A sigla Renavam é muito conhecida dos motoristas e proprietários de veículo no Brasil. Significa Registro Nacional de Veículos Automotores. É um processo simples e rápido Consultar Renavam no Detran AC para obter a maior quantidade de informação possível sobre o seu veículo.
A série numérica correspondente ao Renavam é tudo o que o departamento de trânsito precisa, os policiais e um proprietário para obter o máximo de informações sobre qualquer tipo de veículo automotor devidamente registrado no Brasil.
No documento oficial de porte obrigatório do motorista (o CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) a série numérica localiza-se na parte superior da folha esverdeada. Bem ao lado da quantidade de vias no documento, na cor cinza quando se trata de uma folha original.
A combinação numérica a soma 11 dígitos, cada um com uma funcionalidade no quesito informação. Nenhum dos números possui uso a esmo. São escolhidos de acordo com os dados necessários a serem informatizado.
Se você quer saber agora qual a numeração do seu Renavam, existem algumas formas simples de consultar. São elas:
Esta é a forma mais simples de consultar a numeração do Renavam sem precisar sair de casa. Se o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo está em boas condições visuais (e deve estar por lei), é o segundo número do documento na primeira linha de informações.
Se por algum motivo você não consegue consultar o número do Renavam diretamente no seu documento, pode buscar a informação diretamente em um posto de atendimento do Detran do Acre. Os endereços estão listados no site do Detran.
Basta solicitar uma ficha, esperar ser chamado e pedir a informação a um atendente. É preciso ter em mãos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou qualquer documento de identificação oficial ser o proprietário do veículo. Consulta por terceiros apenas com procuração autenticada em mãos.
Mas atenção: cuidado para não se prejudicar em sua ida ao Detran. Ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo é obrigação de todo condutor. Ir até um posto de atendimento do Detran e informar não estar com o documento e por isso está fazendo a consulta do número do Renavam pode gerar multa. Ter o documento do veículo em mãos é obrigatória a obrigatoriedade de acordo com a legislação de trânsito brasileira.
Através do site do Detran do Acre
Outra forma de se informar sobre a numeração do Renavam pode ser feita sem sair de casa e de forma gratuita. O site do Acre possui alguns serviços eletrônicos de extrema importância para o condutor ou proprietário de veículo dirigido por terceiros.
Não existe diretamente uma opção no portal virtual do departamento de trânsito específica para consultar o Renavam, mas a informação pode ser obtida pelo portal sem problemas.
Digite no navegador de internet do seu computador o endereço eletrônico do DETRAN Acre, http://www.detran.ac.gov.br/. O próximo passo é assim da esquerda com a ponta do mouse na opção “Consulta SNG”.
Se você tiver de alguma forma o chassi do veículo, pode digitar na tela e surgirá as demais informações referente ao veículo consultado. Dentre elas o Renavam.
O código numérico do Renavam é atrelado ao veículo em seu primeiro registro. Enquanto sai da fábrica para a venda como 0 km ele possui apenas numeração de chassi. Quando é registrado o primeiro dono e ganha sua primeira documentação oficial, terá pela primeira vez o Renavam.
Mas como todo o carro, moto e caminhão caminhão já possui um emplacamento obrigatório e único, por que o tal do Renavam é tão importante? Simples: ele nunca será modificado. A sua comparação pode ser com o CPF cidadão brasileiro.
Assim como o cadastro de pessoa física (CPF) o Renavam acompanha o histórico do carro do seu nascimento até o falecimento, quando não possui mais condições de circular em vias públicas.
E durante a vida do veículo todos os dados relacionados a ele são atrelados ao seu número e Renavam. Com as pessoas é a mesma coisa. Dívidas, empregos, impostos, compras de bens, sociedades em empresas, investimentos e até mesmo prisões são associadas ao número de CPF. Todos os dados do carro também foram associados ao seu código Renavam.
Um com o Renavam o proprietário pode saber:
Em algumas situações em especial Consultar Renavam no Detran AC pode ser extremamente útil e facilitar a vida do proprietário do veículo. São elas:
Saber a situação legal de um veículo para uma possível compra - Da mesma forma que existem bons bem vendedor, também existem no mercado os falsários aproveitando-se da inocência ou falta de conhecimento de alguns interessados em compra de automotores usados.
O número do Renavam permite analisar informações sobre o histórico de um veículo e sua legalização. Ele pode ter sido roubado ou furtado de ser humano com o dono e estar registrado como tal no departamento de trânsito. O ladrão pode não saber e continuar tentando uma venda para um possível comprador desinformado.
Saber se o veículo está atrelado a qualquer processo judicial - seja na Vara Cívil ou Trabalhista, se um processo judicial pede a execução de bem e o veículo foi o único bem, ele será apreendido não pode ser vendido para de terceiros.
São muitos os casos de compradores de carro ou moto frustrados porque foram vítimas de um golpe. A sentença de execução já havia se emitida. O proprietário vendeu o veículo e ao tentar passar de nome para um novo emplacamento ou nova documentação descobriu-se no Detran que ele jamais poderia ter mudado de dono.
Saber se um veículo está alienado a uma transação financeira - veículo envolvido em financiamento, leasing e outros processos de empréstimo bancário constam no documento como dono uma pessoa física, mas na verdade o proprietário é uma pessoa jurídica.
Algumas pessoas não sabem que quando o carro é financiado o dono é o banco e não o motorista. Para vender para outra pessoa é preciso quitar o saldo devedor primeiro e só então modificar a documentação para o novo dono. Se não há como fazer a quitação não é possível mudar de dono de nenhuma forma.
Alguns proprietários realizam o famoso “jeitinho brasileiro”. Criam e entregam uma procuração o novo dono e mantém a situação do documento semelhante. Não muda nada. Se a dívida não for paga e o banco conseguir a apreensão do veículo, não interessa quanto ou a quem você pagou por ele. Se não está no seu nome o documento o veículo ainda é do banco.
Saber se houve alguma alteração estrutural - não apenas para a segurança do condutor como para cobertura de seguro é necessário saber se houve alguma mudança estrutural no veículo.
Algumas pequenas modelos podem alterar a capacidade de frenagem e aceleração de um automotor. No dia a dia pode não significar nada mas em caso de acidente um grande problema pode ter sido instalado. A modificação pode ser a causa do acidente, gerando transtorno, venda de vidas e a não cobertura do seguro.
A numeração do chassi permite informar-se quais são as características de fábrica do veículo. Se alguma alteração foi realizada e ela é relevante para o funcionamento do motor, a consulta vai informar.
Ao longo de uma vida inteira em circulação é comum alterar o visual de um veículo. Mudanças na cor, envelopamento, lanterna e qualquer informação visual em nada altera o desempenho do carro, moto ou caminhão.
Seja ele tanto para uso particular ou transporte os passageiros. Apenas mudanças no motor, carroceria, rodas e sistema de frenagem podem alterar o desempenho e a segurança.
Se há algum débito com departamento de trânsito - Pagamento do IPVA do ano vigente não elimina dívidas de anos anteriores. A melhor forma de saber se o veículo está totalmente regularizado é consultar o Renavam no sistema do Detran do Acre.
As duas numerações são únicas e referem-se apenas um veículo com dados específico. O código de marca modelo é a numeração dada pelo fabricante para seu controle interno de produção. Com uma menor quantidade de dígitos, serve para especificar o controle de produção de um fabricante no mercado.
Enquanto o Renavam é usado em todos os documentos oficiais, o código de marca e modelo apenas consta no documento de compra. Pode ser consultado por telefone diretamente com o fabricante porque não é uma informação sigilosa e nem de valor legal.