Consulta Situacao Do Veiculo no Detran DF


O Detran do Distrito Federal permite uma melhor avaliação de todos os veículos emplacados em seu estado. A proposta é ajudar ao motorista ou possível comprador a ter o máximo de informações possíveis. Consultar situação do veículo no Detran DF permite obter uma enorme gama de informações e ajudar o condutor a se manter regularizado.

Onde e como consultar situação do veículo no Detran DF?

Se o proprietário está próximo de um dos pontos de atendimento do departamento de trânsito poderá fazer a consulta pessoalmente. Munido do documento do veículo e sua habilitação pode consultar situação do veículo no Detran DF com um dos atendentes sem pagar qualquer taxa. É só pegar uma ficha de atendimento e solicitar a um funcionário.

Virtualmente a informação também é fornecida. O site do Detran do Distrito Federal é de ampla consulta para diversos serviços. Para isso é preciso:

Todos os dados referentes ao veículo vão surgir na tela. As principais são sobre o nome do proprietário e emplacamento. Também ficarão disponíveis após solicitar a consulta se está devidamente regular com o órgão de trânsito, o Renavam e semelhantes.

Infelizmente ainda não é possível ter dados cadastrais de veículos emplacados no Distrito Federal por telefone.

Por que consultar situação do veículo no Detran DF?

Não é um costume dos brasileiros em geral proprietários de automotor consultar situação do veículo no Detran DF rotineiramente. Mas deveria. Através do passo a passo informado acima é possível ter um diagnostico rápido e simples das principais informações referentes ao veículo, seja ele seu ou de outra pessoa.

Quem compra um carro 0 KM pode não ter problemas com chassi e emplacamento por ter sido feito pela primeira vez, correto? Mas podem surgir outros percalços como fraudes e furtos de números. É um costume muito comum entre ladrões de carros usar dados de veículos regulares por meio de clonagem. Assim haverá dois carros ou motos iguais e ambos podem passar na blitz tranquilamente.

Informar-se sobre débitos também é uma forma de manter o veículo permissível para circulação. Poucas pessoas sabem mas o não pagamento do IPVA, por exemplo, pode gerar multa e apreensão do veículo não apenas na sua cidade, mas em todo o território nacional. Mesmo em viagem por outro estado a consulta é válida e o não pagamento pode gerar o problema.

Em quais situações consultar situação do veículo no Detran DF?

Durante todo o ano o proprietário ou interessado na compra de um veículo automotor pode consultar situação do veículo no Detran DF. Se estiver devidamente registrados os dados serão informados na tela e podem ajudar em alguns pontos, como:

Saber sobre as características carro – existem bons e maus vendedores. Alguns informam possuir um automotor totalmente original e não é. Podia ser azul e foi pintado de preto, o que não seria um problema se não pudesse assim esconder defeitos importantes.

A pintura recente de um veículo pode significar sinistros graves e danos à lataria. Também pode esconder um antigo dono não muito zeloso com o ato de estacionar e até danos sérios causados por ferrugem. É comum ainda encobrir com tinta de má qualidade, necessitando de um alto investimento em um período curto de tempo. O ideal sempre é questionar o porquê da mudança na tinta.

Multas já processadas – acompanhar as multas de trânsito é de extrema importância. Ao somar 21 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o documento é cassado e é necessário aguardar um ano para o novo uso. Ainda há um curso de reciclagem obrigatório para quem não andou muito na linha.

Multas são causadas por diversos motivos e sem sempre acompanhamos todos. Em muitos casos é um estacionamento em local e só recebemos a notificação mais tarde ou um pardal não muito visível sobre limite de velocidades em uma vida. Ainda há o horário de funcionamento de sinais limitadores de velocidade que as vezes não se consegue acompanhar.

E para quem pensa que sempre será possível receber em casa a notificação da multa, um enorme engano: é preciso assinar o documento, enviado via Correios. Caso em três tentativas não haja alguém disponível para atender ele volta para remetente e você não saberá, mas a multa estará valendo.

Débitos de taxas de licenciamento – O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) necessita de renovação anual. A taxa é paga anualmente com envio do documento para a casa do proprietário referente à Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV). Se não for paga o automotor está irregular e não pode ficar em circulação, podendo ser apreendido.

Quem estiver com a taxa do TRLAV em atraso pode procurar uma unidade do Detran DF para solicitar o documento para pagamento. Para este tipo de serviço não é necessário ser o proprietário. Mas é preciso ter em mãos o número do RENAVAM no documento do veículo.

Consultar o pagamento sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) – a taxa é anual e documento de pagamento enviado no primeiro trimestre do ano para a casa do proprietário.

Mesmo já tendo sido feita a quitação é necessário analisar se foi realmente compensada no sistema para evitar problemas. Para isso basta consultar situação do veículo no Detran DF e se informar no sistema se consta o pagamento. Tendo pago e não há a baixa no Detran, é só levar o comprovante de pagamento em uma unidade para solucionar o problema. Infelizmente este tipo de questão só pode ser resolvida pessoalmente.

Seguro obrigatório (DPVAT) – também de pagamento anual, o boleto para quitação da taxa é enviado conjuntamente com o do IPVA no primeiro trimestre do ano. Estar em débito com este valor significa estar com veículo irregular e correr o risco de apreensão. Também podem surgir outros percalços como não conseguir renovar o documento do veículo e nem tirar segunda via.

Na compra de um veículo usado – não é preciso chamar o vendedor de mentiroso, mas uma consulta mais criteriosa sobre as informações do bem a ser adquirido pode ajudar a evitar problemas. Ao consultar situação do veículo no Detran DF fica claro a real situação do veículo no órgão de trânsito e algumas situações podem ser resolvidas mais rapidamente.

Imagine-se comprando um carro ou moto, fazendo o pagamento de pronto. Mas na mudança de titularidade da posse do bem não possível porque há débitos anteriores. Problemas como este são evitados consultando antes todos os dados e podem até mesmo entrar na negociação. Um dos costumes é o comprador se responsabilizar pelos débitos mas pagar a menos.

Quais são as vantagens de consultar situação do veículo no Detran DF

Uma das principais vantagens é saber se o veículo está alienado ou não. A alienação acontece quando há um financiamento envolvido no processo de compra anterior. Neste caso o proprietário é o banco ou financeira e não o dono do veículo e isso muda tudo no momento de repasse na compra.

No momento de transferência do proprietário é necessário quitar a dívida do financiamento primeiro. Caso a última parcela vença a mudança é automática, mas caso ainda estejam sendo pagas é preciso fazer a quitação. Enquanto isso o veículo não pode ser vendido ou repassado e seu documento não pode ser transferido de dono. Ao consultar situação do veículo no Detran DF o proprietário se informa quem é o verdadeiro dono: se o ofertador ou a financeira/banco.

Outra situação diferenciada que se torna uma vantagem consultar situação do veículo no Detran DF é quanto alterações no veículo. Algumas mudanças comprometem a segurança do automóvel, por exemplo, tornando-o instável ou em alguns casos impossibilitando de chegar a sua potência máxima determinada pelo fabricante.

Consultar situação do veículo no Detran DF pode evitar juros

Esquecer alguns pagamentos ou não conseguir pagar na data correta é um problema comum e todo brasileiro pode passar por isso. Mas a divida acumulada de alguns impostos obrigatórios com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal podem causar juros e multas extremamente altos.

Não recordar se pagou ou não o IPVA por exemplo é uma situação mais corriqueira do que o esperado. Mas consultar situação do veículo no Detran DF pode evitar a surpresa de descobrir uma multa pelo atraso, juros diários e uma negociação altíssima. Usando o sistema online ou indo até uma agência do Detran o problema pode ser evitado.

Outra situação comum é não conseguir pagar uma multa na data correta. Não há problema o pagamento em atraso, mas há juros sobre o valor. Acompanhar as datas devidas e os prazos na consulta da situação do veículo no Detran ajuda a evitar gastos a mais além da punição pela infração cometida.