Consulta Situacao Do Veiculo no Detran AC


Segundo dados divulgados pelo Instituto Data Folha, estima-se que 57 carros são roubados por hora no país. As estatísticas de roubos e furtos de veículos no Brasil lançam um alerta: muitos carros, motos, caminhões e afins retirados de seus donos indevidamente podem voltar ao sistema se não houver os devidos cuidados. Para evitar isso uma solução é Consultar Situação do Veículo no Detran AC, que também possui outras finalidades.

Por que Consultar Situação do Veículo no Detran AC?

‘Situação de um veículo no DETRAN’ significa saber se o bem móvel de um brasileiro está devidamente regularizado para circular em via pública. Significa que todos os tributos foram pagos, todas as regras de trânsito foram obedecidas e as devidas precauções foram tomadas para ser dirigido em segurança.

Alguns dados são fornecidos quando se faz essa consulta de extrema importância para o proprietário ou o mesmo motorista em posse de bem de terceiro. Claro, sabemos não ser comum no Brasil pedir um carro emprestado e consultar todos os dados antes de girar a chave na ignição. Mas deveria porque evita inúmeros problemas.

Como e onde Consultar Situação do Veículo no Detran AC?

As informações de um veículo em específico não são públicas, mas podem ser fornecidas gratuitamente e de forma simples. No Detran do Acre é possível Consultar Situação do Veículo no Detran AC através de:

Visita em um posto de atendimento

Se o emplacamento for no estado do Acre o proprietário pode se dirigir a qualquer um dos postos de atendimento com o documento do veículo e a carteira nacional de habilitação. Ambos devem ser originais.

Ao falar com um atendente peça todas as informações referentes ao seu veículo. O funcionário deve digitar o número do Renavam na tela ou apenas a placa e qualquer informação cadastrada no sistema de trânsito Nacional vai surgir na tela.

A vantagem de ir até um posto de atendimento é que se algum problema foi visualizado ele pode ser solucionado abrindo um chamado no mesmo local. Fazendo a consulta em casa será preciso posteriormente dirigir-se a um posto de atendimento para resolver o problema.

No site do Detran do Acre

Cada estado possui o seu próprio site de atendimento referente a seus veículos emplacados. A página virtual do Detran do Acre é a http://www.detran.ac.gov.br/. Basta digitar este endereço no seu navegador e em seguida clicar em “Emissão de débitos do veículo”.

A tela mudará para mostrar qualquer débito ou pendência do veículo consultado. Surgirão informações sobre IPVA, DPVAT, multas, proprietário atual registrado no Detran, placa, Renavam e chassi. Com tudo isso na tela é possível saber se seu veículo está regularizado ou não.

Em quais situações deve-se Consultar Situação do Veículo no Detran AC?

Você já pensou na quantidade de problemas que podem ser evitados com o ato gratuito de consultar a situação do veículo no DETRAN do Acre? Alguns deles são:

Antes de uma mudança de estado - seja uma mudança definitiva ou apenas uma viagem de férias, evite transtornos distante do seu município com qualquer fiscalização ou ação de um agente de trânsito.

Circular com o veículo irregular pode causar apreensão. E é de responsabilidade do proprietário ir atrás do seu bem não importa onde ele estiver. Pagar-se-á tributos, além do desgaste e a enorme perda de tempo com papelada para reaver o carro ou moto e continuar a viagem.

Saber se a vistoria está em dia - alguns tratam a vistoria do veículo como um mero processo administrativo. Mas ela existe por um fator mais importante: segurança nas vias.

Os técnicos do departamento de trânsito são mecânicos e técnicos experientes tanto encontrar processos fraudulentos como analisar as condições de um motor e lataria de continuar em uma via pública. Se há comprometimento o veículo não recebe autorização para voltar a circular e deve ser apreendido.

Alguns acreditam ser uma forma do Detran arrecada mais dinheiro. Mas as vistorias garantem muito mais segurança nas ruas quando se sabe que o motor de fato pode funcionar corretamente. Também se observa se seu sistema de frenagem e aparato de segurança vão proteger tanto motorista como passageiros.

Para saber se um veículo está alienado - pagar o valor de venda não significa ter toda documentação em seu nome. Algumas transações financeiras impedem um veículo de ser vendido ou modificar o nome no seu documento se a dívida ainda estiver em aberto. É preciso pagar antes para só então retirar uma segunda via do CRV.

Processos como financiamento e leasing deixam o veículo em nome do banco ou financeira até finalizar a última parcela. Mesmo constando outro nome no documento impresso, a propriedade é da financeira. Se a venda foi feita e o proprietário temporário pode pagar ao banco, deverá quitar o débito e depois solicitar a mudança de documentação.

Para saber quantas multas do veículo tem - se não for uma multa aplicada por um agente de trânsito pessoalmente, a notificação vai para a placa do veículo. Consequentemente quem será punido será o proprietário, que nem sempre é o motorista o qual cometeu a infração.

Se por algum motivo a notificação da multa não chegou na casa do proprietário, ele não fica isento de receber a pontuação na carteira e ter um pagamento em aberto no departamento. Muitos motoristas já colocaram como regra uma consulta periódica na situação do veículo para saber sobre sua pontuação. Em especial quando o carro é compartilhado por mais de um usuário.

Para saber se seu veículo não foi clonado - parece história de filme mas não é tão raro assim. Veículos clonados são uma realidade significativa em números no Brasil devido à quantidade de roubos e furtos em vias públicas.

Infelizmente a clonagem é um processo simples. Basta buscar no sistema dados de um automotor com as mesmas características físicas e reproduzir no roubado nos termos legais. A documentação também faz parte do esquema e uma fiscalização rotineira passa tranquilamente.

Um cidadão devidamente informado e com o costume de consultar a situação do seu veículo poderá saber se há dois do seu nas ruas. Pode não evitar a clonagem mas irá ao menos captar a fraude informar aos órgãos responsáveis.

Quais as vantagens de Consultar Situação do Veículo no Detran AC?

Sempre é importante ter certeza de dirigir um veículo devidamente regularizado. Alguns cuidados simples como uma consulta no sistema online podem ajudar a evitar problemas gigantes como atrasar uma viagem ou mesmo em possibilitar um passeio na sua própria cidade.

Ter certeza se quitou todos os débitos também é importante. São tantos os compromissos mentais de um proprietário de veículo que ele pode pensar ter pago o IPVA e o DPVAT e na verdade esqueceu alguma parcela e o débito ficou em aberto. Esta infração causa multa e o carro fica sujeito a reboque.

Estar envolvida em uma negociação de venda e não saber quais os débitos pendentes pode causar problemas. Nenhum veículo é transferido de dono no Brasil sem a quitação total do saldo devedor no departamento de trânsito. Não existe negociação e a segunda via do documento com o nome do novo dono não vai ser liberada até toda a conta você paga.

E já pensou você parado numa blitz da lei seca e descobrir que seu carro na verdade é roubado? Sendo apenas o motorista ou proprietário, enfrentará um problema judicial para explicar o porquê de estar dirigindo um bem cadastrado como roubado no sistema policial.

Existe diferença entre uma consulta online e um posto do Detran do Acre?

Sim. Tentando evitar possíveis fraudes os sites do departamento de trânsito (cada Estado possui o seu) são limitados na quantidade de informações gratuitas a fornecer. Entende-se que nem sempre atrás de uma tela de computador está de fato o proprietário e é importante preservar algumas informações.

Há alguns anos apenas com a placa do veículo era possível saber o proprietário e até o seu endereço. Por medida de segurança, informações pessoais são fornecidas apenas com mandado de segurança em um dos postos de atendimento.

A consulta pessoalmente por terceiros também não permite informar-se sobre dados pessoais de um veículo em específico. Não adianta dirigir-se até uma unidade do Detran do AC Apenas com o número da placa e solicitar todas as informações cadastradas no sistema.

Os funcionários não vão fornecer a menos que haja um mandado de segurança ou uma procuração assinada pelo proprietário e devidamente registrado em cartório.

Mas se você for o dono do veículo pode se informar muito mais completamente em unidade de atendimento. Poderá saber todo o caminho do registro desde a primeira documentação até o seu último dono, você. Informar-se-á roubos e furtos anteriores, apreensões e seus motivos e até mesmo se adquirido através de leilão.

Os dados do Detran estão errados. O que faz?

Fez a consulta no sistema online encontrou algum erro de informação? Dirija-se a um posto de atendimento mais próximo com a documentação original do veículo e do proprietário para fazer a correção. Caso seja o endereço deve se levar também um comprovante de residência válido de ao menos dois meses.

A correção é gratuita e não gera qualquer ônus ao motorista.