Veículos roubados devidamente registrados no Detran do Acre podem ser reavido os pelos proprietários. Uma das formas de isso acontecer é realizar o ato de Consultar Roubo e Furto no Detran AC em um sistema informatizado e seguro. Saiba mais!
Veículo roubado não significa a perda total para o proprietário. Talvez essa fosse realidade há cerca de 20 anos, quando os órgãos governamentais ainda caminhavam em passos lentos na informatização e envio de informações de forma eficiente.
Hoje o sistema digital perdura nos órgãos de trânsito e delegacias de polícia, tornando o ato de encontrar o fruto do furto ou roubo muito mais fácil.
Através da consulta de um veículo de qualquer tipo ou porte que tenha sido furtado ou roubado no estado do Acre é possível saber se ele está em mãos de algum posto do Detran ou órgão policial. Com os documentos em mãos de posse (originais e devidamente legalizados), o proprietário pode reaver seu bem sem mais problemas.
Em alguns casos esta consulta não é feita pelo dono do veículo. As seguradoras também se encarregam de encontrar o objeto visando não pagar a indenização por perda total. O sistema funciona igual forma com o proprietário de fato ou terceiros e com a mesma eficiência.
Uma excelente notícia para proprietários de veículos emplacados no Acre é que o sistema da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e o Detran estão integrados para facilitar a consulta de veículos vítimas de roubo ou furto.
Uma vez registrada a queixa e o boletim de ocorrência (BO) em qualquer um desses órgãos policiais, o sistema digital também saberá o veículo não está devidamente legalizado quando for parado em uma blitz. Esta novidade facilita bastante a vida do usuário.
Existem algumas formas de fazer a consulta sobre veículos roubados e furtados. São elas:
Na delegacia de sua cidade
Se você é o proprietário do automotor tirado de sua posse, o primeiro passo é registrar um boletim de ocorrência sobre o fato. A partir daí poderá voltar na delegacia para se informar sobre apreensões de veículos com as características do seu e verificar se trata-se do seu bem de fato.
O policial pode consultar o sistema gratuitamente quantas vezes for necessário sobre apreensões com a placa e características informadas pelo proprietário. E mesmo não sendo uma retenção no Acre, constará no sistema nacional da polícia onde o veículo foi visto e onde está apreendido para reclamação.
Infelizmente o serviço de delegacia virtual não permite consultar apreensões de veículos por civis.
No sistema do Detran do Acre
Tanto nos postos de atendimento como no sistema online é possível saber se o carro, moto ou semelhante está em posse do Detran por apreensão em alguma blitz ou ação de agente de trânsito. A consulta pode ser feita pessoalmente ou em plataforma virtual.
Visitando uma das unidades do Detran AC com documento do veículo e documentação de identificação pessoal do proprietário um agente de trânsito pode verificar no sistema se o órgão está em posse de algum bem considerar irregular. É possível saber o endereço do pátio e todo o processo para retirada do carro apreendido, como pagamento das devidas taxas.
Online o site funciona como uma consulta de situação do veículo, onde informar a ele está em circulação ou foi aprendendo. Digitando no navegador de Internet do seu computador, tablet ou smarthphone o seguinte endereço http://www.detran.ac.gov.br/, Selecione na barra lateral esquerda a opção “Consulta SNG”.
Digite o número de chassi do veículo, presente do contrato de compra, no contrato de seguro e outros documentos referentes ao bem. Na tela vão surgir todas as informações desde o primeiro momento da saída do automotor da fábrica o último proprietário. Se estiver apreendido e cadastrado como roubado, também avisará na tela.
Mesmo não sendo um costume tipicamente brasileiro, orienta-se sempre fazer uma consulta dos dados de todos os veículos por todos, independente de estar quitado ou não. Os motivos são os mais diversos, como algumas situações que podem gerar problema. São elas:
Antes de comprar um carro – nem todas as fontes são seguras. A compra de veículos por particulares anunciada em sites de venda e até mesmo redes sociais pode gerar alguns problemas quando não se tratar de um veículo legalizado. E golpes existem aos montes.
Um dos maiores exemplos é a clonagem de veículos. Consultando a placa todas as informações estão corretas. Observando o modelo e os dados do Renavam também, mas pode se tratar de uma propriedade roubada. Como? Os ladrões copiam os dados de outro carro ou moto legalizados e aplicam em documentos falsos elaborados até mesmo por funcionários do Detran envolvidos em esquemas fraudulentos.
O resultado da clonagem de veículos é você comprar um automóvel aparentemente legalizado porque existe um original pago e com impostos em dia, sem ou com multas. Em uma consulta comum não será visto dados de roubos, por isso é preciso Consultar Roubo e Furto no Detran AC de forma específica para saber esta informação.
Para saber se seu carro foi achado – um veículo notificado como roubo em delegacia ou departamento de trânsito estará cadastrado como tal no sistema. Em uma blitz ou visualizado por uma viatura na rua será apreendido e ficará a disposição do dono para reaver o item. Em muitos casos os ladrões abandonam o carro na rua e policias encontram e notificam no sistema digital de roubos e furtos.
O processo não é lento. No mesmo dia o automotor é cadastrado no sistema e já pode ser encontrado. O problema está na falta de costume dos proprietários de fazer a consulta de carros roubados ou furtados e buscar seu item. Este é um dos principais motivos que lota pátios do Detran e postos policiais da Polícia Rodoviária Federal.
Sendo o veículo encontrado, é só levar os documentos legalmente cadastrados para o Detran e polícia e reaver seu bem. E no Estado do Acre o Detran não cobra nada para entregar o bem de volta ao dono.
Para o proprietário é de extrema importância saber de fato o caminho do seu bem. Há alguns anos roubo de carro ou furto era considerado perda total, sem qualquer chance de reaver porque o sistema era lento e ineficiente.
Seria uma busca em todas as delegacias da cidade. E se o ladrão ultrapassasse a fronteira estadual, as chances eram mínimas de conseguir ter de novo o carro, moto ou caminhão na garagem.
Com a integração do sistema não é necessário mais uma peregrinação em busca dos veículos roubados. E isso é uma imensa vantagem. O Detran não cobra nenhuma tarifa para entregar de volta o veículo encontrado, apenas pede que os documentos originais sejam levados para conferência.
Outras vantagens são:
O sistema do Departamento de Trânsito é nacional e integrado com todos. Para consultas simples como IPVA e outros impostos estaduais, é necessário usar apenas seu sistema em particular. Mas casos como de roubo ou furto funciona de forma integral.
Um veículo roubado em outro Estado será cadastrado quando encontrado e fica disponível para consulta em todo o Brasil. O proprietário pode procurar qualquer posto de atendimento do Detran e com a ajuda de um funcionário, tentar rastrear o paradeiro do seu bem móvel.
Tentando ajudar ainda mais os contribuintes e proprietários, o Detran do Acre realiza ações pontuais em sua sede para devolver veículos roubados. Por meio de seu site, divulgação de notícias na mídia e notas em colunas de notícias dos mais diversos veículos, anuncia a entrega em datas pré definidas de bens apreendidos em fiscalizações.
Para saber se trata-se de um veículo de fato seu o dono do automotor pode dirigir-se a um posto de atendimento e fazer a consulta no sistema. Todo o serviço é gratuito, mas é necessário ter em mãos documentos originais que comprovem a posse de fato. Neste tipo de processo apenas procuração devidamente registrada permite a terceiros reaver o bem.
Em alguns anos o próprio Detran notificou os donos por meio de seus endereços cadastrados. Mas não é preciso esperar uma correspondência em casa porque são apenas ações pontuais. Na maior parte das vezes é informado pela mídia.