Consulta Ipva no Detran RS


O Detran do Estado do Rio Grande do Sul disponibiliza todo início do ano o pagamento do compromisso anual do Imposto sobre Propriedade do Veículo Automotores mais conhecido como IPVA.


Com uma simples Consultar IPVA no Detran RS o proprietário do veículo poderá planejar todas as suas contas no início do ano e não perder a oportunidade de quitar seus débitos referentes a seu veículo automotor.


Por que Consultar IPVA no Detran RS?


Não é nenhuma exclusividade para os proprietários de veículos emplacados no Estado do Rio Grande do Sul pagar este imposto. O Imposto sobre Propriedade do Veículo Automotores mais conhecido como IPVA, é um compromisso anual que todo dono de um veículo deve assumir anualmente.


O pagamento deste tributo é uma das formas de arrecadação dos Estados e União. Diferente do que muitas pessoas pensam, o dinheiro arrecadado com o IPVA podem ser a receita dividida conforme os gastos públicos definidos pelos Governadores dos Estados e pelos Prefeitos. Mas parte do dinheiro também é aplicado nas construções e reformas das vias, avenidas, estradas e sinalização de trânsito com o objetivo de torná-lo mais eficiente e seguro para a população.


O valor do IPVA varia de Estado para Estado, onde cada um define um percentual sobre o preço do veículo. O preço é determinado pela tabela FIPE, responsável em determinar o valor venal dos veículos e também a necessidade de arrecadação de cada Estado. Esta diferença pode ser detectada em uma simples pesquisa nos websites do Detran de cada estado.


Onde e como consultar o IPVA no Detran RS?


O Estado do Rio Grande do Sul envia a cobrança deste tributo via boleto de pagamento pelos correios. A Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul encaminha a cobrança para o endereço cadastrado no Detran, por isso é muito importante sempre manter seus dados atualizados.


Caso o boleto de cobrança não seja entregue na sua residência ou endereço que foi cadastrado no Detran, não há necessidade para preocupação inicial. A cobrança pode demorar alguns dias dependendo de sua localização.


Na hipótese desta cobrança não ser entregue por motivos como a mudança de endereço (desatualizado) ou por algum tipo de erro da Secretaria da Fazenda do Estado, pode-se obtê-lo de algumas outras formas. Listamos abaixos algumas delas:


Ir pessoalmente a um Posto de Atendimento do Detran RS:

As unidade de atendimento do Detran podem disponibilizar a qualquer momento a segunda via do boleto para o pagamento do tributo. Tudo que precisa fazer é ir pessoalmente a um Detran mais próximo de você.


Para obter a segunda via do boleto o Detran exige alguns documentos, são eles:
  • Documento válido com foto;
  • Carteira de Habilitação Nacional (CNH) válida;
  • Documento do veículo;

  • Caso não seja o proprietário do veículo, a retirada deste documento pode ser realizada por terceiros, basta apresentar uma procuração específica devidamente registrada em um cartório.


    Este serviço é feito de forma simples, quando chegar a um posto de atendimento, solicite uma senha para o serviço desejado, aguarde ser chamado por um funcionário que irá ajudá-lo.


    Para saber os endereços de um Detran mais próximo de você, basta acessar o site do Detran Rio Grande do Sul que informará também os telefones para contato caso haja alguma dúvida.


    Como fazer a retirada do IPVA online no site do Detran Rio Grande do Sul:


    Com a informatização dos sistemas, é disponibilizado a Consultar IPVA no Detran RS no website da instituição. Esta verificação só ocorrerá para os veículos que foram emplacados no Estado do Rio Grande do Sul, cada Estado possui seu próprio sistema, portanto não é possível verificar veículos de outros estados.


    Para acessar o site do Detran RS para consultar ou retirar o IPVA, siga os passos descritos abaixo:


  • Digite no seu navegador de internet o endereço eletrônico do Detran RS - http://www.detran.rs.gov.br/;
  • Ao acessar o site poderá verificar uma aba no início da página principal com o nome “Consulta de Veículos”;
  • Clicando nesta opção irá abrir uma janela solicitando os dados da Placa do veículo e seu Renavam;
  • Após preencher com os dados, basta clicar em pesquisar que será direcionado para uma página que informará todos os dados e débitos referentes a esta pesquisa;

  • Este sistema disponibiliza também os débitos referentes a anos anteriores, taxas e multas pendentes entre outras informações.


    Retirando a guia de pagamento do IPVA no site da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul:


    O Rio Grande do Sul é um dos poucos Estados que disponibilizam no website de sua Secretaria de Fazenda a retirada do boleto para pagamento do IPVA, a maioria de outros Estados não disponibilizam este serviço, fazendo com que o proprietário tenha que ir pessoalmente a um posto de atendimento do Detran ou acessar o site do Detran de seu Estado.

    Para acessar o site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul e retirar o IPVA siga os passos abaixo:


  • Digite no seu navegador de internet o endereço eletrônico da Secretaria da Fazenda do RS - https://www.sefaz.rs.gov.br/;
  • Ao acessar o site poderá verificar uma aba a direita no início da página principal com o nome “IPVA em cobrança – Emita guia aqui”;
  • Clicando nesta opção irá abrir uma janela solicitando os dados do proprietário seja ele pessoa física ou jurídica e as informações do veículo;
  • Após preencher com os dados, basta clicar em avançar que será direcionado para uma página que informará todos os dados e débitos referentes a esta pesquisa;

  • Não é necessário efetuar um login ou informação adicional para consultar o IPVA do Rio Grande do Sul no site da Secretaria da Fazenda. Qualquer um pode fazer, basta ter todas as informações corretas em mãos.


    Cuidado com fraudes no IPVA do Rio Grande do Sul:


    Todo ano deparamos com as notícias de fraudes no IPVA, um dos métodos utilizados é o envio de boletos antecipados para os proprietários ou recebimento pelos correios. O Detran e a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul deixam claros as informações em relação ao calendário de envio dos boletos e suas datas de vencimentos. Fique atento para não cair em um golpe!


    Este grupo de ladrões são muitos especializados, utilizam de nomes fantasias para enviar estas cobranças aos proprietários, além de invadir os sistemas do Detran para conseguir os endereços dos contribuintes.


    O documento falso gerado é igual ao emitido pela Secretaria da Fazenda, como o modelo do imposto é de fácil acesso, facilita a realização de uma cópia e envio utilizando a internet ou os correios. Lembre-se o tributo é enviado todo ano utilizando os correios.


    As autoridades brasileiras alertam para não efetuar o pagamento destes boletos enviados antecipadamente. Anualmente a Secretaria da Fazenda e o Detran alertam a população por meio da mídia e sites oficiais.


    A prática destas fraudes crescem a cada ano que passa, por isso é sempre bom verificar em um website official de algum destes órgãos públicos para verificar se o boleto está correto, verifique o número de série e código de barras do boleto. Caso encontre com um documento falso, alerte as autoridades e o proprietário não deve efetuar o pagamento, e caso o pague não o livra do débito com o Estado.


    O que acontece se não efetuar o pagamento do IPVA do Rio Grande do Sul?


    O tributo sobre o veículo é obrigatório para todos os proprietários de automotores. Caso não seja realizado o pagamento é gerado um débito com a Secretaria da Fazenda e o Detran.


    O não pagamento do IPVA pode gerar a apreensão do veículo caso o débito esteja em aberto e também uma multa por atraso. Com isso não é possível a transferência do veículo.


    Caso tenha optado por parcelar o IPVA, o veículo continua legalizado, podendo circular nas vias normalmente. Normalmente o sistema leva de 1 a 3 dias para realizar o processamento do pagamento.


    Como negociar IPVA em atraso no Rio Grande do Sul?


    A Secretaria da Fazenda e o Detran definem todo ano a data limite para efetuar o pagamento do IPVA, verifique sempre os dias definidos para ficar em dia com o pagamento do tributo. Caso não seja paga no dia da data definida, o proprietário fica em débito com a Secretaria da Fazenda e com o Detran.


    A quitação dos débitos podem ser feitas a qualquer momento do ano, vale lembrar que o Estado disponibiliza um desconto para o contribuinte que paga antecipado e quita seus débitos.


    A negociação dos débitos podem ser negociados na Secretaria da Fazenda ou no Detran. Podem ser feitas utilizando a internet ou indo pessoalmente aos postos de atendimento, importante lembrar que é necessário apresentar os documentos originais do proprietário e do veículo.


    Caso opte ir até um ponto de atendimento, o empregado irá informar a quantidade de tempo do atraso, calcular o juros e multas decorrentes do atraso e emitir uma nova guia para pagamento.


    Caso não efetue o pagamento do boleto referente a negociação, o proprietário do veículo volta a dívida ativa e os juros e multas voltam a serem aplicados.


    Outra informação importante é quanto o abatimento do IPVA em atraso. O desconto pode acontecer na multa, dependendo do valor do débito. Não há percentual de desconto do valor do tributo em si e nem nos juros diários cobrados.