Consulta Situacao Do Veiculo no Detran SC


Comprar um carro, seja ele usado ou 0 km, é de fato uma grande aquisição e o sonho de muitas pessoas. E esta não é uma tarefa fácil: envolve o processo de sonhar, desejar, estabelecer meta e depois fazer uma extensa pesquisa em várias lojas e concessionárias para, finalmente, conseguir o veículo que tanto queria.

O modelo a ser comprado varia muito de acordo com as condições e o estilo de vida de cada pessoa. Fatores como disponibilidade financeira, estado civil, se tem filhos ou não ou se o veículo vai ser utilizado para trabalho ou passeio são determinantes na hora de escolher aquele com o melhor custo-benefício e que vai atender a todas as necessidades do comprador.

O que é comum a todos, independente da marca, do modelo ou o valor, é o momento de regularizar a situação do veículo através da transferência, caso seja ele usado, ou da abertura da documentação pertinente, se for 0 km, que pode ser resolvida na própria concessionária onde foi feita a compra do carro, por um despachante ou diretamente no Detran.

Depois de regularizado, o carro poderá rodar livremente, sem risco de ser parado em uma blitz, e o dono poderá a qualquer momento consultar situação do veículo no Detran SC e ficar sempre informado sobre a situação cadastral do mesmo.

Diferença na documentação

Existe diferença entre a regularização de um carro 0 km e de um veículo seminovo. O primeiro é um pouco mais burocrático, até porque ainda não existe nenhum tipo de documento que identifique o mesmo. Neste caso, a própria concessionário fornece o kit despachante, que você deve juntar com seus documentos pessoais (CPF e RG) e levar até o Detran para fazer o pedido do emplacamento, para posteriormente realizar o cadastro com o preenchimento do formulário para obtenção do código Renavam.

E não para por aí: depois desses primeiros passos, será preciso gerar o boleto de IPVA e DPVAT, que são duas taxas obrigatórias cobradas pelo governo a todos aqueles que possuem veículo automotor. Após pagos em qualquer banco, os comprovantes deverão ser entregues no Detran para que seja finalizado o processo de documentação, que leva em média 3 dias.

O veículo seminovo já passou por todos esses procedimentos, por isso o caminho é um pouco mais curto. Desta vez, deverá ter alterada sua titularidade, já que o dono agora é outro. Para isso, é preciso ir até o cartório, na presença do vendedor do veículo, e fazer a transferência mediante assinatura dele com o devido reconhecimento de firma e autenticidade, feita perante o tabelião.

A transferência, portanto, deve ser feita no prazo máximo de 30 dias, momento em que o novo proprietário acessará o site do Detran para preencher o formulário e gerar o código Renavam. Após isso, deverá ser paga uma taxa de transferência e para que sejam quitadas todas as pendências que o veículo eventualmente tiver.

Se o novo dono reside em outro município e precisa fazer a alteração do local da placa, é preciso visitar o posto de lacração, pagar a taxa pertinente a este tipo de procedimento e submeter o carro a uma vistoria.

Por fim, após feita a transferência e quitados todos os valores de manutenção, bem como o IPVA, será preciso apresentar os comprovantes e aguardar a chegada do documento para poder transitar livremente com seu carro.

Em razão da burocracia desse processo, muito provavelmente você não vai ter tempo disponível para tantas idas e vindas ou mesmo paciência para lidar com todo o procedimento, por isso o ideal é procurar a ajuda de um despachante, que te cobrará um valor pela prestação do serviço para te entregar tudo devidamente regularizado.

Consultar um veículo antes de fechar negócio

Comprar um carro usado pode ser um pouco arriscado se o comprador for inexperiente e não souber tomar os cuidados necessários, mas no geral é, na maioria das vezes, uma aquisição vantajosa. Principalmente em se tratando de preço, pois o carro com apenas um ano de uso e poucos quilômetros rodados já sofre bastante com a desvalorização, podendo ser repassado para outro dono por um valor bem menor e ainda em ótimas condições.

Além dos pormenores mecânicos, elétricos e da aparência do carro, antes de fechar negócio é preciso verificar a documentação e averiguar se o carro possui alguma restrição ou qualquer tipo de pendência, de modo a evitar problemas e dores de cabeça no futuro bem como a perda de dinheiro por ter fechado um negócio duvidoso.

Para isso, basta consultar situação do veículo no Detran SC (Departamento Nacional de Trânsito). Lá são fornecidas informações como restrições, pendências com multas, histórico de roubo e furto, comunicação de venda e, ainda, o histórico judicial do veículo.

Para consultar situação do veículo no Detran SC, é preciso estar munido do código do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e da placa do veículos, e, então, acesse o menu de informações “certificado veículo” e clique em “consulta veículo” e obtenha as informações.

Alguns cuidados em relação a compra de carros seminovos

Como o investimento em um carro é algo relativamente grande, é interessante que a compra seja supervisionada, caso você não entenda muito de carro ou seja inexperiente nesta área, para que tudo seja devidamente verificado antes de fechar negócio e evite problemas futuros.

Além de consultar situação do veículo no Detran SC, como já foi dito, é importante que o possível comprador verifique todas as condições físicas do veículo entrando no carro e se possível dando uma volta com ele.

Como e onde consultar situação do veículo no Detran SC?

Depois de todas essas dicas de segurança para comprar de veículos usados e evitar que o barato não saia caro, é importante estar atento aos mínimos detalhes do veículo e analisa-lo em todos os sentidos, de modo a garantir maiores chances de fechar um bom negócio.

E para consultar situação do veículo no Detran SC, basta acessar o site do Detran SC e na própria página inicial preencher os campos pertinentes à consulta veicular, através da placa do carro e do número do Renavam.

Lembrando que o número do Renavam é encontrado na documentação do carro e que você tem direito de pedi-lo ao proprietário, para sua segurança e para o sucesso na negociação para todos.

Conclusão

Comprar um carro é um investimento importante e, por isso, o comprador deve estar atento a todos os detalhes, principalmente se o veículo for de segunda mão.

Não somente as condições mecânicas devem ser levadas em conta, apesar de serem muito importantes, mas a documentação incompleta ou com alguma restrição também pode levar o novo dono a ter que arcar com uma série de problemas, caso seja parado em alguma fiscalização.

Portanto, aprenda a consultar situação do veículo no Detran SCe obter todas as informações necessárias, como restrições e demais pendências financeiras e judiciais, antes de adquirir um veículo, de forma a garantir um bom negócio e evitar dores de cabeça no futuro.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba mais sobre como consultar situação do veículo no Detran SC. Assine, também, nossa newsletter e receba a atualização de conteúdos.