Consulta Situacao Do Veiculo no Detran AL


Todos os veículos emplacados no estado de Alagoas ficam com seus dados registrados eletronicamente no sistema do Detran. Não é de praxo do brasileiro querer saber um pouco mais sobre sua propriedade com rodas, mas consultar a situação de um veículo no Detran de Alagoas pode ser de grande ajuda para diversas situações. Saiba mais!

Por que consultar situação do veículo no Detran AL?

Saber a situação de um veículo é se informar sobre todos os dados registrados no departamento de trânsito desde sua fabricação. Assim que sai da fábrica para loja o primeiro proprietário é obrigado a fazer o registro de sua compra com toda a documentação necessária. Pode ser a cargo da concessionária também, depende da loja.

O fato é que nem o veículo pode circular nas ruas sem ser legalmente registrado. E a partir de então todos os processos administrativos passa pelo sistema do Detran para registro. Ao consultar a situação do veículo Detran Alagoas o proprietário sem forma de todos os passos do seu bem até o momento.

Onde e como consultar situação do veículo no Detran AL?

Existem duas formas de consultar a situação do Veículo no Detran AL. São elas:

Pessoalmente - Uma visita a uma sede do Detran no estado de Alagoas sempre será bem vinda para fazer a consulta. Levando consigo seus documentos pessoais com foto e documentação do veículo é possível com um atende fazer a solicitação de todos os dados referentes a um Renavam em específico.

Outra pessoa pode verificar as informações junto ao Detran? Sim, mas apenas com uma procuração devidamente registrada em cartório e específica para esta finalidade. Também é preciso levar documentos originais do proprietário de fato do bem sobre rodas.

Online – o sistema do Detran de Alagoas é extremamente eficiente e permite uma consulta simples e gratuitas de dados básicos de qualquer veículo emplacado no Estado. Para isso é preciso consultar o sistema da seguinte forma.

Todos os dados fornecidos são verídicos e atualizados. Em caso de dívidas em aberto e já paga aguarde mais três dias para refazer a consulta e se informar se constam os débitos. Se persistirem visite uma sede do Detran e leve o comprovante de pagamento.

Em quais situações consultar situação do veículo no Detran AL?

Há quem chame de desconfiado quem prefere sempre consulta como anda seu veículo, seja ele carro, moto ou caminhão. Mas é um procedimento simples de fazer, gratuito e nem necessita sair de casa. A verdade é que em alguns casos ele pode ajudar de fato, como:

Manter-se na data limite de licenciamento – o documento do veículo é válido por um ano. A sua atualização acontece sempre quando são pagas todas as taxas de IPVA e pendências referentes a pagamentos. Quando não é pago o documento não é liberado e o motorista começa a circular de forma irregular. As datas de pagamento são sempre informadas no sistema de forma gratuita.

Ao planejar a compra de um usado – não é uma questão de duvidar ou não do proprietário, é ter certeza de realizar uma boa transação. O veículo com débitos não poderá ter a sua transferência de nome no documento, as dívidas necessitam ser pagas antes. Uma boa pedida é fazer a cobrança ao dono anterior descontando do pagamento.

Verificar qual a situação de compra do veículo – ele é alienado ou não? Se tiver alienado a uma financeira ou banco não poderá acontecer a transferência de posse sem haver a quitação do débito.

O processo comum praticado entre os vendedores é receber o dinheiro, quitar o débito e depois fazer a transferência do documento. Até mesmo as financeiras trabalham desta forma liberando o valor para a conta do proprietário para só depois oficializar o contrato.

Examinar de fato quais caraterísticas originais de fabricação do veículo – nada contra um carro ou moto com pintura nova, mas pode ser uma fraude. Pode esconder sinistros severos e danos ao motor, afetando carroceira e desenvolvimento do carro na pista.

Uma pintura total do veículo é encomendada na maior parte das vezes para aumentar o valor de venda, mas pode ser para esconder defeitos gigantescos ou sinais de fumaça.

Débitos em imposto anual – dever o IPVA pode ser uma prática comum, mas com diversas penalidades. E em muitos casos não é maldade do proprietário, pode ser esquecimento também. Se ele está na lista dos Estados que não recebem boleto na residência pode esquecer por completo o pagamento.

Fazendo a consulta regularmente da situação do veículo é possível saber se há débitos a serem quitados referentes ao IPVA e DPVAT e qual o valor. Mesmo estando vencidos a negociação pode ser realizada na sede do Detran ou Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas levando os documentos pessoais.

Mas fica a dica: uma ver negociado o valor e quantidade de parcelas (ou pagamento único), se não for pago na data limite a dívida volta a correr e será atualizada. Boleto vencido é necessário voltar a um dos pontos informados acima e refazer o acordo com um atendente. Não há multa por não pagar o acordo ou juros extras, apenas os previstos por lei.

Quais são as vantagens de consultar situação do veículo no Detran AL?

Ninguém quer ser surpreendido com novidades em relação ao veículo conduzido nas ruas, não é mesmo? Com direção sempre é bacana manter o saldo positivo de bons acontecimentos na estrada. E muitas das surpresas desagradáveis com relação à parte administrativa de ter um carro na garagem podem ser evitadas apenas consultando a situação do veículo no Detran Alagoas.

Uma das principais medidas a serem evitadas é ser surpreendido por um agente de trânsito com documentos irregulares em uma blitz. Você podia ter consultado antes pagamento do IPVA e demais taxas, pontuação na carteira e até vistoria vencida, por que não fez? Pode ter o veículo apreendido pelo agente de trânsito e pagar taxas extremamente caras.

E depois de danificar o documento do carro e necessitar de uma segunda via não vale reclamar ao descobrir um saldo enorme em dívidas a ser quitado antes de ter um novo papel oficial. Só é possível retirar uma nova via se não há pendências do ano anterior ou vencidas do mesmo ano. Esta é a forma encontrada pelo departamento de trânsito para garantir os pagamentos e funciona.

Mudança de proprietário do veículo mesmo com a venda acertada também não será feita com pendências financeiras com o Detran de Alagoas ou qualquer outro Estado. E não adianta negociar com o atendente. Se não pagou não é possível receber o documento. A dica é consultar a situação do veículo no Detran AL antes de iniciar o anúncio ou usar o valor como abatimento na soma total da venda.

Você sabia que ter um carro rebocado pelo Detran tem taxas e você paga?

Ser parado em uma blitz é o menor dos problemas quando se trata de um condutor irregular. Você sabia que ao ser rebocado o serviço é pago pelo motorista? Na verdade pelo proprietário do veículo, pois a multa é atribuída ao emplacamento e CNH diretamente ligada ao emplacamento.

Além de não ser nada prático ter o veículo apreendido não é dos processos mais agradáveis para o bolso. Todas as taxas envolvendo este pequeno incômodo ao proprietário são pagas por ele também. O reboque, os dias de uso do pátio do Detran onde o carro ficará guardado e multa pela apreensão devem ser quitadas para ter o veículo de volta. E neste tipo de dívida não há parcelamento, apenas à vista mesmo.

Mas se o veículo não tiver irregular, apenas o motorista, uma boa notícia: há como evitar a apreensão. Um condutor apto ou um terceiro sendo chamado ao local pode tomar a direção para si e evitar o reboque. Mas se demorar muito os agentes de trânsito não são obrigados a esperar, podem rebocar. Fica de acordo entre as partes.

Consultar situação do veículo pode evitar injustiças com multas

Algumas infrações são realmente merecidas, mas nem sempre os agentes de trânsito agem de acordo com a legalidade e simplesmente multam veículos sem os avisar. A consulta online de multas atreladas a um determinado emplacamento ajudam a evitar injustiças e valores cobrados por prática errônea.

Uma multa não informada ao condutor pode ser derrubada alegando provas para tal infração. É a palavra do agente de trânsito e a do motorista e em muitos casos a notificação com penalidade é anulada.

Casos emergenciais relacionados à saúde também podem remover a penalidade. São bons exemplos o processo de socorro a um parente ou amigo ou mesmo esposa em trabalho de parto. Podem exigir uma maior velocidade no radar. Com as provas médicas de uma internação ou consulta em horário próximo a multa pode ser removida do sistema por ser considerada uma situação emergencial.