Veículo de Valor Histórico;
  • Veículo Recuperado de Roubo;
  • Veículo Sinistrado com Perda Total;
  • Veículo Objeto de Sorteio;
  • Veículo Adquirido em Leilão Promovido pelo Poder Público;
  • Veículo Cedido em Comodato;
  • Veículo Usado em Estabelecimento Revendedor Inscrito;
  • Veículo de Transporte Escolar;
  • Conselho Tutelar Municipal (ICMS);
  • Doação de Veículo pelo Município ao Estado (ICMS);


  • Saiba que ,mesmo que você esteja na listagem acima ,toda a rega há uma excessão ,então observe-as atentamente.

    O carro é do ano mas pode ter algum resíduo

    Se você comprou recentemente um carro 0km aproveitando a promoção da concessionária para não pagar o IPVA , faça a consulta da situação do veículo e verifique se não ficou nenhum resíduo para o ano seguinte, ou no inicio do próximo. Os valores ficam obscuros e você só consegue descobrir pendências quando é abordado na blitz. Mesmo não havendo necessidade de fazer vistoria, consulte se há IPVA em aberto e se caso realmente necessitar, procure uma unidade do Detran do seu Estado.

    Existe algum desconto?

    Existe para casos específicos. O mais comum é quando o valor é quitado em parcela única antes da data limite. Desse jeito, o desconto que altera de acordo com a legislação de cada Estado geralmente tem o valor de 5% a 8%.

    Alguns Estados, como Rio Grande do Sul e Amazonas, têm política de desconto para motoristas que não cometeram nenhuma infração no ano anterior.

    Onde é aplicado o dinheiro do IPVA?

    Quando nos deparamos com ruas esburacadas e estradas mal sinalizadas, nos perguntamos se nosso dinheiro está sendo devidamente aplicado. De fato, não existe um destino certo para o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esses recursos são divididos entre os munícipios e cabe a cada um decidir sua finalidade como melhor convém.

    Como é o funcionamento do IPVA?

    O IPVA trata-se de tributo sobre a propriedade de automóveis sujeitos a registro, matrícula ou licenciamento. Está na Constituição Federal e é instituído pelos Estados e pelo Distrito Federal.

    Como substituto da Taxa Rodoviária Única (TRU), vigente no ano de 1985, o IPVA tem receita destinada a gastos públicos diversos. Esse fato ocorre porque os impostos, diferentemente de taxas, não têm qualquer vinculação com o destino dos recursos.

    Seu valor pode mudar segundo o Estado que foi registrado, a marca, o modelo, a potência, a espécie, o combustível e o ano de fabricação do veículo.

    O imposto é pago sempre no começo do ano e pode ser em dois jeitos: em cota única com desconto ou parcelado em até três vezes. Para carros novos, o IPVA incide na data de aquisição do bem ou na data do desembaraço aduaneiro e se for importado, o valor será pago pelo consumidor final.

    Se seu carro for pego circulando com atraso você pode ser guinchado.

    É seu dever pagar o IPVA em dia para que possamos ter um mínimo possível de estradas e ruas em condições aceitáveis.