Você sabia que o Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotores é obrigatório? Todos os proprietários de automotores no Brasil possuem essa obrigação e caso não seja realizado o pagamento do imposto anual o veículo fica irregular para transitar em qualquer via pública. Também existem outras obrigações como o pagamento do certificado de registro e licenciamento de veículo (licenciamento) e o Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (O DPVAT).
Efetuar a Consultar IPVA no Detran RN é uma das formas de garantir que esteja em dia com todas as obrigações anuais do seu automóvel. Essa verificação também permite saber se existe pendência nos pagamentos das obrigações, bem como informar-se sobre a situação legal do veículo. Caso esteja efetuando a compra de um automóvel, você também poderá informar-se dos seguintes dados:
Como pudemos verificar acima, são muitos os dados que podem ser obtidos com a pesquisa e todas elas podem ser adquiridas junto ao Departamento de Trânsito do seu Estado ou verificando com alguma empresa especializada em consultas veiculares.
Nos últimos anos com a integração dos sistemas do Departamento de Trânsito, possibilitou fazer a Consultar IPVA no Detran RN de forma fácil, rápida e completa. Esse novo sistema também permitiu a criação de algumas empresas especializadas em pesquisa veicular como é o caso da Consulta pela Placa, que fornece todos os dados sobre qualquer veículo no Brasil utilizando apenas a sua placa.
Fizemos esse texto para que você se informe sobre este importante assunto, que é uma das obrigações anuais de todo proprietário de veículo no Brasil. O post é voltado para as pessoas do Estado do Rio Grande do Norte, caso você esteja procurando mais informações sobre o IPVA e seu veículo está registrado em outro Estado, sugerimos ler o texto específico de sua localização.
Com o desenvolvimento do Brasil na década de 60 e com o aumento da frota de veículos no país, veio a necessidade de aumentar os investimentos nas vias públicas. Na época foi criado a Taxa Rodoviária Única (TRU) que era um encargo com gastos específicos para atender as necessidades da população.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (O IPVA como conhecemos), só foi instituído no ano de 1969 e ele substituiu a Taxa Rodoviária Única. Transformando-o em imposto e com isso acabou a necessidade de vinculação dos gastos com o dinheiro arrecadado com o encargo, ou seja, a partir deste marco toda a arrecadação com o Imposto poderia ser gasto em outras áreas, conforme a necessidade do município e Estado.
A responsabilidade pela emissão e controle da arrecadação deste imposto são as Secretarias de Fazenda Estaduais. Após o contribuinte efetuar o pagamento do encargo, o dinheiro é repassado para a União e ela redistribui a arrecadação entre os Municípios e com o Estado (apenas um percentual), quando isto é feito, o Poder Executivo de cada um deles definem como irão utilizar a verba pública, que pode ser usada em outros setores como a saúde, segurança pública, educação, etc..
As Secretarias de Fazenda Estaduais também definem a alíquota cobrada no Imposto, onde é definido um percentual cobrado sobre o valor venal do veículo (tabela FIPE), de acordo com o planejamento estratégico de cada governo. A Secretaria de Fazenda realiza a emissão da cobrança do encargo via boleto bancário e faz o envio dele todo início de ano aos proprietários via correios. O endereço utilizado para o envio desta cobrança é o mesmo que está cadastrado na base de dados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte, por este motivo verifique se todas as suas informações estão corretas e atualizadas. Caso o endereço esteja desatualizado, você pode realizar a atualização no website do Detran RN ou ir até uma unidade de atendimento da instituição.
Em alguns casos o recebimento do boleto da cobrança pode demorar mais que o previsto, se isso ocorrer, é aconselhado verificar o endereço de correspondência no site do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte, ou entrar no site do Detran ou da Secretaria de Fazendo do Estado para emitir a segunda via do tributo. Lembre-se, a responsabilidade de verificar estas informações é do proprietário, portanto caso não receba a cobrança do tributo, faça a verificação e emissão da segunda via do pagamento. O não recebimento não isenta do pagamento pois ele é obrigatório por isso faça a Consultar IPVA no Detran RN.
Com a integração dos sistemas de todos os Departamentos de Trânsito Estaduais no Brasil, possibilitou realizar a Consultar IPVA no Detran RN de diversas formas. Com a pesquisa online qualquer pessoa pode fazer a verificação de forma simples e completa. Essa integração também possibilitou a criação de algumas empresas como a Consulta pela Placa que realiza a pesquisa completa de qualquer veículo utilizando apenas a sua placa. Abaixo listamos todas as formas de se efetuar a verificação. Acomapanhe:
Consultar IPVA no Detran RN utilizando o site do Consulta pela Placa:
Com a integração dos sistemas do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte, possibilitou a criação da empresa Consulta pela Placa que realiza consultas veiculares de qualquer veículo no Brasil usando apenas a sua placa. Acompanhe a seguir os principais dados que podem ser obtidos com essa plataforma:
Como pudemos verificar são muitos os dados que essa plataforma de pesquisa fornece a pessoa, ela pode ser feita por qualquer pessoa e a qualquer momento. Acompanhe o passo a passo a seguir para aprender a utilizar essa potente plataforma de pesquisa veicular.
Consultar IPVA no Detran RN em qualquer Unidade de Atendimento do Detran:
Um dos serviços disponíveis no pronto atendimento do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte é a Consultar IPVA no Detran RN, a pesquisa pode ser feita a princípio apenas pelos proprietários dos veículos e ela não possui custo. Serão necessários apresentar alguns documentos como:
Chegando ao posto de atendimento, basta apresentar os documentos que o funcionário do Detran irá realizar toda a verificação do veículo. Caso o pesquisador seja um terceiro, ele precisará apresentar também uma procuração específica do proprietário para realizar a consulta. O Detran adota essa medida para aumentar a segurança, proteger os dados do veículo e de seu proprietário.
Antes de dirigir-se a uma unidade de atendimento, faça a verificação do endereço correto do Departamento de Trânsito ou Ciretran do Estado do Rio Grande do Norte, você pode encontrar essa informação no website da instituição http://www.detran.rn.gov.br/. A vantagem de se utilizar os serviços disponibilizados em uma unidade de atendimento do Departamento de Trânsito, é de caso existam quaisquer tipos de pendências, débitos (IPVA, DPVAT, Licenciamento e multas) ou irregularidades, o proprietário ou o terceiro poderão dar entrada a um processo para solucionar todos os seus problemas ou emitir as guias de pagamento em atraso.
Consultar IPVA no Detran RN no website do Departamento de Trânsito:
Com a integração dos sistemas do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte, possibilitou realizar a Consultar IPVA no Detran RN pelo website da instituição. Essa verificação pode ser feita por qualquer pessoa, mas diversos dados sobre o veículo e de seu proprietário não são divulgados. O Detran adota essa medida como forma de aumentar a segurança das informações do veículo e de seu proprietário. Essa pesquisa só fornecerá os débitos e a situação legal do veículo, caso queira efetua-lá, siga o passo a passo descrito abaixo:
O website também disponibiliza ao contribuinte a emissão de guias de pagamento de impostos, taxas, encargos e multas em atraso pelo site do Departamento de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte. Se porventura o veículo tiver qualquer tipo de restrição, é indicado dirigir-se até um Posto de Atendimento do Detran para que ela seja sanada e retirada do sistema do Detran. É importante lembrar nos casos em que você esteja efetuando a compra de um veículo e ele estiver com pendência, irregularidades ou débitos, o Detran RN não realiza a transferência de propriedade, todos as pendências devem ser sanadas antes de transferir o veículo para o novo proprietário.