Nos últimos anos a frota de veículos no país teve um aumento muito considerável, ela mais que dobrou! Isso só foi possível graças a incentivos fiscais fornecidos pelo Governo Federal e com baixas taxas de juros praticados pelas instituições financeiras no Brasil. Mas antes de comprar ou até vender qualquer veículo no país existem diversos itens que devem ser considerados antes de efetuar qualquer transação comercial.
Com este incentivo, houve um aumento na procura de veículos novos, incentivando assim o mercado interno brasileiro e gerando diversos postos de trabalho. Mas atualmente o Brasil vive um crise financeira e as pessoas que antes procuravam automóveis novos, hoje estão procurando veículo seminovos ou usados por seu baixo custo na hora de efetuar a sua aquisição ou até mesmo, procurando menores taxas a serem pagas anualmente (como o IPVA).
O carro sempre foi uma das paixões dos brasileiros, este dado foi divulgado pelo Sistema de Proteção ao Crédito (SPC) divulgou uma pesquisa onde cerca de 9% dos brasileiros que ainda não possuem veículo, desejam efetuar a compra de um automóvel seja ele novo ou usado.
No 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgou números preocupantes sobre os veículos no Estado do Piauí, onde houve um aumento nos crimes de roubos e furtos de veículos no Estado. Diversos automotores que sofrem este tipo de crime são destinados para o mercado ilegal de autopeças ou para a fraude veicular (clonagem).
O mercado de autopeças é muito procurado pelos brasileiros, pois eles conseguem comprar peças para o seu carro (moto ou caminhão) com preços mais acessíveis a de uma loja regulamentada. Mas o que eles esquecem é que ao efetuar a aquisição de uma peça roubada, eles contribuem diretamente para que este tipo de crime continue acontecendo não só no Estado do Piauí, mas em todo o Brasil.
Já a fraude veicular consiste no roubo do veículo e este é inserido novamente no mercado porém de forma ilegal. As quadrilhas que praticam este tipo de crime são extremamente organizadas e especializadas, elas contam com ajuda de funcionários de dentro do Departamento de Trânsito para fornecer documentos fraudulentos para que o veículo se parece legalizado.
A pessoa que for comprar um veículo seja ele do Estado do Piauí ou de outro precisa realizar a Consultar Roubo e Furto no Detran PI como forma de aumentar a segurança na hora de fazer a transação comercial, ela pode também trazer outras vantagens ao futuro proprietário do veículo.
Criamos este texto para você que mora ou quer adquirir um veículo no Estado do Piauí, para que esteja informado e se previna de futuros contratempos. Não deixe de ler!
Todo proprietário de um veículo registrado em qualquer Estado ou Distrito no Brasil, ao ser roubado deve notificar as autoridades brasileiras através do registro da ocorrência pelo Boletim de Ocorrência (BO), ao fazer isso ele terá o seu automóvel cadastrado como irregular nos bancos de dados das autoridades brasileiras (Detran e Polícias). Caso o veículo seja avistado ou parado em uma blitz da fiscalização, a autoridade que fizer a verificação irá realizar a apreensão do bem e a pessoa será encaminhada para a polícia para prestar esclarecimentos. O carro será guinchado até um pátio da instituição e seu proprietário poderá reavê-lo a qualquer momento, basta seguir o procedimento interno.
