O Estado do Amapá registra em média 4 roubos de veículos todos os dias, esta informação foi realizada e publicada no Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O Estado está em primeiro lugar nesta categoria de crimes, onde em média são 824 furtos ou roubos para cada 100 mil veículos.
O site Globo também divulgou em uma reportagem que diversos veículos envolvidos em roubos são revendidos de novo no mercado de forma irregular, prejudicando assim o cidadão de bem.
A cada ano que passa podemos ver o aumento deste tipo de crime no Brasil, isto acontece devido a diversos fatores, como a inocência e não verificação do veículo pelo comprados. Para evitar este tipo de frustração e contratempo, realize a Consultar Roubo e Furto no Detran AP para saber a origem e todas as informações do bem a ser comprado.
Falaremos a seguir sobre as formas de realizar esta verificação de maneira descomplicada e fácil de Consultar Roubos e Furtos no Detran AP, sobre suas vantagens, quando e porque fazê-la. Acompanhe!
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sistema de Proteção ao Crédito, mais conhecido com SPC, 9% dos brasileiros têm como meta a compra de um veículo ou de trocar para um modelo melhor. Só nós brasileiros sabemos as dificuldades em adquirir um veículo, bem como o pagamento de todos os impostos, taxas, manutenção e seguro para mantê-lo em dia e condições para transitar nas vias públicas.
Como já informado, os crimes relacionados à veículos crescem a cada ano que passa, e o Estado do Amapá lidera nesta pesquisa. Com o objetivo de reduzir possíveis fraudes causadas por roubos de veículos, o departamento de trânsito informatizou seu sistema de Consultar Roubo e Furto no Detran AP. Através disto ficou mais fácil e ágil fazer uma verificação em poucos cliques para saber se o veículo no qual pretende comprar foi alvo de roubo.
Antes de implantarem o sistema online de Consultar Roubo e Furto no Detran AP, o terceiro tinha que ir até um posto de atendimento do Detran AP, com os documentos originais e procuração devidamente registrada em cartório para efetivar este tipo de verificação.
Com a implantação do sistema online, houve uma integração e compartilhamento das informações sobre os veículos entre as Polícias e Detran, tornando a consulta mais rápida e eficaz nos casos em que um veículo fora roubado ou furtado no Estado do Amapá.
É possível também Consultar Roubo e Furto no Detran AP qualquer tipo de veículo do Estado do Amapá. Nos casos em que o bem tenha sido levado do proprietário, ele pode acompanhar o processo de recuperação e quando capturado também saberá de seu paradeiro. Para reavê-lo, as autoridades solicitam a apresentação dos documentos originais do veículo e proprietário. Se houver algum tipo de débito o dono terá que quitar todas os seus débitos antes de retirá-lo do pátio.
Este tipo de Consultar Roubo e Furto no Detran AP também pode ser feita por empresas de seguros, por ser de seu interesse encontrar o bem roubado para não realizar o pagamento da indenização contratual, acabam contribuindo para que o mesmo seja encontrado. A utilizada pela empresa como o disponível para a população é a mesma.
A facilidade na troca de informações entre a pessoa que teve o seu veículo roubado ou furtado, Polícias e o Departamento de Trânsito, ajudam muito a busca e apreensão (quando encontrado) destes veículos.
Quando o seu veículo for roubado ou furtado, o proprietário deve fazer um registro no Boletim de Ocorrências conhecido como BO em uma unidade da Polícia mais próximo. Com isso seu automotor entrará no sistema e o veículo estará ilegal para todos que o consultarem.
