Mesmo sendo semelhantes em modelo, cor e configurações de motor, dois carros ou duas motos não são iguais. Assim como o CPF diferencia duas pessoas homônimas, o Renavam mostra que dois veículos visualmente iguais são diferentes. Este é um dos motivos que torna o ato de consultar Renavam no Detran AL de extrema importância.
O Renavam é um número único de identificação do veículo. Assim como a numeração do CPF, é única e não pode ser usada mais de uma vez. Da mesma forma que não existem dois brasileiros com o mesmo número de CPF(ao menos não de forma legal) não existem dois carros com o mesmo número de Renavam e vamos explicar o porquê.
Com todos os métodos de listagem e controle pelo Detran dos veículos em circulação no Brasil, a numeração única é de fato uma das mais eficientes. Ao sair da fábrica e ser registrado no mercado como o novo automotor, o veículo recebe para sua identificação dados precisos e assim o departamento de trânsito pode fazer o controle e evitar qualquer tipo de fraude.
O Renavam é uma numeração de registro do carro ou qualquer outro automotor no Detran. Ela é criada quando a primeira documentação foi solicitada no departamento de trânsito e já entra no sistema automaticamente para ser consultada em todo Brasil.
Desde 2013 a combinação numérica possui 11 dígitos e pode ser alterada para mais sempre que chegar próximo ao limite máximo de combinações. Até 2012 eram apenas 9 números. As informações contidas no Renavam são sobre o seu chassi e características originais de fabricação como ano, cor e modelo.
Se você possui um documento do veículo pode fazer a consulta do Renavam sem a necessidade de deslocamento. A numeração está digitalizada na parte de trás o documento ao lado da quantidade de vias de edição na cor preta e levemente em destaque.
Mas se não está visível no papel oficial existem outras formas de consultar Renavam no Detran Alagoas. São elas:
Postos de Atendimento do Detran - Caso a numeração esteja danificada ou ilegível é possível levar o documento do veículo até o posto de atendimento do Detran, acompanhado do documento de identificação com foto do proprietário para solicitar a consulta ao Renavam.
E caso haja a perda do documento do veículo é preciso ter em mãos um documento com foto. Sendo o proprietário do automotor também é possível fazer a consulta no sistema com um atendente apenas com sua CNH, por exemplo. O atendimento é gratuito e realizado dentro do horário dos postos do departamento de trânsito.
Online - Através da internet e também de forma gratuita o usuário poderá fazer a consulta do seu Renavam de forma simples. O passo a passo é:
Por questões de segurança não é possível consultar o Renavam do Detran Alagoas por telefone. Nenhuma unidade do Detran fornece qualquer tipo de informação de proprietário por atendimento telefônico, apenas pessoalmente.
Mesmo estando sempre presente em todos os documentos de veículo, o Renavam é aquela série numérica que poucos dão importância de fato. Mas por ser o número de nascimento digital do automotor, sua consulta deveria ser constante e considerada de praxe. Em algumas situações consultar é extremamente importante, como:
Evitar clonagem de veículo - veículos com aspecto visual semelhante circulam nas ruas todos os dias. A cada sinal cruzamos com um carro ou moto igual ao nosso, mesmo ano de fabricação e cor e até os mesmos acessórios em incrementos no visual. O único diferencial entre dois veículos é de fato o Renavam.
Como dois carros não podem ter o mesmo Renavam, o truque é usado por marginais clonando em documentos falsos a série numérica de um documento verdadeiro. Funciona assim: o ladrão roubou o carro e sabe que não pode mais andar com ele nas ruas. Então prepara uma documentação ‘fria’ utilizando o número de um veículo igualzinho totalmente legalizado.
E o que vai acontecer? Ao ser parado em uma blitz nada vai constar porque de fato existe um veículo com aquele número totalmente legalizado e com os mpostos pagos. Mas em uma vistoria o problema vai aparecer porque será verificada a adulteração.
