Consulta Renavam no Detran RS


O Registro Nacional de Veículos Automotores mais conhecido como Renavam, é um documento oficial que é parecido com o nosso RG ou CPF, porém utilizado para registrar e identificar um veículo. No Post abaixo falamos de formas de Consultar Renavam no Detran RS, Acompanha:


Por que Consultar Renavam no Detran RS?


Para obter todas as informações sobre qualquer tipo de veículo automotor registrado no Brasil, basta apresentar sua sequência numérica a um posto de atendimento do departamento de trânsito. Caso o proprietário seja parado em uma blitz, são estes números que os policiais ou agentes de trânsito irão usar para identificar seu veículo e seu histórico.


Para encontrar o número do Renavam de seu veículo, basta consultar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), aquele documento na cor verde que você não pode sair de casa, mais conhecido como o documento do carro. A sequência numérica pode ser encontrada na parte superior da folha esverdeada, ao lado da da informação "quantidade de vias" no documento, em cor cinza quando trata-se de uma folha original.


Desde 2013 o Renavam possui a quantidade de 11 números, e atualmente os dois primeiros números correspondem ao número zero e os outros 9 números informam o local onde o veículo foi cadastrado e o seu histórico.


Onde e como Consultar Renavam no Detran RS?


Existem diversas formas de Consultar Renavam no Detran RS, caso queira saber, listamos abaixo algumas delas. São elas:


Fazendo uma simples verificação no documento do veículo:

Este método é o mais fácil para consultar o número do seu Renavam. Pegue o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, aquele verdinho que conhecemos como documento do carro, ele será a segunda sequência numérica do documento e estará na primeira linha de informações.


Indo a um posto de atendimento do Detran RS:

Caso não consiga realizar a consulta do número do Renavam em seu documento CRLV, poderá se informar visitando qualquer posto de atendimento do Detran no Rio Grande do Sul. Os endereços estão listados no website do Detran RS - http://www.detran.rs.gov.br.

Chegando ao posto de atendimento, solicite uma senha para o seu caso, aguarde ser chamado por um atendente. É necessário apresentar alguns documentos como a Carteira Nacional de Habilitação mais conhecida como CNH ou qualquer outro documento de identificação com foto. A consulta só poderá ser feita para o proprietário do veículo, caso seja um terceiro será necessário apresentar uma procuração devidamente registrada em cartório.


Tenha atenção na hora de solicitar este documento no atendimento do Detran, lembre-se transitar em vias públicas com o veículo sem o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é obrigação de todos os condutores. Dirigir-se a um posto de atendimento e falar que não está com este documento em mãos para poder consultar o número do Renavam pode gerar multas. Lembre-se ter este documento em mãos é obrigação a todos os condutores de veículos e isto está previsto nas leis do trânsito brasileiro.


Quais são as vantagens de Consultar Renavam no Detran RS?


O número do Renavam está vinculado ao veículo desde o seu primeiro registro, quando ele é fabricado para a venda como novo, possui apenas a numeração de seu chassi. Assim que o veículo é emplacado e registrado, ele começa a ter em sua documentação o número do Renavam.


Como já sabemos, toda moto, carro ou caminhão na hora que são vendidos nas concessionárias como 0 km o emplacamento torna-se obrigatório e único, o mesmo se aplica a numeração do Renavam. Pode-se o comprar com o Cadastro de Pessoa Física o CPF, documento que todo o brasileiro possui.


O Renavam possui todo o histórico do veículo desde a sua fabricação até a hora de seu descarte (quando não está mais em condições de transitar nas vias públicas).

Podemos comparar o Renavam com o CPF de uma pessoa, onde todos os dados deles são atrelados ao seu número de cadastro, nela será possível visualizar seu histórico de débitos, sinistro e proprietários. Como todas as informações do veículos podem ser consultadas com o número do Renavam, o proprietário ao consultá-lo poderá visualizar as seguintes informações:


  • Qual foi a data de fabricação do veículo;
  • Informar qual empresa o fabricou;
  • Verificar o seu modelo, cor e motor;
  • Em qual dia ele foi registrado no departamento de trânsito pela primeira vez;
  • Quantos proprietários ele já teve;
  • Seu registro de sinistro, caso já tenha sido roubado ou aprendido alguma vez;
  • Verificar a existência de débitos pendentes atuais ou de anos anteriores;
  • Se já foi emplacado em outras cidades e estados;
  • Verificar se consta como alienado em algum processo de financiamento;
  • Se esta como bem em uma ação judicial;
  • Se está de fato habilitado para circular nas ruas;

  • Em quais as situações Consultar Renavam no Detran RS?


