Você sabia que em média são roubados 23 carros por dia no Rio Grande do Sul? Quase um carro roubado por hora. Estes dados foram divulgados em uma reportagem do Globo. Segundo a reportagem, o destino destes veículos roubados é o comércio de peças, mas com grande possibilidade de voltar ao sistema. Uma das formas de evitar possíveis transtornos, é Consultar Situação do Veículo no Detran RS.
Por motivo de segurança as informações sobre um automóvel não são públicas, mas para Consultar a Situação do Veículo no Detran RS você pode:
Caso o veículo for do estado do Rio Grande do Sul, pode-se dirigir a qualquer posto de atendimento do Detran RS com os documentos originais do veículo e carteira nacional de habilitação (CNH).
Quando for atendido, solicite ao funcionário todas as informações referentes ao veículo. O atendente irá realizar a pesquisa com o número do Renavam ou da placa do veículo que deseja consultar.
O benefício de utilizar este tipo de serviço é que se houver algum problema ou irregularidade no veículo, você poderá solucioná-lo com a abertura de um chamado no mesmo local, diferente da consulta realizada online, onde caso haja algum tipo de problema, será preciso dirigir-se a um posto de atendimento para solucionar o problema.
Todos os estados possuem páginas na internet com atendimento específico para os veículos emplacados em sua localização. Para acessar o website e Consultar Situação do Veículo no Detran RS, basta seguir os passos abaixo:
Após efetuar a pesquisa, a tela do seu navegador será direcionada para uma outra página que mostrará se o veículo possui algum débito ou pendência. Também informará sobre o IPVA, DPVAT, multas, qual é o proprietário atua, placa, RENAVAM e o número do chassi do veículo.
Utilizando os serviços de Consulta pela Placa você terá diversas vantagens tais como:
A consulta do veículo é muito importante pois pode evitar diversos problemas posteriores. Listamos abaixo alguns deles.
A importância de se Consultar a Situação do Veículo no Detran RS antes da mudança de Estado é muito importante. Fazendo-a poderá antecipar futuros problemas na transferência do veículo caso haja alguma pendência.
Vale lembrar que caso o veículo esteja irregular, pode causar a sua apreensão e a emissão multas pelas autoridades legais.
Consultar Situação do Veículo no Detran RS antes de realizar sua viagem é muito importante.
Vamos imaginar uma viagem do Rio Grande do Sul para o Rio de Janeiro de carro, chegando ao RJ você depara com uma fiscalização e tem seu veículo apreendido. Por estar em um local desconhecido e longe de sua origem fica muito mais difícil resolvê-lo, além do transtorno causado podendo prejudicar sua viagem.
A vistoria veicular verifica as condições de conservação, manutenção e a documentação dos veículo. Ela existe para garantir que os veículos estejam em conformidades com as especificações dos fabricantes e em dia com as obrigações legais.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, ela é de responsabilidade dos Estados que seguem critérios uniformes para todo o Brasil.
São realizadas por técnicos especializados com o intuito de encontrar processos fraudulentos, bem como verificar as condições do veículo (motor, lataria, pneus, lâmpadas, etc.), garantindo assim a segurança para transitar nas vias públicas. Caso haja alguma pendência o proprietário é notificado para adequar o veículo nas conformidades de segurança estabelecidas.
Vale lembrar que a vistoria veícular têm outras utilidades, tais como:
Caso tenha verificado alguma informação errada no documento recebido (CRV) ou em uma pesquisa online, é necessário que vá a um posto de atendimento do Detran. Será necessário também apresentar toda a documentação original que comprove o erro para que seja realizada a correção. Caso o endereço de correspondência esteja errado, sua alteração pode ser feita no website do Detran do estado ou ir até um posto de atendimento com um comprovante válido. Este serviço não é cobrado.
Existem diversos benefícios ao Consultar Situação do Veículo no Detran RS, são eles:
Com o objetivo de diminuir as fraudes de veículos, os departamentos de trânsito limitaram as informações gratuitas a quem as solicita via internet ou em um posto de atendimento.
No início era possível Consultar a Situação do Veículo no Detran RS, onde eram disponibilizados todos os dados do veículo com apenas a numeração da placa, inclusive de seu proprietário.
Chegou então a um entendimento que nem sempre quem consulta é de fato o proprietário do veículo, e por medida de segurança foram restringidas algumas informações.
Para ter acesso a todo relatório é necessário ir pessoalmente até um posto de atendimento. Estas informações só serão divulgadas para o proprietário, caso seja um terceiro será preciso um mandado de segurança ou procuração assinada e registrada.
Sendo o dono do veículo ou tendo um mandado de segurança ou procuração, é possível verificar o caminho do registro desde a primeira documentação até o seu último dono, saber se houve roubos e furtos anteriores, apreensões e seus motivos e até mesmo se adquirido através de leilão.