Existem diversas formas de se Consultar Roubo e Furto no Detran AP, listamos algumas das alternativas de se fazer esta verificação, bem como o seu passo a passo. São elas:
Acessando o site do Detran AP: com a introdução do sistema digital ficou muito mais fácil Consultar Roubo e Furto no Detran AP, acompanhe o passo a passo e aprenda como fazê-lo:
Acessando o site do Consulta pela Placa: Se você não possui os dados necessários para realizar a consulta de um veículo, ou se for um comprador e quiser saber o status do veículo que pretende consultar, este é a melhor forma de fazê-la. Siga os passos abaixo:
Faça o pagamento via boleto ou cartão de crédito, lembramos que boletos demoram em torno de 24 horas para serem compensados, e cartão em torno de 30 minutos (tempo necessário para o pagseguro concluir toda transação);
Pronto! Viu como é fácil Consultar Roubo e Furto no Detran AP! Caso não receba o e-mail com o relatório, verifique sua caixa de Lixo Eletrônico e Spam.
Em um posto de atendimento do Detran AP: Para realizar este tipo de consulta gratuita, o proprietário deverá levar todos os documentos do seu veículo, no caso de terceiros, será preciso apresentar uma procuração específica registrada em cartório. O processo é bem simples e gratuito, chegando ao Detran, solicite uma senha, quando for atendido por um funcionário, explique a situação e entregue os documentos. Se o veículo consultado estiver em posse do Detran ou da Polícia, ele também o informará como e onde fazer a retirada.
Consulta em uma delegacia de polícia: Como já falamos anteriormente, a pessoa que sofreu o sinistro deverá fazer o BO para que conste nos sistemas da polícia e Detran o roubo. Indo até a delegacia, apresente toda a documentação do veículo e do proprietário, todos tem que ser originais. O policial irá fazer uma pesquisa para saber se o automotor já foi encontrado e se estiver sido, qual a sua localização.
Muitas pessoas se perguntam "quando fazer a Consultar Roubo e Furtos no Detran AP?", não é preciso fazê-la a todo momento, mas existem alguns que devemos nos atentar e fazer a verificação. São elas:
Quando for comprar algum veículo de terceiros: Ao comprar um veículo de um desconhecido sem saber qual é a sua procedência, é aconselhável fazer a Consultar Roubo e Furto no Detran AP. Todos os dias podemos ver nos jornais diversas formas de que quadrilhas organizadas aplicam golpes nas pessoas, fique atento e sempre verifique antes de comprar, você pode estar adquirindo um veículo clonado. Certifique de que todas as informações estão corretas do documento e do automotor, lembre-se que os veículos clonados têm a mesma documentação e aparência de um outro.
Para que seja registrado o roubo do veículo, será preciso fazer o Boletim de Ocorrências em uma delegacia de polícia, assim que feita o automotor estará irregular e ilegal para as autoridades brasileiras.
Se este veículo foi avistado e identificado ou parado em uma fiscalização dos agentes de trânsito ou da polícia, ele será apreendido e a pessoa que estiver dirigindo presa. O proprietário receberá um comunicado informando de que seu veículo fora recuperado bem como o local para fazer a sua retirada.
Como poderá ver a seguir, são diversos os benefícios e as vantagens em se fazer uma Consultar Roubo e Furto no Detran AP. Com ele estará informado sobre todo o histórico, se já foi alvo de furtos ou roubos, bem como se está alienado ou já foi apreendido.
A informatização de todo o sistema teve como consequência uma melhora considerável na recuperação dos bens roubados, bem como na troca de informações entre cidadão e instituições, reduzindo assim os casos com fraudes e golpes.
Para saber se o veículo foi clonado, sugerimos a contratação de uma inspeção veicular em uma empresa cadastrada ao sistema do Detran, como já sabemos as quadrilhas copiam até os documentos originais do veículo com a ajuda muitas das vezes de um funcionário interno do Detran. Esta inspeção irá fazer uma verificação completa no bem analisando seu chassi, documentos, motor, etc. e se for encontrado alguma irregularidade o proprietário será notificado.
Existem outros benefícios que ao Consultar Roubo e Furto no Detran AP pode lhe proporcionar. Acompanhe abaixo: