Está em constante crescente o número de veículos de todos os tipos circulando pelas ruas do Brasil. As concessionárias e revendas de carros certamente ficam bem satisfeitas com esses dados, pois mesmo em tempos de crise as pessoas não abrem mão de adquirir o carro próprio. Entretanto, esse crescimento desordenado gera algumas consequências negativas que afetam diretamente a infraestrutura das ruas, avenidas, estradas e rodovias e consequentemente a vida da população como um todo.
Muitos consumidores encantados com os preços atraentes, as excelentes condições de pagamento, as baixas taxas de juros e a redução de IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado), fecham negócio sem levar em consideração os gastos que o veículo vai gerar e acabam se surpreendendo ao receber pelos correios o boleto de cobranças de valores tributários.
Além de combustível e manutenção, existe DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres) e o IPVA (Imposto Sobre Veículos Automotores), que são taxas obrigatórias cobradas pelo governo a todos que possuem em seu nome a propriedade de um veículo.
Para saber mais sobre o que é esse tributo, qual sua importância e como consultar IPVA no Detran SC, continue a leitura deste artigo.
O IPVA é a sigla referente ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos automotores. Este é um tributo de ordem estadual e visa arrecadar dinheiro em razão da propriedade de um bem (veículo) para diversos fins, não só a construção e melhorias de estradas.
A arrecadação é feita pelo governo do Estado, mas 50% do montante é repassado para os Municípios onde o veículo foi emplacado, que vai gerenciar esse dinheiro e investir naquilo que a cidade mais necessita. Este, portanto, possui grande e relevante valor para o desenvolvimento social, já que por meio dele são feitos vários investimentos em saúde, segurança, mobilidade urbana e outros.
O mesmo complementa toda a arrecadação recebida dos governos federais e estaduais e o pagamento, feito pelo contribuinte comum pessoa física, reflete diretamente em melhorias para o próprio povo, através de investimentos em serviços básico e necessário à população.
Por isso que é interessante para o município investir em infraestrutura e atrair cada vez mais cidadãos, para que aumente o número de emplacamentos e consequentemente a arrecadação do município, bem como a capacidade econômica de investimento e melhoramento da vida de quem nele reside.
Ao contrário do que muitos pensam, este imposto não é destinado apenas para investimento e melhora de ruas e rodovias. De todo o valor arrecadado, a lei define uma porcentagem para que parte seja utilizada para o desenvolvimento e melhoramento de outros serviços, como por exemplo a construção e reparos em viadutos, escolas e moradias, bem como a compra e a distribuição de alimentos e de remédios, e, claro, a manutenção das vias públicas.
Portanto, este é um imposto de extrema importância para o governo do Estado e do Município. Muito embora seja árduo ter que arcar com mais uma modalidade de tributo, visto que o contribuinte brasileiro tem inúmeras outras, o ônus de pagá-lo vem com a consciência do seu retorno em forma de investimentos em diversas áreas.
O IPVA varia de valor conforme o tipo do veículo (moto, carro, ônibus, caminhão, carreta, etc.), e o seu pagamento deve ser feito no prazo estabelecido na cobrança, sob pena de multa de 0,3% ao dia até o 30º dia, multa de 20% após o 30º dia e juros (SELIC) calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.
O procedimento de pagamento pode ser feito diretamente nos terminais de atendimento credenciados, a partir da apresentação do número do Renavam, ou pela emissão da Guia de arrecadação pelo site ou nas repartições da Fazenda.
O pagamento é obrigatório e anual a todos que possuem veículo em seu nome, podendo ser feito à vista, parcelado ou com desconto, quando realizado antes do prazo de vencimento. A data é variável, já que o calendário de pagamento é definido pela numeração final de cada placa.
Esse imposto é supervisionado pelos técnicos da SEF e realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Para veículos usados é calculado com base no preço médio do mercado, enquanto que para os novos é o preço que consta na nota fiscal de venda.