Quando é realizado o registro da ocorrência você conseguirá acompanhar o processo de busca e apreensão do veículo e Consultar Roubo e Furto no Detran PI. Também poderá verificar o local que seu veículo está apreendido para reavê-lo. Abaixo listamos as principais formas de se efetuar essa verificação. Acompanhe:
Consultar Roubo e Furto no Detran PI no website do Consulta pela Placa:
Com a integração dos sistemas entre os Departamentos de Trânsito Estaduais, Distrital com as Polícias Brasileiras, foi possível realizar a Consultar Roubo e Furto no Detran PI de maneira rápida e fácil. O website disponibiliza a consulta completa de qualquer veículo no Brasil utilizando apenas a placa. Acompanhe abaixo os principais dados que podem ser obtidos com a verificação utilizando o Consulta pela Placa. Acompanhe:
Caso queira utilizar essa ferramenta de pesquisa veicular, acompanhe o passo a passo descrito abaixo:
Consultar Roubo e Furto no Detran PI no site do Departamento de Trânsito de Piauí:
Com a implantação da internet no Brasil nos últimos anos, os Departamentos de Trânsito se uniram para criar um software de integração entre as entidades. Com isso houve uma melhor troca de informações entre os órgãos possibilitando assim realizar a Consultar Roubo e Furto no Detran PI de forma mais eficaz. Esse tipo de pesquisa não é completa, diversos dados sobre o proprietário e veículo são ocultados para proteger o dono e o veículo de possíveis fraudes. Ela pode ser feita por qualquer pessoa. Para Consultar Roubo e Furto no Detran PI basta seguir o passo a passo abaixo:
Consultar Roubo e Furto no Detran PI em qualquer unidade de atendimento do Departamento de Trânsito de Piauí:
Um dos serviços disponíveis no Departamento de Trânsito do Estado de Piauí é a verificação com a Consultar Roubo e Furto de Veículo no Detran PI. Essa pesquisa é gratuita e está disponível para qualquer veículo registrado no Estado. Para fazê-la o proprietário deve dirigir-se a um atendimento com um documento com foto (oficial e válido) e o documento de seu veículo. Caso o pesquisador seja um terceiro, ele precisará apresentar também uma procuração específica na hora do atendimento, o Detran adota essa medida como forma de aumentar a segurança e diminuir as fraudes relacionadas a automóveis no Estado e Brasil.
A pesquisa com a Consultar Roubo e Furto no Detran PI também possibilitará fazer a verificação da existência de pendências com débitos ou restrições do automotor, além de informar caso o automóvel tenha sido roubado e recuperado a sua localização (pátio) e o procedimento para que ele seja retirado. Caso exista qualquer débito ou restrição registradas no automotor, eles devem ser quitados ou sanados antes que você possa retira-lo do pátio.
Também é importante efetuar a verificação do endereço correto do Departamento de Trânsito, é possível informar-se no website da instituição. Abaixo fizemos um passo a passo para que você saiba de todos os endereços e telefones disponíveis. Acompanhe:
Consultar Roubo e Furto no Detran PI em qualquer Delegacia de Polícia:
Nos últimos anos com a integração dos sistemas do Departamento de Trânsito e das Polícias no Brasil, ficou mais fácil de se Consultar Roubo e Furto no Detran PI, e essa verificação também pode ser feita em qualquer delegacia de polícia, para efetivá-la serão precisos apresentar alguns documentos como o Boletim de Ocorrências (BO), documento do veículo (CRLV) e o documento do proprietário.
Ao dirigir-se até uma unidade da delegacia de polícia, apresenta todos os documentos listados acima para o policial que lhe atender. Ele irá verificar no sistema integrado da Polícia e do Departamento de Trânsito se o veículo já foi recuperado. Caso ele tenha sido recuperado por qualquer autoridade (Detran ou Polícia), ele irá informar o procedimento de fazer a retirada e também falará sobre a localização do automotor.
É importante lembrar sempre que sem o registro do Roubo ou Furto com o Boletim de Ocorrências, nenhuma das autoridades brasileiras terão conhecimento do roubo ou furto e não será possível fazer a Consultar Roubo e Furto no Detran PI, se você for roubado ou furtado lembre-se! Realize o registro da ocorrência com o Boletim de Ocorrências.
Essa verificação ocorre em todo o Brasil, ou seja, se o seu veículo for encontrado em outro Estado ou Distrito brasileiro é possível saber a sua localização, neste caso em específico é importante perguntar as autoridades sobre o procedimento para reaver o veículo.