Assim como existe o RG e o CPF, que é o documento de identificação das pessoas físicas, o carro possui o Renavam. Ele pode ser consultado através do código no Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV).
Dentro do site Detran RJ, é possível consultar a situação do veículo e informações como pendências, multas, quitação de IPVA e seguro DPVAT.
Conheça o seguro aqui.
Mesmo se não possuir o CRLV, a consulta do Renavam pode ser feita pelo site do Detran-RJ e não precisa de documento para consultar.
Confira o procedimento no Rio de Janeiro
Acesse seu código do Renavam seguindo os passos abaixo :
Acesse o site oficial do Detran RJ : http://www.detran.rj.gov.br/;
No menu, clique em “Veículo”,
Na página que abrir, clique com o mouse sobre “Consultas” e acesse o “Veja o Cadastro do seu Veículo”;
Na próxima página, escreva o número da placa junto com o código de segurança. Clique em “Consultar”;
Agora você terá acesso a todas as informações, principalmente o Renavam .
Segundo o Detran, o Renavam nada mais é do que Registro Nacional de Veículos Automotores. É comum as pessoas confundirem o Renavam com o código de Marca Modelo, mas são numerações diferentes, pois o código de Marca Modelo mostra apenas especifica a versão de fabricação do automóvel.
O Renavam armazena todos os dados sobre o carro, como multas, emplacamento, licenciamento, mudança de proprietário, furtos, entre outros. Com ele você acompanha todos o histórico de processos do carro, desde o momento da compra até a hora em que ele é descartado.
O Renavam foi originado pela Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados). Por isso, todas as informações que você precisa consultar junto ao Detran estarão interligadas entre os Estados e a União .
Após 2013, o código do Renavam passou a ter 11 dígitos. Este é feito quando o primeiro registro é realizado no Estado onde se encontra o veículo.
O Detran -RJ explica que o Renavam deve ser de natureza única, ou seja, os códigos nunca podem ser iguais. Ele é intransferível e em hipótese alguma pode ser reaproveitado.
O Renavam é muito importante para os motoristas que desejam consultar a procedência do veículo. Por ele você acompanha todos os processos que foram feitos, se foram aprovados ou não e porquê.
No ato da compra de um carro seminovo você consegue ver se há débitos no nome do veículo através do código Renavam, de modo que a compra seja segura e a transferência ocorra dentro dos conformes.
O que é Renavam?
Lembrando que o Renavam é o que identifica cada veículo em território nacional e com ele, através do portal do Detran, você consegue visualizar se há alguma pendência e como fazer para regularizá-la. Faça sempre uma consulta.
Veja como localizar a identidade do veículo abaixo:
Quem pode consultar o Renavam através da placa?
Todo veículo possuí placa de identificação devidamente registrada no Detran de cada Estado. Os números e letras são a identidade do veículo e é através deles que podemos consultar informação a respeito do veículo, relacionada a cor por exemplo.
Podemos saber o Renavam do veículo pela placa, mas tal informação é sigilosa e pode ser consultada apenas pelo proprietário do carro junto ao Detran. Tendo o Renavam, você poderá obter informações precisas sobre o dono do carro, tais como endereço e demais dados pessoais.
Para localizar o Renavam, procure uma numeração que consta no lado esquerdo do documento.
Quando queremos buscar informações sobre o veículo, conforme acima citado, é de extrema importância estar munido da numeração do Renavam. O processo de consulta pelo Detran pode ser um pouco burocrático, mas algumas empresas oferecem esse serviço de forma facilitada. O excesso de formalidades por atrapalhar quando precisamos encontrar alguém que bateu o carro e sumiu, por exemplo, ou quando desejamos comprar um determinado veículo e não sabemos ao certo sua procedência.
O número do Renavam consta no documento do carro ou diretamente em uma das agências do Detran. Você pode utilizá-lo para regularizar pendências, consultar multas, emitir guias de pagamentos de licenciamento, seguro obrigatório, taxas e outros serviços.
Devo anexar o número do Renavam para consultar as infrações?
Por medidas de segurança, alguns proprietários de veículos costumam colocar um número diferente e, às vezes, acabam pagando multas de outro proprietário sem perceber. Com o Renavam na infração não tem como errar a multa pois o infrator consegue ser facilmente identificado.