    São várias as situações em que se deve Consultar Renavam no Detran RS, que pode ser realizada de forma simples e rápida, facilitando assim o acesso à informação. Listamos abaixo algumas destas vantagens. São elas:


    Informar qual é a situação legal do veículo no caso de uma compra ou venda:

    A falta de conhecimento de algumas informações sobre o veículo podem trazer diversos problemas ao comprador, com a existência de um mercado fraudulento é sempre bom se precaver antes de efetuar qualquer transação comercial.


    Consultar Renavam no Detran RS o comprador poderá verificar as informações de um veículo assim como todo o seu histórico. Este cuidado evita de comprar veículos que foram roubados ou furtados, esses registros ficam marcados no histórico do bem. Tenha sempre cautela sempre que for comprar um veículo principalmente de terceiros.


    Informar-se na hipótese do veículo está atrelado a qualquer processo judicial:

    Se em determinado processo jurídico, seja ele da Vara Cível ou Trabalhista, o veículo encontra-se como execução do bem, o mesmo não poderá ser transferido ou vendido para terceiros.


    Isto acontece mais do que imaginamos, muitos compradores de veículos são frustrados na hora da compra do bem, pois acabam caindo em um golpe. A sentença de execução do bem inviabiliza a transferência para o novo dono. Sempre verifique para não cair em golpes ou em fraudes.


    Verificar se um veículo está alienado a uma transação financeira:

    Você sabia que os veículos em financiamento, leasing ou qualquer outro tipo de empréstimos estão no documento CRLV do automotor? No documento consta o nome de uma pessoa física, mas na verdade o verdadeiro proprietário do bem são as instituições financeiras.


    Muitos compradores não têm esse conhecimento de que o veículo financiado o proprietário é na verdade a instituição financeira e não a pessoa física o vendendo. Para efetuar esta transação comercial, o proprietário que fez o empréstimo deve quitar todos os seus débitos com a instituição financeira. Após esta quitação será dada uma baixa nos sistemas do Detran RS e a partir daí será possível efetuar a transferência do bem.


    Não acreditem nos casos em que o vendedor fala que irá emitir uma procuração para que o comprador possa transferir o veículo, enquanto não for quitado os débitos com os bancos, o veículo continuará a constar como alienado no Detran. Fique atento! Se a dívida não for quitada ou as parcelas não forem pagas o banco pode solicitar a busca e apreensão do veículo e colocá-lo para leilão, sem importar o quanto você pagou para o vendedor, a dívida ainda está ativa!


    Caso tenha alguma alteração estrutural no veículo:

    Verificar se não houve nenhuma alteração no veículo é muito importante! A segurança do comprador e de seus passageiros dependem disso, vale ressaltar também que dependendo da alteração realizada pelo antigo dono, muitas empresas de seguro não fazem o seguro do veículo. Faça a Consultar Renavam no Detran RS e evite problemas.


    Informe-se quais as alterações permitidas em conformidades com as regras e leis estabelecidas. Pode ser que durante o dia a dia esta alteração não venha a ter grande impacto, mas pode causar grandes transtornos ao proprietário (comprador) e para os seus passageiros, podendo gerar acidentes. Certifique-se que tudo está em conformidade com as leis de trânsito brasileiras.


    Os Veículos usados geralmente sofrem algum tipo de alteração visual, podem ser com a alteração na cor do veículo, envelopamento, lanternas, lâmpadas ou qualquer outra mudança no visual.


    Estas mudanças realizadas na parte externa do veículo não alteram o desempenho do carro ou sua estrutura. Apenas as alterações realizadas na carroceria (lataria), aumento de rodas, motor e o sistema de frenagem podem de fato alterar a segurança e o desempenho do carro.


    Saber a existência de qualquer tipo de débitos com o Detran:

    Ao comprar um veículo usado e receber o comprovante de pagamento do IPVA do ano vigente não elimina os débitos de anos anteriores, é aconselhado que efetue a Consultar o Renavam no Detran RS para ter certeza de que todos os débitos foram quitados.


    Diferenças entre Renavam e o Código de marca do modelo:


    As numerações do Renavam e do Código de marca do modelo são diferentes. Abaixo estão as definições de cada um. São elas:


  • O código de marca modelo é definido pelo fabricante do veículo com o objetivo de controle de produção e controle caso haja algum problema no processo de fabricação do veículo.

  • O Renavam é usado como um documentos oficiais, e nele são registradas todo o histórico do veículo na base de dados das autoridades brasileiras.