O código do Renavam é composto de 11 dígitos númericos únicos (anteriormente o documento possuía apenas 9 dígitos, em alguns casos ainda possui, antigamente eram 8, no entanto, em 2013 a regra mudou e o Renavam passou a ter 11 dígitos, com essa mudança foi possível ter mais veículos nas ruas sem a necessidade de repetir numeração) e com este código em mãos é possível obter informações sobre um veículo em específico, como ano, cor, marca, potência, modelo e proprietário.
O número é facilmente localizado no documento do veículo, ao pegar o documento você verá a palavra RENAVAM seguida do número do mesmo, além de informações do carro como, por exemplo: Astra Gl 2.0 Cor Preta.
Não confunda Renavam com Chassi, não são a mesma coisa. o RENAVAM é um identificador burocrático. O código Renavam é utilizado pelo Detran-SE e também de outros estados, para controlar o cadastro de veículos de todo o país. O Renavam pode ser encontrado no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), popular “documento do carro” e é utilizado para identificar os dados do veículo e também de seu condutor.
O RENAVAM é parecido com o nosso RG ou CPF, ele significa Registro Nacional de Veículo. Em outros termos, o RENAVAM do veículo permite saber todo o histórico, desde sua fabricação até o dia de seu descarte. Já o Chassi indica uma série de informações físicas e técnicas a respeito do veículo. Na prática, os próprios números constantes no chassi indicam origem, produção, marca, modelo e etc. Ele é uma espécie de identificador universal do que é, fisicamente, aquele veículo.
Está sonhando com um automóvel seminovo? Não deixe para amanhã, peça o número do Renavam, acesse o site do Detran-TO - http://www.detran.to.gov.br/site/ - até mesmo pelo seu celular, agora, onde estiver e faça a consulta antes de fechar qualquer negociação.
É comum nos perguntarmos em quais situações pesquisar e o motivo para realizar a consulta do RENAVAM, afinal, estamos acostumados a improvisar e ser criativos na maioria das situações que passamos, características estas centrais do “jeitinho” brasileiro.
Nosso jeito que é ao mesmo tempo algo que podemos sentir orgulho e nos envergonhar, poi o jeitinho se refere a uma habilidade refinada para a resolução criativa de problemas, mas também se refere à nossa capacidade engenhosa de agir corruptamente para obter benefícios pessoais de maneira criativa. Isso serve para o comprador e para o vendedor, portanto, ficar atento, desconfiar, pesquisar, não é nenhuma falta de confiança, mas sim de valorização de seu dinheiro.
Afinal, a maior dor de cabeça que um consumidor pode ter em relação à compra de veículos usados ou seminovos é sobre a possibilidade de o automóvel trazer algum tipo de restrição, seja ela judicial, administrativa, tributária e de penhor. Essas restrições podem ser indicadas de forma isolada ou cumulativamente, muitas vezes derivadas de causas trabalhistas, ações penais ou de pagamento de pensão alimentar. A consulta pelo sistema do Detran não vai indicar a procedência, mas irá demonstrar corretamente se há restrições e quais são elas.
Com o número do Renavam é possível você ter acesso a diversas informações de um veículo, como por exemplo:
Ao comprar um automóvel seminovo ou usado é de seu direito e dever antes de fechar qualquer negociação solicitar ou ser apresentado pelo vendedor ao número do Renavam.
Com essa informação em mãos, basta que você acesse o site do Detran-TO - http://www.detran.to.gov.br/site/- onde no conforto de sua casa ou lugar de sua preferência terá a possibilidade de consultar toda e qualquer informação do veículo seminovo ou usado que deseja comprar. Basta ir até o lado direito de sua tela em Veículos/ e efetuar a consulta preenchendo os campos de Número de Placa e Renavam , que está localizado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
A Consulta é imprescindível e a a correta consulta em órgão oficial e competente pode evitar riscos, como por exemplo, documentação falsa, informações adulteradas ou alertas de veículo procedente de furto.
Mesmo tomando essas precauções, é muito importante para evitar qualquer dor de cabeça no futuro, que o veiculo seja submetido a uma Vistoria de Chassi e Motor pelo Detran. A consulta do veículo através do sistema não é garantia de boa procedência. É IMPORTANTE que o mesmo seja submetido à Vistoria de Chassi, nos Postos de Vistoria do DETRAN, visando garantir que as numerações identificadoras de chassi e motor não possuam adulterações. É uma exigência do próprio Detran para a transferência de propriedade.
É IMPORTANTE que o mesmo seja submetido à Vistoria de Chassi, nos Postos de Vistoria do DETRAN, visando garantir que as numerações identificadoras de chassi e motor não possuam adulterações. É uma exigência do próprio Detran para a transferência de propriedade.
A verdade é que ao comprar um veículo de um terceiro ou até mesmo em uma concessionária de carros usados, é mais comum do imaginamos ter surpresas desagradáveis mais pra frente, não são apenas a aparência e a mecânica do carro que devem ser levadas em conta antes de fechar o negócio. . Neste ponto, a principal vantagem de se consultar o Renavam no Detran-TO é ter acesso a todo o histórico do veículo.
Além desta vantagem, podemos destacar:
Não dê o famoso “jeitinho brasileiro” que faz com que muitas vezes deixemos para depois a análise de toda e qualquer informação, não percebemos que estamos sendo corruptos conosco mesmo, justificamos tudo com um simples depois ajeito, depois vejo, depois corro atrás do prejuízo, e por aí vai.
Tudo se torna justificável, falta de tempo, confiança e o receptor/comprador com sua mania de dar um “jeitinho” para tudo e sua malandragem pode fazer do sonho um pesadelo, acesse o site oficial do Detran-TO - http://www.detran.to.gov.br/site/ - e tire suas dúvidas.