Renavam
Para acessar o “nada consta” acesse o link :
www.detran.rj.gov.br/_monta_aplicacoes.asp?cod=14&tipo=consulta_multa do
O Renavam é o Registro Nacional de Veículos automotores, que mostra a identidade dos veículos que circulam em território nacional. Contém 8 dígitos e está presente na documentação do carro. Para consultar o “nada consta”, é preciso digitar no campo determinado onde, em seguida, aparecerá um código gerado pelo site.
O DETRAN RJ tem outros serviços e informações úteis como consultas, infrações, como pagar, parcelamento, comissão cidadã, suspensão do direito de dirigir, defesa prévia, convênios, formulários, dúvidas e recursos. Além do menu lateral, o menu superior tem serviços como veículos, habilitação, identificação civil, educação, institucional.
No menu, é possível consultar todas as infrações e conferir as multas. Elas são categorizadas por leve, médias, graves e gravíssimas e podem variar o valor a ser cobrado e a quantidade de pontos que o condutor perderá.
Dentre as leves estão: dirigir desatento, estacionando no acostamento, buzinar em horário inapropriado, não deixar cadastro atualizado, dirigir sem a documentação necessária, dentre outras. Algumas das infrações médias são: parar veículo em cima de pontes, estacionar veículo junto a hidrante, e outras.
Já as infrações graves são: estacionar em fila dupla, estacionar veículo em área de cruzamento, seguir veículo em operação de emergência devidamente sinalizada, não manter distância segura entre veículos ou entre estes, a roda da via, e outras.
As infrações gravíssimas são: entregar direção à pessoa que não tenha carteira de habilitação; conduzir veículo sem carteira de habilitação ou permissão para dirigir, dirigir ameaçando pedestre entre outras infrações gravíssimas.
Diversos serviços são disponibilizados pelo site do Detran, mas caso permaneça dúvida ou não consiga finalizar o atendimento, busque a agência mais próxima.
O que é a Base de Índice Nacional (BIN)?
A Base de Índice Nacional (BIN) é um banco de dados oficial do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) onde estão inseridas as características e informações referentes aos veículos, a partir do suporte ao RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores). Os primeiros registros vêm de fábrica assim que os veículos são montados, com dados fornecidos pelas próprias fabricantes. Mas, à medida que os proprietários cumprem as vistorias anuais e a atualização do registro nacional, novos dados passam a ser inseridos ou também atualizados no sistema.
Apesar de ter alcance nacional, o sistema é alimentado pelos bancos de dados estaduais, pertinentes aos postos dos órgãos de trânsito de cada ente federativo. Isso significa que pode haver breve defasagem entre a base nacional e as bases de dados estaduais.
Porque consultar o BIN?
É recomendado consultar o BIN todos aqueles que desejam obter informações sobre veículos que vão comprar ou sobre o seu próprio.
Que dados são acessados?
A sondagem é realizada através do sistema e pode fornecer informações sobre o processo como um todo. Tanto a atualização como a renovação ocorrem junto com RENAVAM e as informações são atualizadas em sintonia.
A consulta é realizada através da placa, pelo número do chassi, ou pelos dígitos constantes no RENAVAM. Há ainda empresas autorizadas que consultam por meio do motor do carro.
É possível encontrar informações como número e tipo do chassi, município de registro, marca ou modelo do veículo, tipo do veículo, tipo de combustível, motor, caixa de câmbio, tipo e número de carroceria, montagem, identificação e UF de destino da fatura, se existem pendências e restrições, UF de registro e número da placa, RENAVAM, situação geral do veículo, cor, espécie e ano do veículo, quantidade de passageiros suportada, potência e cilindradas do motor, procedência, últimas atualizações.
Quando é indicado fazer a consulta?
É indicado consultar sempre que você precisar saber informações sobre o histórico do carro, tais como alteração da cor de fábrica e a peça do carro. Dependendo do que foi mudado, o valor de venda pode ser alterado.
Do mesmo modo, é indicado quando há suspeita de restrições jurídicas ou processuais. Com a consulta, você consegue saber se há algum tipo de impedimento na hora de realizar a compra.
Tendo consciência dessas características, é recomendado que se faça a consulta por toda a parcela da sociedade que transita com veículos.
Se busca tranquilidade, é bom sempre procurar o Detran e as empresas credenciadas para fazer a devida averiguação.
Caso ainda tenha dúvidas, procure o Detran e os órgãos competentes para maiores esclarecimentos.