Neste artigo você aprenderá “onde, como, por que, em quais situações e quais as vantagens de consultar situação do veículo no DETRAN-TO”.
Detran significa Departamento Estadual de Trânsito e é o órgão oficial para se tirar dúvidas a respeito da situação de um veículo.
Em poucos minutos e gratuitamente qualquer pessoa pode fazer uso da consulta veicular online acessando o site do Detran-TO - http://www.detran.to.gov.br/site/ - onde se terá acesso ao histórico e as possíveis pendências do veículo. Muitas são as razões e situações para se fazer esta consulta, sendo elas:
Acessando o site do Detran TO , você tem no conforto de sua casa a possibilidade de consultar toda e qualquer informação de seu veículo ou do veículo seminovo ou usado que deseja comprar. Para tanto basta ir até o lado direito de sua tela em Veículos/ e efetuar a consulta preenchendo os campos de Número de Placa e Renavam, que está localizado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
A Consulta da situação de um veículo é imprescindível e a a correta consulta em órgão oficial e competente pode evitar riscos, como por exemplo, documentação falsa, informações adulteradas ou alertas de veículo procedente de furto.
Já imaginou a dor de cabeça que você pode evitar se descobrir antes de fechar o negócio que o carro de seu interesse já teve perda total em uma batida, ou é um carro adulterado ou mesmo fruto de um roubo?
Conforme resolução CONTRAN-561/2015 – manual de fiscalização de trânsito – MBFT vol.2, conduzir um veículo registrado que não esteja devidamente licenciado (Artigo 230, V) é infração gravíssima, com penalidade de multa e apreensão do veículo. Não espere que algo do tipo lhe aconteça, verifique, pesquise, acesse o site de consulta veicular do órgão competente ou simplesmente vá até o Detran-TO e solicite uma Certidão de “nada consta” de Veículos, a mesma gratuita e pode ser retirada no balcão de atendimento de Veículos, no bloco 5. O DETRAN emitirá o “extrato do veículo” no qual contém todas as informações sobre o veículo.
Talvez você esteja se perguntando, “por que eu quero consultar a situação de meu veículo, se ele é meu, comprei em concessionária, 0km, está tudo em dia, certinho?” É simples, sabe aquele sinal que você passou e não sabe se foi multado? Pois é, você não precisa esperar trinta dias para ver se foi autuado, simplesmente pode verificar online e se preparar para pagar a multa, recorrer ou simplesmente ficar aliviado com a notícia de que nada consta.
Ou então, depois de realizar o pagamento do IPVA, seja em parcela única ou no parcelamento, você sabe que precisa verificar a situação do veículo para ter certeza que o órgão – Detran-TO confirmou o recebimento, online é mais fácil.
As vantagens são diversas, sendo:
É comum nos perguntarmos em quais situações pesquisar, as vantagens dessa pesquisa e o motivo para realizar a consulta do veículo. A verdade é que ao comprar um veículo de um terceiro ou até mesmo em uma concessionária de carros usados, você saberá exatamente tudo o que já aconteceu aquele veículo e não terá surpresas desagradáveis mais pra frente.
Outra oportunidade importante para fazer a consulta é quando você se envolve em um acidente. Peça não apenas a placa do veículo, mas também o RENAVAM, assim você saberá se o condutor tem alguma pendência com aquele carro e saberá se poderá ou não contar com a palavra de quem causou o acidente.
A pesquisa resultará em informações detalhadas sobre o veículo e seu condutor. É possível verificar a placa, a situação do veículo junto ao DETRAN e a Justiça, os pontos acumulados na CNH do motorista, se ele é o primeiro dono e caso contrário, quem já teve o veículo e quanto tempo esteve com ele, à situação dos impostos (pagos ou em aberto), além dos já citados anteriormente.
Consultar é de suma importância, pois é mais comum do que se imagina comprar um carro com problemas na documentação, sempre desconfie de preços muito em conta e condições de pagamento estranhas – como entrega do carro à noite ou em finais de semana e solicitações de quantias altas como calção – é muito comum o vendedor alegar doença em família. Essa situação pode ser um alerta que o veiculo possui problemas, ou pode mesmo até ser veículo oriundo de roubo, e o comprador pode ser enquadrado no crime de Receptação, em função de ter concorrido para o recebimento de uma vantagem econômica.
Sendo assim, procure comprar veículos de pessoas conhecidas ou de comerciantes estabelecidos. Isso facilitará a solução de eventuais problemas que surgirem com o automóvel. Desconfie de veículos em nome de terceiros, seja prudente peça os documentos para uma análise, verifique se a placa e chassi no documento são os mesmos que constam no veiculo. Normalmente nos dublês, apenas a placa confere com o documento, sendo que o chassi pertence a um veiculo furtado/roubado. Pesquise o histórico do veiculo no Detran TO . É simples, rápido e fácil.
Não dê o “jeitinho”, afinal a informação está próxima, você pode consultar sem sair de casa, nesta era da tecnologia ao alcance de todos, qualquer pessoa pode fazer uso da consulta do veículo online e como podemos verificamos ao longo deste artigo muitas são as razões para se fazer a mesma, onde uma simples consulta até mesmo pelo celular pode mudar a trajetória de toda uma negociação.
O famoso “jeitinho brasileiro” faz com que muitas vezes deixemos para depois a análise de toda e qualquer informação, não percebemos que estamos sendo corruptos conosco mesmo, justificamos tudo com um simples depois ajeito, depois vejo, depois corro atrás do prejuízo, e por aí vai. Tudo se torna justificável, falta de tempo, confiança e o receptor/comprador com sua mania de dar um “jeitinho” para tudo e sua malandragem pode fazer do sonho um pesadelo.
Tem certas coisas e situações que é melhor evitar, você não acha? Uma visitinha à Delegacia, por exemplo. Não deixe para depois, faça a sua pesquisa agora mesmo.