Fazendo a consulta do Renavam você consegue saber se não há dois veículos iguais aos seus ou por algum motivo há multa de seu nome em cidades quais você nunca esteve. A clonagem de veículo é um mercado extremamente lucrativo aproveitando-se da ingenuidade de proprietários que não fazem a consulta regularmente dos dados do seu carro ou moto.
Para saber quanto pagar de IPVA no próximo ano - evite surpresa com a chegada do boleto e o valor mais alto do que o esperado. Faça a consulta no site usando o número do Renavam para saber qual o valor venal do veículo e calcule quanto custará o IPVA no ano seguinte.
O cálculo do IPVA é feito multiplicando o valor venal alíquota do Estado. Varia de acordo com o ano de fabricação e modelo de cada automotor.
Para se precaver antes de viagens com a regularização - não dirigir dentro de suas fronteiras estaduais não significa sofrer as penalidades por andar com o veículo irregular. O sistema do Detran é nacional e uma consulta em uma blitz em outro Estado poderá mostrar status de regularidade e apreender tanto veículo como os documentos do condutor.
Quem pensou não pagar o IPVA este ano e ao viajar não sofreria nenhuma penalidade, grande engano. As regras do Detran valem para todo o território nacional, independente de onde o veículo é emplacado.
Saber sobre possíveis alterações no veículo - o Detran informa através do Renavam as características originais de fabricação do veículo no momento que ele foi registrado no sistema.
Em algumas situações de fato pouco importa a pintura de um carro o amor visual. Mas saber o que foi mudado é importante para segurança e até mesmo uma possível compra. A modificação do aro de um pneu não vai impedir o veículo de andar nas ruas, mas altera a sua estabilidade. Pode causar problemas em seu sistema de frenagem e o possível acidente. Nem mesmo por estética alguns equipamentos podem ser modificados.
Em relação à pintura é preciso verificar alguns detalhes. Carro pintado recentemente pode ser sinal de sinistro grave e modificações na carroceria que vão comprometer o uso e necessitar de investimentos muito em breve.
Saber se de fato há a quitação dos débitos é uma das vantagens mais importantes. Comprando o carro antigo ou utilizando o veículo de um amigo, não custa nada consultar o Renavam no Detran Alagoas para se informar sobre a real situação do automotor.
Qualquer blitz pode apreender um veículo com débito de IPVA e DPVAT. E para saber se você está correndo risco ao dirigir um carro emprestado, faça a consulta online e totalmente gratuita. Você pode ter um veículo rebocado e o transtorno de voltar para casa com explicações nada agradáveis sobre o acontecimento.
Consultar o Renavam antes de uma compra é uma atitude sensata e precavida. São casos raros de concessionárias venderem carros de fontes suspeitas e com documentação falsa, mas entre particulares o golpe é extremamente comum. Principalmente quando o valor está muito abaixo do mercado.
Carro ou moto baratos pode ser uma boa promoção? Sim, mas também pode significar o golpe de veículo roubado e clonado. Vale se informar no sistema do DETRAN mais afundo sobre todas as características importantes com a numeração do Renavam. Evita transtorno.
O Renavam também serve de consulta no sistema policial. Se você suspeita que seu carro foi clonado e está circulando por aí uma documentação duplicado em seu nome, pode procurar uma delegacia de polícia e por meio da numeração do Renavam solicitar informações de alguma queixa ou roubo.
Sendo o comprador de um veículo roubado haverá uma queixa de um semelhante em outro lugar. É preciso informar aos órgãos competentes com a maior riqueza de informações possíveis, se possível um contrato de compra para verificar a idoneidade de sua história.
Documento do veículo danificado deve ser trocado mais breve possível. Para fazer isso é só dirigir-se a um posto de atendimento do Detran de sua cidade e solicitaram a segunda via.
A primeira etapa da solicitação pode ser feita pessoalmente. Mas a consulta se de fato a documentação ficou pronta pode ser feita online direto no sistema do Detran.
Documentos ilegíveis são passíveis de multa e apreensão. Caso já tenha solicitado a segunda via, ande por um tempo no veículo com o comprovante do processo juntamente com a original do documento para apresentar a uma agente de trânsito quando solicitado.