As multas de trânsito têm tirado o sossego de muitas pessoas.
A multa é um instrumento legal de punição pecuniária, isto é, representada em dinheiro. No caso da multa de trânsito, é uma sanção aplicada pelas autoridades de trânsito como punição a infrações cometidas, como trafegar sem carteira, ultrapassar em lugar proibido, entre várias outras.
Saiba que segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB)LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997 o dinheiro que é arrecado com o pagamento das multas de trânsito deve ser usado exclusivamente:No entanto, atualmente não se tem obrigatoriedade de divulgar onde foi aplicado e como foi aplicado essa arrecadação multimilionária, no atual cenário nacional é muito importante sabermos os nossos direitos, como está sendo empregado o dinheiro que é nosso, para exercermos nossos direitos de cidadãos. No Brasil elas, as multas, variam em relação ao valor e podem ser classificadas em leves, médias, graves e gravíssimas pelo Código de Transito Brasileiro (CBT), o preço das multas pode variar entre R$ 26,60, para algumas infrações menores cometidas por pedestres, até o valor de R$ 957,70, o valor mais alto reservado às infrações mais graves. As 11 infrações mais comuns cometidas pelos brasileiros são:
Além do valor da multa, o motorista autuado também sofrerá punição em pontos na carteira. É importante lembrar que nem todas as multas são emitidas por um mesmo órgão: elas podem ser municipais, estaduais ou federais. A partir de 20 pontos na carteira, o direito de dirigir fica suspenso. No entanto, algumas infrações por si já suspendem o direito, como dirigir sob efeito de entorpecente ou deixar de prestar socorro a vitima de acidente em que o condutor estiver envolvido. Você pode conferir as multas acessando o site do Detran-TO: http://detran.to.gov.br/.
Iremos lhe orientar em mais detalhes, continue lendo o artigo.
Nem sempre estamos a par de todas as multas, pois correspondências – o Detran envia através dos correios – se extraviam e certas vezes não são endereçadas corretamente.
Você não precisa esperar os correios para ver se foi autuado, simplesmente pode verificar online e se preparar para pagar a multa ou para recorrer. O processo é bem simples e rápido e ele se dá através do site do Departamento de Trânsito de seu estado, no caso, Detran-TO - http://detran.to.gov.br/.
Caso possua alguma multa e não deseja esperar os correios, ou mesmo, se mudou de endereço, comprou um carro que veio com pendências e deseja recorrer da sua multa dentro do prazo de 30 dias, você poderá imprimir o boleto de uma multa em aberto através do site do Detran do seu estado, no caso basta acessar o lado direito da tela, descer a barra de rolagem, você irá localizar o subtítulo Serviços, clique em Sistemas do Detran e você será redirecionado para uma nova página e clique em Multas, pronto.
Se você achar que a multa foi aplicada indevidamente, você tem a opção de recorrer, como citado. Existem 3 instâncias sendo elas:
Para maiores informações entre em contato com o Detran-TO mais perto de você, ou através dos contatos abaixo:
Caso você não recorra da sua multa dentro do prazo de 30 dias, você receberá em sua casa uma nova correspondência com o boleto bancário do pagamento da multa, que deverá ser pago até a data do vencimento. Você também pode imprimir o boleto de uma multa em aberto através do site do Detran. Não deixe de verificar junto ao órgão responsável por sua multa se é permitido fazer o parcelamento. Nem todos os órgãos aceitam o parcelamento de multas, no entanto, já existem alguns aceitando o pagamento em 12 vezes no cartão de crédito.
Este é um assunto muito importante para todos nós como cidadãos, precisamos ser mais participativos e fiscalizarmos, acompanharmos e recorrermos se for o caso. Verifique, não deixe para depois, afinal no Brasil são apontadas milhões de multas de trânsito, e com o aumento crescente do número de radares nas cidades e nas estradas, a tendência é aumentar ainda mais o número de multas.
Chega de pagar despachantes para este ou qualquer outro tipo de pesquisa relacionada ao seu veículo, faça você mesmo no conforto do seu lar e o mais importante em um ambiente totalmente seguro, se informe, no Detran-TO - http://detran.to.gov.br/.
As principais vantagens de se consultar Multas no Detran-TO, são: