As multas fazem parte do sistema encontrado pelo Detran para manter o trânsito em ordem, ou menos tentar. Cada infração possui uma pontuação específica e somando 21 o condutor perde a habilitação. Para evitar diversos problemas é importante consultar multa no Detran AL.
O correto mesmo é andar na linha e seguir as regras para não cometer qualquer infração. Mas nem sempre somos perfeitos, em especial no trânsito. As multas existem para a condução de veículos nas ruas e estradas ser o mais próximo da perfeição possível.
As multas possuem quatro classificações: leve, médias, graves e gravíssimas. Nas infrações leves o condutor pode ter o acréscimo de um a dois pontos na carteira. Já nas de médias entre 3 e 4. As graves somam cinco ou seis pontos dependendo de qual tipo de má conduta ao dirigir. As gravíssimas 7, as mais temidas por valores extremamente altos.
Todas as infrações cometidas em uma mesma habilitação não podem somar 21 pontos. Caso isso aconteça o documento deve ser apreendido. O motorista não poderá mais dirigir nem mesmo sob supervisão durante 12 meses.
Os problemas de somar 21 pontos não param por ai. Se você provou não ser um bom condutor e não saber as regras de trânsito, talvez precise de novas aulas e vai precisar realizar um curso de reciclagem em uma auto escola. Também precisar fazer o teste teórico novamente para provar estar apto a segurar o volante.
Saber a quantidade de multas atreladas a uma habilitação pode ajudar em algumas situações. Uma das mais importantes é ter certeza se está dirigindo legalmente ou não. Somados os 21 pontos em sua CNH o motorista não deveria mais conduzir nenhum automotor. Sendo pego em uma blitz sua carteira é cassada e devolvida com apenas 12 meses.
Não é possível também transferir a posse do veículo com multas. Todos os débito devem ser quitados antes de solicitar um novo documento. O pagamento pode ser feito pelo dono antigo ou novo, entrando na negociação da compra. O importante é quitar antes de transferir a propriedade do veículo.
A boa notícia é que não ultrapassando os 21 pontos o condutor pode circular tranquilamente sem qualquer penalidade. Deve apenas fazer o pagamento das multas na data limite ou arcar com os juros sobre cada uma delas.
Proprietários de veículos compartilhando o automotor durante ao longo dos dias da semana também devem fazer a consulta constante das multas pela placa. A notificação de multa sempre virá para o proprietário se for obtida por meios eletrônicos. Os riscos de tomar mais de 21 pontos na carteira quando se compartilha veículos é enorme sem ao menos saber estar no limite. Vale a fiscalização constante.
Algumas situações realmente acontecem sem intenção. Eventualmente vamos estacionar em locais proibidos sem saber em caso de emergência. Passar em radar um pouco acima da velocidade é comum também em uma emergência familiar ou atraso no compromisso. Em todas essas situações o ato consultar multas no Detran AL pode ajudar para saber se de fato você não foi punido.
Após uma viagem a outro estado é importante também consultar multas no Detran de Alagoas. Por não conhecer a via de outra região há uma enorme tendência e acabar cruzando com radares de localizações distintas.
Em um mundo perfeito todos os motoristas do Brasil seguiriam as normas de trânsito. Mas como isso não acontece, consultar multas no Detran de Alagoas ajuda aos motoristas a ter mais cuidado quando estiverem se aproximando da pontuação limite e evitar carteiras cassadas.
Uma vantagem para o bolso do condutor é em relação a data limite de pagamento das multas. Não há desconto pagando na data correta mas evita juros por atraso diários. Também atrasa trâmites internos do Departamento de Trânsito.
Também ajuda as informar sobre radares escondidos. O correto é andar no limite permitido da via, mas eventualmente ultrapassamos um pouco e acabamos com uma multa. Nem todos os radares estão visíveis. E se você foi multado uma vez em um endereço específico em trajeto rotineiro, há enormes chances de sofrer penalidade mais de uma vez.
Notificações e boletos de multas são enviados para residência dos condutores via Correios. Mas é preciso ter alguém no endereço para receber o documento o ele voltará para a central. Fazendo a consulta no Detran de Alagoas para veículos emplacados neste Estado evita-se o desconforto de descobrir ao acaso uma pontuação a qual não foi notificado. É importante manter acompanhamento constante.
