Consulta Roubo E Furto no Detran MG


Levaram o seu veículo? Calma. Você deve consultar Roubo e Furto no Detran MG

Quando se tem um carro, uma das piores coisas que podem acontecer é o veículo acabar roubado ou furtado. O roubo acontece quando o ladrão aborda a vítima armado, com violência; e furto, em casos onde o carro é levado sem que o proprietário perceba. Em ambos os casos, a vítima muitas vezes não sabe como reagir.

Contudo, existem alguns passos que devem ser seguidos quando por alguma infelicidade, isto ocorrer.

Consultar Roubo e Furto no Detran MG, saiba porquê:

Porque ao acionar o Detran MG, as autoridades como a polícia Civil e Militar, o seguro pessoal e outros órgãos responsáveis tomarão conhecimento do ocorrido e iniciarão os procedimentos de investigação, procura e proteção dos direitos do proprietário do veículo.

Tão logo o motorista consultar "Roubos e Furtos" do Detran MG, poderá registrar o ocorrido e as características do veículo, para posterior identificação do carro, se for encontrado.

Em casos de furto de objetos e pertences de dentro do carro, esta guia também pode ser utilizada, de forma que as autoridades fiquem em alerta e possam encontrar e prender os infratores o mais rápido possível.

Uma vez registrado o furto ou roubo do veículo, a Secretaria da Fazenda de Minas também não mais enviará as cobranças do IPVA e licenciamento ao proprietário, até que o carro seja encontrado.

A vantagem é a proteção que se tem quanto à utilização indevida do veículo pelos bandidos e a isenção de pagamentos de tributos.

Como e onde proceder ao Consultar Roubo e Furto no Detran MG?

Uma vez que é lavrado o Boletim de Ocorrência pela Polícia Militar, com a sinalização de roubo ou furto, o responsável deverá comparecer à DEIFRVA ou Ciretran para ratificar a sinalização, a fim de que a informação conste no Sistema do Detran MG e na Base de Índice Nacional.

Assim, o emplacamento do carro e seu tráfego ficam impedidos em Minas ou em qualquer outro estado brasileiro.

E se acharem o veículo?

Uma vez localizado, o veículo é levado pela polícia Civil ou Militar a algum pátio de Delegacia ou de recolhimento terceirizado, sob a responsabilidade do Detran MG. O proprietário, então, receberá um telegrama informando que seu carro foi encontrado e que está em um determinado pátio da região, aguardando reconhecimento.

O proprietário do carro ao se apresentar, deverá levar consigo toda documentação do veículo em seu nome, além da sua documentação pessoal e de motorista. A Delegacia, então, diante do reconhecimento do proprietário, prepara mais três documentos importantes: o Alvará de Liberação; o Termo de Restituição e as baixas de impedimento de roubo ou furto.

Se o veículo for encontrado em um município diferente do local onde o proprietário mora, a Delegacia deve preparar outros documentos além do Alvará de Liberação, tais como Vistoria e Termo de Depósito, tendo em vista que o dono deverá se locomover até o local onde está o veículo, para reconhecimento e baixa no impedimento por roubo ou furto.