Consulta Roubo E Furto no Detran AM


Ter um veículo furtado se trata de uma situação traumática. O procedimento normalmente realizado nesse tipo de crime é o registro de um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil e, possivelmente, o acionamento do seguro do automóvel. Estes processos são bastante importantes, mas não precisam ser os únicos esforços para encontrar o veículo. Novas ferramentas têm surgido e uma delas está ao seu alcance no Departamento de Trânsito do Amazonas. Conheça agora como você pode efetuar o procedimento em caso de roubo ou furto de veículo.

Por que consultar roubo e furto no Detran AM?

Entre os serviços disponibilizados pelo Departamento de Trânsito do Amazonas está a consulta de veículos furtados ou roubados. Nesta consulta, o solicitante terá acesso a informações acerca dos veículos apreendidos pelo Detran e que se localizam no pátio da unidade. O serviço pode auxiliar pessoas que tiveram seus veículos furtados ou roubados e que já foram recuperados pelo órgão estadual.

Entre as vantagens de entrar em contato com o Detran para este tipo de consulta, está a facilidade em reaver o veículo caso este tenha sido apreendido pelo órgão. Quando o veículo se encontra no pátio, ele já consta como furtado ou roubado. Assim, o processo de recuperação do automóvel costuma ser muito mais rápido do que em uma busca policial, por exemplo.

Como consultar roubo e furto no Detran AM?

Se você teve seu veículo roubado ou furtado, você pode entrar em contato com o Detran AM para realizar a consulta e tentar recuperar o seu veículo. Após registrar o Boletim de Ocorrência, o solicitante da consulta deve comparecer a unidade do departamento mais próxima com o documento ou o número do B. O. A vítima deve, primeiramente, registrar o furto do automóvel, para que infrações cometidas após o crime não sejam atribuídas ao dono do veículo.

Após o registro do crime, é realizada a consulta junto ao Detran AM. Todos os carros que são reconhecidos e apreendidos pelo Detran como roubados ou furtados ficam abrigados em um pátio, onde pode ocorrer o reconhecimento de seus proprietários. Caso um veículo com características semelhantes ao furtado seja apreendido, o proprietário do automóvel recebe uma notificação via Correios sobre a existência do carro.

Após o reconhecimento, caso o veículo se trate do automóvel roubado, é necessária a emissão de alguns documentos para a liberação do carro. O primeiro passo para recuperar o veículo é apresentar os documentos do automóvel, que passará por uma vistoria de comprovação. Após este processo, o Detran se encarrega de emitir o alvará de libertação e o termo de restituição do veículo. O carro também perde seu status de "furtado", tendo suas infrações novamente direcionadas ao proprietário do automóvel.

Se o veículo for encontrado no pátio do órgão em outra cidade, os documentos serão expedidos anteriormente ao reconhecimento. Após a expedição, o proprietário ou procurador poderá comparecer ao local e efetuar o reconhecimento do automóvel. Apenas após a retirada do carro do estacionamento é realizada a exclusão do status de furto ou de roubo.