Após conhecer a importância desse imposto e o motivo pelo qual todo proprietário de veículo automotor deve pagá-lo anualmente, você saberá como se manter informado a respeito dos pagamentos do seu IPVA através de consulta online.
consultar IPVA no Detran SC é bem fácil: é preciso ter em mãos apenas o número do Renavam e a identificação da placa do veículo. O processo é todo online, ou seja, fácil, rápido e sem precisar sair de casa, enfrentar filas ou pagar qualquer tipo de taxa.
Se você está em processo de negociação para a compra de um veículo usado, o ideal é que solicite na loja revendedora ou com o proprietário do mesmo esses números identificadores. Com eles, é possível consultar IPVA no Detran SC e averiguar se a documentação referente aos tributos do veículo está toda em dia e sem nenhuma restrição. Dessa forma, você estará fazendo uma aquisição mais segura e estará evitando surpresas e problemas futuros.
consultar IPVA no Detran SC é muito útil para verificar a situação do carro em algumas ocasiões. A principal delas é manter-se informado a respeito do seu próprio veículo e evitar ser surpreendido com restrições indevidas, que pode eventualmente acontecer. Se o pagamento foi feito corretamente mas o sistema não o reconheceu, o proprietário pode ter seu nome negativado e sofrer com a falta de crédito na praça, o que vai prejudicar inúmeras transações financeiras e comerciais para o CPF negativado.
Outra finalidade é para quem deseja adquirir um veículo de segunda mão. O proprietário em negociação deve informar ao possível comprador todas as peculiaridades do carro, incluindo a quitação ou não de taxas que regularizam a documentação do veículo, só que nem sempre isso acontece.
Portanto, para se proteger de eventuais golpes e da compra de um automóvel com pendências financeiras e judiciais, é crucial que o propenso comprador peça os números de identificação do carro e possa consultar IPVA no Detran SC, de modo a garantir a segurança do negócio.
Outra finalidade é consultar IPVA no Detran SC de veículos adquiridos por meio de herança, presente ou doação. Às vezes a pessoa pode aparentar estar fazendo uma boa ação enquanto o recebedor fica muito satisfeito, afinal ganhar um carro ou uma moto é sempre muito bom. Porém, se o veículo encontra-se com alguma restrição, o que era para ser um excelente presente pode acabar trazendo dores de cabeça para o novo proprietário.
Portanto, faça a consulta da situação do veículo e deixe tudo regularizado o quanto antes, para que o mesmo não seja barrado em uma fiscalização e você seja impedido de conduzi-lo.
Lembrando que consultar IPVA no Detran SC é possível apenas para veículos emplacados no Estado de Santa Catarina.
Todo aquele que possui veículo em nome próprio e não faz a devida quitação dos impostos está sujeito a perder o mesmo no caso de ser parado em uma fiscalização. A depender do tempo em que o IPVA estiver pendente, as consequências são o pagamento de altas multas ou até mesmo a apreensão do veículo.
Este é o motivo pelo qual você deve consultar IPVA no Detran SC antes de fechar negócio e fazer a compra de um carro seminovo, pois as restrições financeiras do mesmo podem gerar uma enorme quantidade de problemas para o novo proprietário, inclusive a perda do veículo, como já dito, além do altíssimo valor a ser pago para a regularização da documentação, que pode chegar a ser maior que o do próprio bem.
A vantagem, portanto, é a garantia de uma compra segura, pois a consulta vai fornecer dados importantes e o novo proprietário saberá com mais precisão aquilo que está negociando.
Como visto, é de grande importância o pagamento do IPVA, tanto para os cofres de arrecadação do Estado e do Município quanto para os cidadãos, que veem o retorno do tributo em forma de melhorias nas vias urbanas e investimentos nas áreas da saúde, educação, segurança e outras.
Para estar sempre dia com as obrigações veiculares e para averiguar se um veículo possui algum tipo de restrição, é interessante consultar IPVA no Detran SC. Sabendo das condições do mesmo, é bem provável que você não precise enfrentar nenhuma situação constrangedora em abordagens policiais ou em compras de veículos seminovos, o que garante sua segurança como contribuinte e condutor.
Gostou das nossas dicas? Entre em contato com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba mais sobre como consultar IPVA no Detran SC. Assine, também, nossa newsletter e receba a atualização de conteúdos.