Consulta Renavam no Detran SE


Muitas pessoas confundem o RENAVAM com o número do chassi, acreditando que são a mesma coisa. Na verdade, são bastante diferentes. O chassi indica uma série de informações físicas e técnicas a respeito do veículo. Na prática, os próprios números constantes no chassi indicam origem, produção, marca, modelo e etc. Ele é uma espécie de identificador universal do que é, fisicamente, aquele veículo.

Já o RENAVAM é um identificador burocrático. O código Renavam é utilizado pelo Detran-SE e também de outros estados, para controlar o cadastro de veículos de todo o país. O Renavam pode ser encontrado no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), popular “documento do carro” e é utilizado para identificar os dados do veículo e também de seu condutor. O RENAVAM é parecido com o nosso RG ou CPF, ele significa Registro Nacional de Veículo. Em outros termos, o RENAVAM do veículo permite saber todo o histórico, desde sua fabricação até o dia de seu descarte.

O código do Renavam é composto de 11 dígitos númericos únicos (anteriormente o documento possuía apenas 9 dígitos, em alguns casos ainda possui, antigamente eram 8, no entanto, em 2013 a regra mudou e o Renavam passou a ter 11 dígitos, com essa mudança foi possível ter mais veículos nas ruas sem a necessidade de repetir numeração) e com este código em mãos é possível obter informações sobre um veículo em específico, como ano, cor, marca, potência, modelo e proprietário. O número é facilmente localizado no documento do veículo, ao pegar o documento você verá a palavra RENAVAM seguida do número do mesmo, além de informações do carro como, por exemplo: Astra Gl 2.0 Cor Preta.

Está sonhando com um automóvel seminovo? Depois de fazer o test drive e antes de fechar a negociação lembre-se de consultar o Renavam do veículo. Saiba que é dever do vendedor apresentar esse número a você. Se isso não for feito de imediato, você tem o o dever e o direito de solicitar que isso seja feito, mesmo que você seja um comprador de primeira viagem. Com essa informação em mãos, basta que você acesse o site do Detran-SE e siga os passos abaixo:

Quais as vantagens de se consultar o RENAVAM no Detran-SE?


É comum nos perguntarmos em quais situações pesquisar, as vantagens dessa pesquisa e o motivo para realizar a consulta do RENAVAM. A verdade é que ao comprar um veículo de um terceiro ou até mesmo em uma concessionária de carros usados, você saberá exatamente tudo o que já aconteceu aquele veículo e não terá surpresas desagradáveis mais pra frente.

Outra oportunidade importante para fazer a consulta é quando você se envolve em um acidente. Peça não apenas a placa do veículo, mas também o RENAVAM, assim você saberá se o condutor tem alguma pendência com aquele carro e saberá se poderá ou não contar com a palavra de quem causou o acidente.

A pesquisa resultará em informações detalhadas sobre o veículo e seu condutor. É possível verificar a placa, a situação do veículo junto ao DETRAN e a Justiça, os pontos acumulados na CNH do motorista, se ele é o primeiro dono e caso contrário, quem já teve o veículo e quanto tempo esteve com ele, à situação dos impostos (pagos ou em aberto), além dos já citados anteriormente.

Consultar Renavam no Detran SE é de suma importância. Isso porque é graças a essa sequência de números (válida em todo o território nacional) que você terá acesso a grande parte das informações referentes ao seu veículo. Além disso, na hora de colocar o veículo à venda, solicitar segunda via de alguma documentação ou alterar o endereço, ter o Renavam em mãos também será imprescindível, sendo o número tão importante quanto a própria placa ou chassi do automóvel.

O potencial brasileiro para a improvisação e para a criatividade, características centrais do “jeitinho” brasileiro, é ao mesmo tempo algo que podemos sentir orgulho e vergonha, pois ao mesmo tempo que o jeitinho se refere a uma habilidade refinada para a resolução criativa de problemas, também se refere à nossa capacidade engenhosa de agir corruptamente para obter benefícios pessoais de maneira criativa.

O famoso “jeitinho brasileiro” faz com que muitas vezes deixemos para depois a análise de toda e qualquer informação, não percebemos que estamos sendo corruptos conosco mesmo, justificamos tudo com um simples depois ajeito, depois vejo, depois corro atrás do prejuízo, e por aí vai. Tudo se torna justificável, falta de tempo, confiança e o receptor/comprador com sua mania de dar um “jeitinho” para tudo e sua malandragem pode fazer do sonho um pesadelo.

É mais comum do que se imagina comprar um carro com problemas na documentação, sempre desconfie de preços muito em conta e condições de pagamento estranhas – como entrega do carro à noite ou em finais de semana e solicitações de quantias altas como calção – é muito comum o vendedor alegar doença em família. Essa situação pode ser um alerta que o veiculo possui problemas, ou pode mesmo até ser veículo oriundo de roubo, e o comprador pode ser enquadrado no crime de Receptação, em função de ter concorrido para o recebimento de uma vantagem econômica.

Sendo assim, procure comprar veículos de pessoas conhecidas ou de comerciantes estabelecidos. Isso facilitará a solução de eventuais problemas que surgirem com o automóvel. Desconfie de veículos em nome de terceiros, seja prudente peça os documentos para uma análise, verifique se a placa e chassi no documento são os mesmos que constam no veiculo. Normalmente nos dublês, apenas a placa confere com o documento, sendo que o chassi pertence a um veiculo furtado/roubado. Pesquise o histórico do veiculo no Detran. A pesquisa deve ser feita sempre à partir da numeração do RENAVAM, é simples, rápido e fácil.

Não dê o “jeitinho”, afinal a informação está próxima, você pode consultar sem sair de casa, nesta era da tecnologia ao alcance de todos, qualquer pessoa pode fazer uso da consulta do Renavam online e como podemos verificar ao longo deste artigo muitas são as razões para se fazer a mesma, onde uma simples consulta até mesmo pelo celular pode mudar a trajetória de toda uma negociação.

Vale a pena ficar informado. Quem tem a ganhar é apenas você, ninguém mais, afinal com um pouco de conhecimento se faz muito. E agora que você já sabe como, onde, por que e em quais situações consultar Renavam no Detran-SE, não hesite em utilizar tais informações ao seu favor caso necessário. Acesse o site do Detran SE agora mesmo, afinal cada um de nós é responsável pelas nossas escolhas e pelos nossos atos.