Com relação aos pagamentos de multa também é importante consultar após quitar um boleto. A digitação de apenas um número errado faz o bloqueio não ser pago de fato ao órgão responsável, alguns problemas e deixando o débito em aberto. A indicação do próprio Detran é realizar o pagamento, guardar comprovante juntamente com o bloquete e apenas após fazer a consulta e constatar a finalização do débito é que não é mais necessário andar com a papelada na carteira. Uma multa paga leva até 3 dias para ser processada no sistema do departamento de trânsito. Durante esse período não adianta ir ao sistema porque não deve constar o pagamento. Mas se após 5 dias úteis nada contar, procure uma sede do Detran e regularize a questão mostrando o seu comprovante.
A forma mais simples de saber se você possui multas e quantas ainda há é indo até uma sede do Detran de Alagoas. Juntamente com sua habilitação basta requisitar com um servidor público atendimento em um dos postos. No computador central você se informa exatamente quantos pontos já possui e outras coisas, como quais mudas foram pagas e quais ainda estou com débito aberto.
Outra forma de consultar a pontuação da CNH é sem sair de casa e gratuitamente. Acesse o site do Detran de Alagoas clicando aqui, navegue na barra esquerda de opções clicando no nome “Habilitação”.
Uma janela com alguns quadrados para preenchimento serão abertos. Digite o CPF da pessoa ser consultada, data de nascimento, escolha o estado e em seguida a cidade de nascimento. É só clicar agora em consultar esperar os dados na tela.
São formadas apenas multas válidas nos últimos 12 meses. Esse é o período para a pontuação para escrever e ser removida da CNH. Se Você cometeu uma infração em janeiro de 2016, até o mesmo mês de 2017 ela constará no sistema e depois será removida.
Existe ainda uma terceira forma de consultar multas no Detran de Alagoas. Se há um interesse em comprar um veículo mas quer saber de fato a situação dele pode-se usar apenas o número da placa para consultar as infrações.
Acesse o site do Detran AL no endereço http://www.detran.al.gov.br/. Clique na barra lateral na opção “Infrações”. Na nova tela Digite a placa do veículo e clique em “Consultar”. As informações vão surgir na tela de forma clara sobre as últimas multas ainda em vigor.
Eventualmente o proprietário de veículo será surpreendido com a chegada de uma correspondência sobre uma infração cometida em trânsito quando nem ao menos estava dirigindo neste dia. Isso acontece porque os sistemas eletrônicos de faróis e radares captam a placa do veículo e não seu condutor.
Não tem problema, a solução é simples. A notificação de multa é enviada com os dados da infração (dia, hora e local), a pontuação a ser acrescentada na carteira e o valor em reais. Logo abaixo há um formulário com espaços em branco para serem preenchidas no caso do condutor não ser o proprietário do veículo.
O passo a passo é preencher com todos os dados do condutor e assinar. O documento deve ser entregue em uma sede do DETRAN mais próxima com cópias autenticadas em cartório os documentos com foto tanto do proprietário como do condutor que de fato cometeu a infração.
O processo de modificação da pontuação dura entre 30 e 60 dias. O valor deve ser pago durante este período sem qualquer problema.
Como uma forma de estimular o trânsito seguro em vias públicas, o Detran de alguns estados resolveu dar um incentivo a mais para que os motoristas evitem multas. O estado do Amazonas fornece 10% de desconto no pagamento do IPVA para quem não tiver multas nos últimos 12 meses atreladas a sua habilitação.
Quem não tiver nenhum notificação nos últimos dois anos obter um desconto ainda maior: 15%. O pedido é feito diretamente no sistema do Detran online informando habilitação do motorista, número do documento do proprietário e outros dados solicitados na tela.
Por enquanto o incentivo funciona apenas no Amazonas mas pretende-se estender para outro Estados muito em breve.
Se você está em outro estado que não o do seu emplacamento e deseja consultar as multas atreladas a sua habilitação pode fazer em qualquer posto de atendimento do Detran. O sistema integrado permite analisar a habilitação de qualquer brasileiro dentro da validade.
Pode-se fazer isso pessoalmente nos postos de atendimento online no Detran do seu estado.